domingo, 29 de agosto de 2010

Confira os melhores momentos do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1327230-7824-CONFIRA+OS+MELHORES+MOMENTOS+DO+GRANDE+PREMIO+DA+BELGICA+DE+FORMULA,00.html

Inglês assume liderança do campeonato após Webber ter problema e chegar em segundo.

Lewis Hamilton comemora sua vitória no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps (Foto: AFP)

Hamilton vai bem na largada, supera a chuva em Spa e vence na Bélgica
Inglês assume liderança do campeonato após Webber ter problema e chegar em segundo.


Massa é quarto, e Rubinho abandona 300º GP na primeira volta
Por GLOBOESPORTE.COM
Spa-Francorchamps, Bélgica

As corridas em Spa-Francorchamps têm como marca registrada a imprevisibilidade, exatamente por causa da instabilidade do tempo na região da floresta das Ardenas. E o GP da Bélgica deste ano não foi diferente. A chuva caiu no início e nas últimas voltas da corrida, provocando uma enorme confusão nos dois momentos. Apenas um piloto escapou dos problemas: Lewis Hamilton. O inglês da McLaren venceu a corrida, sua terceira na temporada e assumiu a liderança do campeonato.

Hamilton está agora três pontos (182 a 179) à frente de Mark Webber, antigo líder do Mundial de Pilotos, que teve problemas com o câmbio na largada. Após cair para sétimo, o australiano teve paciência para se recuperar e conseguiu a segunda posição na corrida em Spa-Francorchamps. O polonês Robert Kubica, da Renault, fez uma corrida discreta, sem cometer erros e completou o pódio na terceira posição.


Lewis Hamilton comemora sua vitória no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps (Foto: AFP)Felipe Massa, da Ferrari, foi o melhor brasileiro na corrida, com a quarta posição. O piloto da equipe italiana teve calma nas condições difíceis da pista em Spa-Francorchamps e segurou a pressão de Adrian Sutil nas últimas voltas. O alemão da Force India chegou em quinto, pouco à frente do compatriota Nico Rosberg. Ele roubou a sexta posição do heptacampeão Michael Schumacher na última relargada, ao ultrapassá-lo por fora na Les Combes.

Um dos melhores pilotos na chuva na Fórmula 1, Rubens Barrichello foi traído justamente por sua aliada. O brasileiro da Williams perdeu o carro na freada da Bus Stop, ainda na primeira volta, acertou a Ferrari de Fernando Alonso e viu seu 300º GP na Fórmula 1 ser encerrado de forma precoce em Spa-Francorchamps. Ele teve de abandonar a corrida com a suspensão quebrada. O espanhol voltou à pista, mas errou nas trocas de pneus e ainda bateu a sete voltas do fim.

Sebastian Vettel, também candidato ao título, vinha em terceiro, quando errou uma freada e acertou a lateral do carro de Jenson Button, que abandonou. O alemão da RBR foi punido e teve de fazer um drive through. Depois, ainda errou no cálculo ao ultrapassar Vitantonio Liuzzi e um de seus pneus furou. No fim, ainda dividiu a saída dos boxes com Alonso e completou a corrida apenas na 15ª posição, sem pontos, uma volta atrás de Hamilton.

Lucas di Grassi, da VRT, chegou em 17º, uma volta atrás do vencedor Hamilton. Ele foi o segundo melhor piloto da "Série B" da Fórmula 1, a disputa entre as equipes estreantes nesta temporada, superado apenas pelo finlandês Heikki Kovalainen, da Lotus, o 16º. Bruno Senna, da Hispania, teve problemas no início, rodou e abandonou a corrida ainda na quinta volta.

Após completar a corrida em décimo, Jaime Alguersuari foi punido pelos comissários de prova do GP da Bélgica (assista aos melhores momentos da corrida no vídeo ao lado). O espanhol da STR cortou a chicane Bus Stop e ultrapassou Liuzzi. Ele recebeu um acréscimo de 20 segundos a seu tempo final da corrida e caiu para a 13ª posição em Spa. O italiano subiu para décimo.

A corrida


Com previsão de chuva, a corrida em Spa-Francorchamps começaria com uma interrogação na cabeça das equipes. Na largada, o pole Webber teve problemas para engatar a primeira marcha e ficou para trás, caindo para a sétima posição. De quebra, ainda atrapalhou todos os pilotos que saíam atrás dele, do lado limpo. O maior ganhador foi Hamilton, que pulou para a ponta, seguido por Kubica e Button, que ultrapassaria o polonês ainda na primeira volta.

E a chuva veio logo no fim da primeira volta, fraca, na região da reta dos boxes, mas suficiente para causar uma confusão. Quase todos os pilotos escaparam na freada para a Bus Stop, última curva do circuito. Barrichello, que vinha em nono, acabou sendo o maior prejudicado. Seu carro patinou e acertou a traseira do carro de Alonso. O espanhol conseguiu ir para os boxes, mas o brasileiro teve de abandonar após a quebra da suspensão.


Hamilton assume a ponta na largada do GP da Bélgica, e Webber cai para a sétima posição (Foto: AFP)A confusão provocou a entrada do safety car, que ficou apenas duas voltas na pista, tempo suficiente para o carro de Barrichello ser recolhido e a pista ser limpa. Na relargada, Hamilton manteve a ponta, seguido de perto por Button. O atual campeão da F-1, no entanto, tinha um problema na asa dianteira e perdia rendimento. Alonso, que ficou para trás, entrou novamente nos boxes para tirar os pneus intermediários e colocar os slicks duros.

