quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bruno Senna pilotará o carro da última vitória conseguida por Ayrton


Ayrton Senna com a McLaren modelo 1993
(Foto: Getty Images)

Bruno Senna pilotará o carro da última vitória conseguida por