Com o problema na asa, Button começou a segurar uma fila de vários rivais. O mais próximo dele era Vettel, que estava em terceiro. O alemão começou a pressionar o inglês, que defendia a posição com precisão. Até que, na 17ª volta, o piloto da RBR perdeu a paciência e o carro na freada da Bus Stop. Ele acertou a lateral do carro de Button, que teve de abandonar. Vettel entrou nos boxes para trocar o bico danificado.

Na frente, Hamilton faria seu pit stop na 25ª e voltaria com folga na frente. Webber, Kubica e Massa parariam em seguida e o polonês manteve sua segunda posição. O australiano se manteve próximo do piloto da Renault. Mais atrás, Vettel voltava a aprontar. O alemão ultrapassou Liuzzi na Bus Stop, mas acertou a asa dianteira do italiano e teve o pneu furado. O piloto precisou se arrastar por toda a pista até conseguir chegar nos boxes.


Sebastian Vettel persegue Jenson Button pouco antes do acidente em Spa-Francorchamps (Foto: EFE)A situação permaneceria inalterada até a 34ª volta, quando a chuva recomeçou em Spa. Os pilotos provocaram um engarrafamento nos boxes, mas Hamilton, Kubica, Webber e Massa se mantiveram na pista. O inglês foi na caixa de brita na 35ª, mas conseguiu retornar à pista. Os quatro fariam a parada na passagem seguinte e o australiano roubaria a segunda posição.

A chuva não parou em Spa e os pilotos continuavam a ter dificuldades mesmo após os pit stops. Na 38ª volta, Alonso bateu na saída da Les Combes e seu carro ficou atravessado na pista, provocando a segunda entrada do safety car. O espanhol teve de abandonar a corrida e os pilotos ficariam todos juntos para a última relargada da corrida na Bélgica.

O safety car saiu na 41ª volta e a ordem dos quatro primeiros permaneceu inalterada: Hamilton, Webber, Kubica e Massa. Rosberg ultrapassou Schumacher por fora no duelo interno da Mercedes e garantiu a sexta posição. Apesar da chuva, o inglês da McLaren continuou na liderança e recebeu a bandeirada em primeiro pela terceira vez em 2010.

Confira o resultado final do GP da Bélgica (308,052 quilômetros):

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 44 voltas em 1h29m04s268
2 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 1s571
3 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 3s493
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 8s264
5 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 9s094
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 12s359
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 15s548
8 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 16s678
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 23s851
10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 34s831
11 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 36s019
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 39s895
13 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 49s457
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 1 volta
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
17 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 1 volta
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 1 volta
20 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 2 voltas

Não completaram:
Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 7 voltas/acidente
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 29 voltas/acidente
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 39 voltas/acidente
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 44 voltas/acidente

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m49s069, na 32ª

Lewis Hamilton sobe no ponto mais alto do pódio do GP da Bélgica

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1327229-7824-LEWIS+HAMILTON+SOBE+NO+PONTO+MAIS+ALTO+DO+PODIO+DO+GP+DA+BELGICA,00.html

F-1 , Certezas e incertezas


Certezas e incertezas

O treino classificatório para o GP da Bélgica foi uma boa amostra do que são as corridas no circuito de Spa-Francorchamps: recheado de incertezas no tempo da região. A pista foi montada em estradas entre algumas cidades localizadas no meio da floresta das Ardenas, área também com muitas montanhas. Mesmo no verão, o clima no local raramente esquenta e é muito úmido. Com isso, a chuva sempre aparece. E não foi diferente nesta sessão. A única certeza era a força da RBR, confirmada pela bela pole position de Mark Webber, líder do campeonato, que contou com boa dose de competência e um pouco de sorte do australiano.

A chuva que caiu 40 minutos antes do treino não chegou a deixar a pista molhada, mas as zebras ficaram úmidas e pegaram Vitaly Petrov, que rodou e provocou a bandeira vermelha. Isto acabou com o planejamento das equipes, que viram a água voltar mais cedo e tumultuar a primeira parte da sessão. Ainda assim, os principais pilotos conseguiram avançar. O Q2 transcorreu sem problemas – apenas com a eliminação dos carros da Mercedes. Na superpole, no entanto, as condições do tempo voltariam a ser protagonistas. Com nuvens negras em cima do circuito, Mark Webber fez uma excelente volta rapidamente, e Lewis Hamilton errou. A garoa voltou, o inglês insistiu, arriscou uma volta no fim e só ficou 85 milésimos atrás de Webber.

Os treinos de sexta-feira passaram a impressão errada. A Ferrari está realmente atrás da RBR e da McLaren, que deverão, em condições normais, lutar pela vitória. O duto aerodinâmico terá participação primordial na corrida, principalmente na largada. Com Webber e Hamilton lado a lado, pilotos combativos, será interessante ver como os dois dividirão a Eau Rouge. A equipe inglesa tem um sistema mais evoluído, mas o carro dos austríacos é melhor. O fato é que o australiano, líder do campeonato, tem uma excelente chance para abrir vantagem no Mundial de Pilotos, ainda mais com as Ferraris mais distantes.

Felipe Massa ficou em sexto e confessou não ter acertado sua melhor volta. Ainda assim, o brasileiro deu sorte e vai largar quatro posições à frente do companheiro Fernando Alonso. Em seu 300º GP, Rubens Barrichello fez um ótimo treino classificatório para as pretensões do carro da Williams e sai em sétimo neste domingo, mas com pneus duros. Ele aposta em um primeiro trecho mais longo, para usar os macios rapidamente no fim. Entretanto, com chuva tudo muda. Quem tiver apostado neste sábado em um acerto para pista molhada pode se dar bem. Poderemos ter uma grande loteria, com carros menos cotados andando na frente.

Na largada, aliás, vale ficar atento para a atitude dos comissários de prova, que têm nesta prova Nigel Mansell como consultor. O “Leão” avisou neste sábado que os pilotos que usarem a área de escape externa da La Source, primeira curva de Spa-Francorchamps, algo muito tradicional para evitar acidentes, serão punidos com um drive through. Kimi Raikkonen costumava usar muito este artifício, assim como o próprio Mansell. Será interessante ver como os 24 pilotos lidarão com esta restrição no apertado grampo belga.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/2010/08/28/certezas-e-incertezas/

Webber beija o carro ao sair da pista


Webber beija o carro ao sair da pista

getty image

sábado, 28 de agosto de 2010

Confira os melhores momentos do treino de classificação para o GP da Bélgica de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1326721-7824-CONFIRA+OS+MELHORES+MOMENTOS+DO+TREINO+DE+CLASSIFICACAO+PARA+O+GP+DA+BELGICA+DE+FORMULA,00.html

Confira o treino classificatória para o GP da Bélgica de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1326713-7824-CONFIRA+O+TREINO+CLASSIFICATORIA+PARA+O+GP+DA+BELGICA+DE+FORMULA,00.html

Rubinho é parabenizado por ser o único piloto da história a completar 300 GPs de Fóruma 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1326214-7824-RUBINHO+E+PARABENIZADO+POR+SER+O+UNICO+PILOTO+DA+HISTORIA+A+COMPLETAR+GPS+DE+FORUMA,00.html

Rubens Barrichello é o novo presidente da Associação de Pilotos da Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1326654-7824-RUBENS+BARRICHELLO+E+O+NOVO+PRESIDENTE+DA+ASSOCIACAO+DE+PILOTOS+DA+FORMULA,00.html

Rubens Barrichello relembra momentos marcantes da carreira na Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1326183-7824-RUBENS+BARRICHELLO+RELEMBRA+MOMENTOS+MARCANTES+DA+CARREIRA+NA+FORMULA,00.html

Rubens Barrichello completa 300 GPs na Fórmula Um

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1326029-7824-RUBENS+BARRICHELLO+COMPLETA+GPS+NA+FORMULA+UM,00

Webber supera incertezas, faz a pole em Spa e mantém domínio da RBR


Webber supera incertezas, faz a pole em Spa e mantém domínio da RBR

Australiano faz excelente volta antes da chuva na superpole. Apesar de erro, Massa faz o sexto tempo e larga à frente de Alonso. Barrichello é o sétimo

Por GLOBOESPORTE.COM

Spa-Francorchamps, Bélgica

imprimir Conhecido pela instabilidade do tempo, o circuito de Spa-Francorchamps sempre é palco de incertezas para as equipes e não foi diferente neste sábado, no treino classificatório para o GP da Bélgica. Mas nem isso atrapalhou Mark Webber, que aproveitou a pista seca do início da superpole para marcar um excelente tempo e assegurar a pole position, sua quinta e a 12º da RBR em 13 corridas na temporada 2010. O australiano marcou 1m45s778, quase um décimo à frente do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, o segundo colocado. O polonês Robert Kubica, da Renault, ficou em terceiro.

Terceiro colocado no campeonato, Sebastian Vettel tentou ainda uma volta no fim, já com alguns trechos da pista molhados, mas ficou apenas com a quarta posição no grid. O brasileiro Felipe Massa entrou rápido na pista com a Ferrari, fez uma boa volta e tinha a quinta posição. Ele também arriscou uma volta no minuto final, mas escorregou e saiu da pista. No fim, acabou superado pelo inglês Jenson Button, da McLaren, e caiu para sexto. O inglês sai em quinto. A largada do GP da Bélgica será às 9h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo.


Mark Webber sai do carro e comemora pole em Spa-Francorchamps ainda de capacete (Foto: Reuters)Massa, ao menos, teve um motivo para comemorar o desempenho no treino classificatório. O brasileiro vai largar quatro postos à frente de Fernando Alonso, seu companheiro de equipe. O espanhol conseguiu apenas a décima posição, após cometer um erro em sua primeira volta na superpole e encontrar a pista úmida na última tentativa na sessão.

Em seu 300º GP, Rubens Barrichello arrancou uma ótima sétima posição para a Williams. O brasileiro esperou os principais carros irem à pista, conseguiu marcar sua volta antes da chuva e apostou nos pneus duros para a largada deste domingo, em caso de pista seca. Ele ficou duas posições à frente do companheiro Nico Hulkenberg, que sairá na nona colocação do grid.

A dupla da Mercedes foi a grande perdedora no treino classificatório. Michael Schumacher marcou o 11º tempo, mas caiu para 21º após espremer Barrichello no muro no GP da Hungria e ser punido com dez posições no grid em Spa-Francorchamps. Já Nico Rosberg, o 12º, trocou o câmbio e perderia cinco. Mas ele vai largar em 16º após ser beneficiado pela pena do companheiro.

Bruno Senna, da Hispania, fez um bom treino e largaria na 20ª posição. Mas ele foi beneficiado pela punição de dez posições a Schumacher e a de cinco a Timo Glock. Ele subiu para 18º. Lucas di Grassi, da VRT, rodou na primeira parte do treino e larga apenas em penúltimo, em 23º, à frente apenas de Vitaly Petrov, da Renault, que bateu no início do treino e não marcou tempo. Além disso, Sebastien Buemi perdeu três posições e larga apenas em 16º.

Rodada de Petrov e chuva tumultuam Q1


A primeira parte do treino classificatório (Q1) começou com correria para as equipes. A meteorologia oficial da Fórmula 1 previa chuva para o fim dos 20 minutos e todos os carros saíram rapidamente. Contudo, tudo foi estragado por um erro primário de Petrov, que colocou as rodas na zebra molhada na saída da curva 9, rodou e bateu de traseira no guard rail. A barbeiragem provocou a interrupção da sessão com apenas dois minutos.

O atraso de seis minutos provocou um caos no retorno à pista. De novo, todos os pilotos foram à pista, mas a chuva prevista apareceu com 12 minutos para o fim do Q1. Após cair com força em algumas partes do circuito, ela parou e os carros conseguiram criar um trilho e melhorar seus tempos. Além de Petrov, que sai em último, apenas a dupla da Sauber acabou eliminada entre as equipes que não são estreantes. Kamui Kobayashi e Pedro de la Rosa erraram no fim, rodaram e estragaram suas voltas. O japonês é o 19º e o espanhol, o 22º.

Pilotos da Mercedes largam atrás


O sol apareceu com força em Spa-Francorchamps no início da segunda parte (Q2) e os carros conseguiram usar os pneus slicks. Timo Glock e Heikki Kovalainen, que conseguiram passar do Q1, não conseguiram avançar muito e ficaram com as duas últimas posições deste trecho, mas ainda seriam beneficiados pelas punições aos pilotos da Mercedes. Com isso, o finlandês sai em 13º. O alemão da VRT, seria o 15º, mas acabou punido por bloquear Sakon Yamamoto no Q1 e caiu para 20º.

O fim do Q2 foi emocionante, mas sem grandes surpresas. Barrichello, após ser atrapalhado por Vitantonio Liuzzi, cravou uma excelente volta e passou em nono para a superpole. Nico Hulkenberg, companheiro do brasileiro, foi o décimo. Já Schumacher e Rosberg, que teriam punições a cumprir no grid, marcaram apenas o 11º e o 12º tempos, respectivamente. O heptacampeão sai em 21º e seu companheiro, em 14º.

Confira o grid de largada para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps:


1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m45s778
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m45s863
3 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m46s100
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m46s127
5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m46s206
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m46s314
7 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m46s602
8 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m46s659
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m47s053
10 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m47s441

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m48s267
12 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m48s680
13 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m50s980
14 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m47s885 (perdeu 5 posições)
15 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 2m01s491
16 - Sébastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m49s209 (perdeu 3 posições)

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
17 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 2m02s284
18 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 2m03s612
19 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 2m03s941
20 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m52s049 (perdeu 5 posições)
21 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m47s874 (perdeu 10 posições)
22 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 2m05s294
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 2m18s754
24 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - sem tempo

No 300º GP, Rubinho festeja sétima posição no grid: 'Estou muito feliz'


No 300º GP, Rubinho festeja sétima posição no grid: 'Estou muito feliz'

Por estratégia, brasileiro da Williams vai largar de pneus duros na corrida

Por GLOBOESPORTE.COM

Spa-Francorchamps, Bélgica

imprimir Após o terceiro treino livre, Rubens Barrichello atendeu a algumas sugestões dos engenheiros da Williams para a classificação do GP da Bélgica. E a confiança deu resultado: de pneus duros, o brasileiro vai largar na sétima posição na corrida deste domingo e agradeceu à ajuda da equipe inglesa após a sessão.

- Foi um grande esforço de todos na equipe neste sábado. Estávamos lutando um pouco com o acerto do carro nesta manhã, mas os engenheiros apareceram com algumas grandes ideias após o treino livre, e melhoramos no treino classificatório. Estou muito feliz com o sétimo lugar. Passo por um ótimo fim de semana comemorando a 300ª corrida com a minha família e meu time. Vou fazer de tudo para conseguir um bom resultado no domingo - diz Barrichello.

Como o brasileiro usou dois jogos de pneus macios na segunda parte do treino classificatório, ele optou por guardar um para a corrida e fazer a superpole de pneus duros. A aposta de Barrichello na pista seca é fazer um primeiro trecho maior e apostar na velocidade dos compostos mais macios no fim em Spa-Francorchamps e ganhar posições, já que a pista permite ultrapassagens.

Em décimo no grid, Alonso crê em reação: 'Talvez uma vitória ou pódio'


Alonso larga em décimo, mas ainda acredita em uma vitória ou em pódio na corrida (Foto: AFP)


Em décimo no grid, Alonso crê em reação: 'Talvez uma vitória ou pódio'

Espanhol aposta em pontos de ultrapassagem de Spa e no tempo instável

Por GLOBOESPORTE.COM
Spa-Francorchamps, Bélgica

imprimir Apesar da décima posição no grid, Fernando Alonso espera lutar pela vitória no GP da Bélgica. O espanhol foi vítima da chuva em Spa-Francorchamps no fim da superpole, quando esperava usar um jogo de pneus macios para melhorar seu tempo no treino classificatório (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). O espanhol da Ferrari busca a vitória ou um pódio na corrida deste domingo..

- Nunca estivemos em décimo neste fim de semana. A posição não tem a ver com o desempenho do carro. A culpa é do tempo. O objetivo para a corrida continua o mesmo. Talvez uma vitória ou um pódio. Veremos.


Alonso larga em décimo, mas ainda acredita em uma vitória ou em pódio na corrida (Foto: AFP)Ele acredita em um bom resultado por causa da natureza do circuito de Spa-Francorchamps, com vários pontos de ultrapassagem. O tempo instável também poderá ser um aliado.

- Passamos à superpole, mas só tínhamos um jogo de pneus novos e guardamos para o fim, porque achávamos que era o melhor momento. Não posso estar satisfeito com o resultado, mas, pelo menos, este é um circuito em que a posição de largada é menos crítica do que em outros por causa do traçado e do tempo instável.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Hamilton é multado por manobras nas ruas após o GP da Austrália

Hamilton é multado por manobras nas ruas após o GP da Austrália

Piloto terá que pagar cerca de R$ 785 por incidente ocorrido em março

Por GLOBOESPORTE.COM
Melbourne, Austrália

O piloto inglês Lewis Hamilton foi multado em 500 dólares australianos (cerca de R$ 785) por ter sido flagrado pela polícia manobras perigosas em ruas de Melbourne, depois do GP da Austrália, em março deste ano. De acordo com o jornal “Herald Sun”, o britânico não compareceu ao julgamento, mas admitiu ser culpado e enviou duas cartas pedindo desculpas pelo que havia feito.

- Eu cometi um erro em Melbourne, do qual eu sinceramente me arrependo. Eu quero continuar meu trabalho promovendo segurança nas estradas e sinceramente espero que os eventos na noite de 26 de março não atrapalhem a mensagem que eu venho passando – disse a carta.

A multa dada foi no valor máximo previsto. De acordo com o magistrado Clive Alsop, que determinou a sentença, Hamilton é um exemplo e deveria agir de maneira responsável.

Lewis Hamilton se prepara agora para o GP de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A corrida acontece neste domingo, às 9h (horário de Brasília).

Pioneira da tecnologia, McLaren não usará duto de ar no GP de Monza

Pioneira da tecnologia, McLaren não usará duto de ar no GP de Monza

Segundo site, equipe entende que peça não ajudará no circuito italiano

Por GLOBOESPORTE.COM
Londres

Button andando com sua McLaren: duto de ar não
será usado em Monza (Foto: AFP)A McLaren vai remover o duto de ar de seus carros para o GP de Monza. Maior introdução tecnológica da equipe inglesa para a temporada, a peça será usada na próxima corrida, na Bélgica, mas não será aproveitada na prova seguinte. As informações são do site da revista “Autosport”.

De acordo com a publicação, os engenheiros da McLaren entendem que, por conta do traçado italiano, a peça não trará benefício algum para a equipe. O time inglês foi o pioneiro na tecnologia e logo foi copiado pelas outras equipes. Neste fim de semana, em Spa-Francorchamps, a Renault será a última das escuderias principais a copiarem o projeto.

No GP de Mônaco, a ideia de não usar a peça já havia sido discutida, mas a equipe acabou indo para a pista com ela. Desta vez em Monza, porém, isso não deverá acontecer.

Mosley pede punição severa à Ferrari

Mosley pede punição severa à Ferrari

Para ex-presidente da FIA, equipe deveria perder pontos do GP da Alemanha

Por GLOBOESPORTE.COM
Berlim

Max Mosley pede punição à Ferrari (Foto: EFE)O ex-presidente da FIA, Max Mosley, afirmou, em entrevista ao jornal alemão “Welt Am Sonntag”, que a Ferrari deve ser punida por ordenar a Felipe Massa que permitisse a ultrapassagem de Fernando Alonso no GP da Alemanha. Para o ex-dirigente, a regra que proíbe os jogos de equipe deve ser mantida.

- A maioria das equipes é favorável à suspensão da regra. Mas se querem preencher as vontades da audiência, então devem mantê-la. Em um evento que é flagrado um jogo de equipe, nós temos de punir severamente.

Para Mosley, a multa de US$ 100 mil já imposta à equipe não deve ser a única punição. O ex-dirigente acredita que a FIA deve ir além.

- Os dois carros e os dois pilotos devem perder os pontos conquistados no GP da Alemanha. Eu não vou fazer nenhuma recomendação, mas com os fatos neste momento, deve haver alguma sanção esportiva e não só uma multa.

Em caso de punição no Conselho, Ferrari cogita ir à Justiça comum

Em caso de punição no Conselho, Ferrari cogita ir à Justiça comum

De acordo com o jornal "La Gazzetta dello Sport", escuderia italiana passou o recesso pensando em uma linha de defesa e se prepara para recorrer

Por Das agências de notícias
Maranello, Itália


Luca Di Montezemolo, chefão da Ferrari
(Foto: Getty Images)A Ferrari já tem uma alternativa caso seja punida no Conselho Mundial da FIA, no dia 8 de setembro: a Justiça comum. A escuderia italiana, que vai ao tribunal do automobilismo por conta do jogo de equipe declarado no GP da Alemanha, quando Felipe Massa liberou a passagem de Fernando Alonso para que o espanhol ficasse com a vitória, já se prepara para a possibilidade de ter que apelar. As informações são do jornal italiano “La Gazzetta dello Sport”.

- Se sair de Paris derrotada, a Ferrari pode apelar. E está disposta a levar a causa a um tribunal civil. A equipe usou as semanas de agosto para criar uma linha defensiva. A expectativa é que não só se evite o escândalo de uma sanção adicional como que o caso propicie também uma modificação no regulamento para conseguir que as ordens de equipes sejam lícitas desde que não prejudiquem os outros rivais – afirma o jornal.

Pela ultrapassagem de Alonso a Massa, a Ferrari já foi multada em US$ 100 mil (cerca de R$ 178 mil) por atitude antidesportiva. O resultado da corrida em Hockenheim ainda está subjúdice.

Os comissários consideraram em Hockenheim que a Ferrari infringiu os artigos 39.1, que proíbe ordens de equipe, e 151c, que fala sobre atitudes antidesportivas que sujem a imagem do esporte. Eles começaram a investigar o caso logo após o término da corrida. Stefano Domenicali, chefe da equipe, e Massimo Rivola, diretor, tiveram de ir à torre de controle do autódromo para explicar o incidente e as ordens codificadas na comunicação por rádio durante a corrida. Alonso e Massa também foram chamados.

Ferrari reage a críticas de Lauda: 'Perdeu a chance de se calar'

Ferrari reage a críticas de Lauda: 'Perdeu a chance de se calar'

Scuderia responde às acusações de seu ex-piloto sobre jogo de equipe

Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália

A coluna da Ferrari (Foto: Reprodução / Site Oficial )A Ferrari respondeu com agressividade as críticas feitas pelo tricampeão mundial Niki Lauda à equipe. Em uma coluna publicada em seu site, intitulada "The Horse Whisperer" (algo como "Encantador de cavalos", em referência ao seu símbolo), a Scuderia chamou de hipocrisia as afirmações do ex-piloto, que condenou a manobra ferrarista no GP de Hockenheim, quando Felipe Massa liberou a ultrapassagem de Fernando Alonso para favorecer o companheiro.

- Depois dos eventos e Hockenheim, uma onda de hipocrisia passou pelo paddock, com tantos especialistas, novos e velhos, interessados em dizer. Alguns foram prontamente trazidos pela voz de seus mestres, enquanto outros continuam falando ao vento. A última vem da Áustria, de uma pessoa, que tendo aposentado seu capacete, nunca perdeu a chance de dar suas opiniões, certas ou erradas, mesmo que, em mais de uma ocasião, ter tido de assumir acrobacias verbais para voltar ao vento predominante. Desta vez, o bom e velho Niki perdeu a chance de ficar calado, já que, quando piloto da Scuderia, o suposto jogo de equipe lhe valeu perfeitamente. Dado isso, onde estava sua furiosa moral quando, ao passar dos anos, tantos foram culpados por mais ou menos de ações hipócritas - diz o texto, intitulado "Moralistas de memórias curtas".

Sobre as afirmações de Lauda de que a FIA deveria dar uma punição ainda maior à equipe pelas ações, a coluna afirmou que, nestas situações, deve-se confiar que a entidade fará a coisa certa.

- E sobre qualquer previsão de uma possível decisão do Conselho Mundial da FIA, no julgamento do dia 8 de setembro, a melhor atitude é respeitar e confiar.

A coluna "The Horse Whisperer" já havia aparecido antes, também causando polêmica. No início do ano, um texto no site da Ferrari criticou a presença de três novas equipes no grid nesta temporada.

Líder da temporada 2010 de F-1, Mark Webber conversa com o Esporte Espetacular

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1322911-7824-LIDER+DA+TEMPORADA+DE+F+MARK+WEBBER+CONVERSA+COM+O+ESPORTE+ESPETACULAR,00.html

Filme Grand Prix mostra imagens sobre a Fórmula 1 feitas há mais de 40 anos

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1143567-7824-FILME+GRAND+PRIX+MOSTRA+IMAGENS+SOBRE+A+FORMULA+FEITAS+HA+MAIS+DE+ANOS,00.html
Filme, que é considerado o melhor sobre a Fórmula 1, traz lendas do esporte em cenas reais pilotando na pista. Grand Prix mostra ainda os acidentes e a falta de segurança dos carros.

Confira uma análise das asas dianteiras dos carros de diversas equipes de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310497-7824-CONFIRA+UMA+ANALISE+DAS+ASAS+DIANTEIRAS+DOS+CARROS+DE+DIVERSAS+EQUIPES+DE+FORMULA,00.html

Circuito de Interlagos passa por uma simulação para GP Brasil de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1135420-7824-CIRCUITO+DE+INTERLAGOS+PASSA+POR+UMA+SIMULACAO+PARA+GP+BRASIL+DE+FORMULA,00.html

Herois Brasileiros F1

Acidentes fatais na F1 e F Indy Parte 2... as imagens sao pesadas

F1 - Acidentes

Nelson Piquet aplicando o milenar soco LANGO LANGO

Pilotos que morreram

Campeões da Fórmula 1

Tributo Damon Hill

domingo, 1 de agosto de 2010

Webber vence na Hungria; Barrichello dá o bote em Schumi e rouba a cena


Entre Alonso e Vettel, Mark Webber salta no pódio e vibra com a vitória no GP da Hungria Foto: Reuters

Webber vence na Hungria; Barrichello dá o bote em Schumi e rouba a cena
Novo líder do campeonato, australiano cruza em primeiro, seguido por Alonso, Vettel e Massa; Barrichello arranca um ponto com ultrapassagem fantástica
Por GLOBOESPORTE.COM
Budapeste

imprimir
Mark Webber brilhou na estratégia. Rubens Barrichello, na ousadia. O australiano da RBR se agarrou aos pneus supermacios para abrir vantagem na ponta e voltou ao topo da classificação na temporada ao vencer o GP da Hungria neste domingo, seguido por Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Felipe Massa. Em uma prova que não teve lá grandes emoções, o toque abusado saiu do acelerador de Rubinho. Na 66ª volta, o brasileiro deu um bote sensacional no heptacampeão Michael Schumacher e, mesmo espremido no muro, ganhou a décima posição para somar um ponto que valeu a corrida.

O domínio da RBR no fim de semana em Hungaroring foi tanto que só uma besteira da equipe poderia ameaçar a vitória. E o olha que o time austríaco tentou: Vettel se atrapalhou na saída do safety car na 18ª volta, e Webber apostou todas as fichas numa tática arriscada. No fim das contas, deu certo. Com voltas muito rápidas usando o mesmo pneu supermacio do início da prova, o australiano abriu enorme vantagem para Alonso antes do pit stop na 43ª passagem e voltou da parada com boa folga. Depois, bastou receber a bandeirada em sua quarta vitória no ano.

Blog Voando Baixo: "Hoje não, hoje não!": a ultrapassagem de Barrichello sobre Schumacher



O espanhol da Ferrari garantiu o segundo lugar após resistir à pressão de Vettel na parte final da corrida. O alemão chegou a liderar, mas se complicou após cometer uma irregularidade antes da saída do safety car, que entrou na pista por causa de um pedaço de asa dianteira jogado no meio da pista. No momento da relargada, Vettel deixou que o líder Webber abrisse vantagem equivalente ao espaço de mais de dez carros, o que é ilegal. Com isso, acabou punido pela direção de prova com um drive through – passagem pelos boxes.

Se Massa não conseguiu brilhar, o torcedor brasileiro foi encontrar um motivo de orgulho lá atrás, na briga pela décima posição. Barrichello, que fez um pit stop tardio e estava com os pneus supermacios, se aproximou rapidamente de Schumacher nas últimas voltas. Após algum tempo colado no rival, o brasileiro colocou sua Williams de lado na 66ª passagem. O heptacampeão espremeu o adversário até o muro, quase causando um acidente grave, mas Rubinho não tirou o pé, completou a ultrapassagem e levou o ponto na Hungria. Depois da prova, chamou o alemão de "louco". Os comissários da prova tiveram avaliação semelhante, e o alemão foi punido pela atitude antidesportiva: perderá 10 posições no grid do próximo GP, na Bélgica, no dia 29 de agosto.

Felipe fez uma corrida discreta. Chegou a cair para quinto na entrada do safety car, mas teve sorte com a quebra de Lewis Hamilton. O inglês da McLaren sofreu um problema mecânico na 24ª volta e parou no meio da pista. Com o abandono, caiu para a segunda posição no campeonato, quatro pontos atrás de Webber. Vitaly Petrov, da Renault, conseguiu seu melhor resultado do ano com o quinto lugar. Bruno Senna, da Hispania, chegou em 17º. Lucas Di Grassi, da VRT, foi o 18º.

A corrida

Como é tradicional em Hungaroring, o dia teve muito sol e calor, com temperatura ambiente de 28ºC. Circuito com pouquíssimos pontos de ultrapassagem, as emoções normalmente acontecem na largada. E foi ali que houve troca de posição. Vettel manteve a frente, mas Webber, que saía pelo lado sujo, perdeu a segunda posição para Alonso. Massa se manteve em quarto.

Barrichello foi um dos que mais lucraram na largada. O brasileiro pulou de 12º para nono. Ele tentava uma tática diferente: enquanto a maioria dos pilotos à sua frente saía com os pneus supermacios, sua Williams estava com os duros e poderia retardar o pit stop. Um pouco mais adiante, Hamilton passava Petrov por fora para assumir a quinta posição.

A corrida, então, entrou na tradicional fila indiana de Hungaroring, com Vettel destacado na ponta, e Alonso segurando Webber em terceiro. Massa vinha em quarto, já mais distante. O cenário ficou inalterado até a 15ª volta, quando um pedaço da asa dianteira de Liuzzi apareceu no meio da pista após uma disputa com Button.

A direção de prova achou melhor colocar o safety car na pista, o que provocou uma ida maciça aos boxes para os pit stops. Webber, no entanto, permaneceu na pista e assumiu a liderança. Vettel caiu para segundo, com Alonso em terceiro. Massa perdeu a quarta posição para Hamilton. Uma série de trapalhadas nos pits virou o destaque do momento da corrida: a Renault liberou Robert Kubica na hora errada e ele bateu em Adrian Sutil. Um pouco antes, a Mercedes não prendeu bem a roda traseira direita de Nico Rosberg, que se soltou e forçou o alemão a abandonar.


O australiano Webber se manteve à frente de Alonso e conquistou a vitória no GP Hungria (Foto: Reuters)Na 18ª volta, o safety car entrou nos boxes, e Webber manteve a primeira posição na relargada. Vettel, por sua vez, cometeu um erro primário ao deixar o australiano abrir mais de dez carros entre eles após a saída do carro de segurança. A direção de prova anunciou a investigação do incidente e puniu o alemão na 29ª passagem. Antes de cumprir a pena, ele começou a andar rápido para tentar se livrar do espanhol da Ferrari.

Com voltas em ritmo de treino classificatório, Webber abria uma enorme vantagem para Alonso, mesmo com seus pneus supermacios já muito desgastados. Vettel entrou nos boxes na 32ª volta para cumprir o drive through, mas só perdeu uma posição e caiu para terceiro. Nesta altura, o australiano já tinha 16s1 de frente, mas ainda precisaria de pelo menos mais dois segundos para fazer o pit stop.

Na volta 41, já com 23 segundos de vantagem, a RBR avisou Webber que a vantagem já era suficiente para fazer seu pit stop e voltar na frente. Após duas passagens, o australiano entrou nos boxes, colocou os pneus duros e voltou na frente de Alonso com boa folga. Nesta altura, o espanhol já tinha Vettel, irado com a punição que recebeu, nos seus calcanhares.

Embora estivesse perto, Vettel não conseguia colocar seu carro em condições de ultrapassar Alonso e Webber tinha 20 segundos de vantagem para os dois nesta altura. Barrichello, que vinha em quinto sem fazer o pit stop, teve de entrar nos boxes na 56ª volta. O brasileiro voltaria à corrida na 11ª posição, fora da zona de pontuação, mas próximo de Schumacher.

Barrichello colou em Schumi na 62ª, para tentar ganhar um ponto na corrida. O duelo atraiu a atenção de todos, inclusive da transmissão de TV oficial, que manteve suas câmeras ligadas em ambos. O brasileiro reclamou do alemão pelo rádio, mas tentou a manobra quatro voltas depois. Com uma manobra suja, o alemão espremeu o brasileiro no muro, quase causando um acidente. Só que o piloto da Williams se manteve firme e ganhou a posição, arrancando aplausos.

Enquanto isso, na frente, Webber cruzava com tranquilidade a linha de chegada, seguido por Alonso e Vettel. O alemão ficou muito próximo, fez a melhor volta da prova na última, mas não conseguiu se colocar em posição para tentar a ultrapassagem. Discreto, Massa chega em quarto, e Barrichello, após a bela ultrapassagem, conseguiu a décima posição na Hungria.

Confira o resultado final do GP da Hungria (306,663 km):

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 70 voltas em 1h41m05s571
2 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 17s821
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 19s252
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 27s474
5 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1m13s100
6 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1m16s700
7 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 1 volta
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes)- a 1 volta
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 1 volta
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
15 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 3 voltas
16 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas
17 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
18 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 4 voltas
19 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 47 voltas/câmbio
Robert Kubica (POL/Renault) - a 47 voltas/suspensão
Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 55 voltas/roda
Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 55 voltas/acidente
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 69 voltas/motor

Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m22s362, na 70ª

Confira os melhores momentos do GP da Hungria da Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310958-7824-CONFIRA+OS+MELHORES+MOMENTOS+DO+GP+DA+HUNGRIA+DA+FORMULA,00.html

Confira todas as emoções do GP da Hungria de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310996-7824-CONFIRA+TODAS+AS+EMOCOES+DO+GP+DA+HUNGRIA+DE+FORMULA,00.html

Mark Webber, da RBR, vence o GP da Hungria de Fórmula 1 da temporada 2010

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310957-7824-MARK+WEBBER+DA+RBR+VENCE+O+GP+DA+HUNGRIA+DE+FORMULA+DA+TEMPORADA,00.html

Barrichello ultrapassa Schumacher e conquista a 10ª posição

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310956-7824-BARRICHELLO+ULTRAPASSA+SCHUMACHER+E+CONQUISTA+A+POSICAO,00.html

Com a vitória, Webber é o novo líder do campeonato.



Após punição de Vettel, Webber ousa na tática para vencer o GP da Hungria
Alemão comete irregularidade na entrada do safety car e chega em terceiro, atrás de Alonso. Massa fica em quarto, mas longe do companheiro espanhol
Por GLOBOESPORTE.COM
Budapeste

O domínio da RBR no fim de semana em Hungaroring foi tanto, que apenas uma besteira da equipe poderia tirar uma vitória quase certa no GP da Hungria. E o olha que o time austríaco tentou: Sebastian Vettel foi punido por um erro primário na pista, e Mark Webber usou de uma tática arriscada para tentar ganhar a prova. No fim das contas, a aposta do australiano rendeu bons dividendos. Com voltas muito rápidas antes do pit stop na 43ª volta, abriu uma enorme vantagem para Fernando Alonso, o segundo colocado, e voltou da parada com boa folga. Depois, foi só receber a bandeirada para conseguir sua quarta vitoria na temporada e assumir a liderança do campeonato.

Alonso chegou em segundo com sua Ferrari após resistir à pressão de Vettel, o terceiro, na parte final da corrida. O alemão teve de cumprir um drive through - passagem pelos boxes - após cometer uma irregularidade antes da saída do safety car, que entrou na pista após um pedaço de uma asa dianteira ter ficado jogada no meio da pista. Só que, no momento da relargada, ele deixou que o líder Webber abrisse mais de dez carros de vantagem e acabou punido pela direção de prova.

Felipe Massa fez uma corrida discreta e chegou na quarta posição. O brasileiro da Ferrari chegou a cair para quinto na entrada do safety car, mas teve sorte com a quebra de Lewis Hamilton. O inglês sofreu um problema mecânico na 24ª volta e parou no meio da pista. Com o abandono, caiu para a segunda posição no campeonato, quatro pontos atrás de Webber. Vitaly Petrov, da Renault, conseguiu seu melhor resultado do ano com o quinto lugar.

Se a corrida não teve tantas emoções na frente, a disputa pela décima posição nas últimas voltas valeu a prova. Rubens Barrichello, que fez um pit stop tardio e estava com os pneus supermacios, se aproximou rapidamente de Michael Schumacher. Após algumas voltas colado, o brasileiro colocou o carro de lado na 66ª passagem. O heptacampeão espremeu o rival até o muro, quase causando um acidente grave, mas o piloto da Williams completou a ultrapassagem e levou o ponto na Hungria. O alemão da Mercedes ainda pode ser punido pela atitude antidesportiva no GP.

É dada a largada do GP da Hungria e Vettel mantém a primeira colocação

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310932-7824-E+DADA+A+LARGADA+DO+GP+DA+HUNGRIA+E+VETTEL+MANTEM+A+PRIMEIRA+COLOCACAO,00.html

Felipe Massa é avisado via rádio pela equipe que Vettel foi punido

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310943-7824-FELIPE+MASSA+E+AVISADO+VIA+RADIO+PELA+EQUIPE+QUE+VETTEL+FOI+PUNIDO,00.html

Lewis Hamilton abandona a corrida

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310942-7824-LEWIS+HAMILTON+ABANDONA+A+CORRIDA,00.html

Kubica é punido por causa de acidente nos boxes

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310941-7824-KUBICA+E+PUNIDO+POR+CAUSA+DE+ACIDENTE+NOS+BOXES,00.html

Confira os melhores momentos do treino do GP da Hungria da Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1310507-7824-CONFIRA+OS+MELHORES+MOMENTOS+DO+TREINO+DO+GP+DA+HUNGRIA+DA+FORMULA,00.html

Ultrapassagem de Alonso em Massa ainda é assunto na Fórmula 1 na Hungria

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1309956-7824-ULTRAPASSAGEM+DE+ALONSO+EM+MASSA+AINDA+E+ASSUNTO+NA+FORMULA+NA+HUNGRIA,00.html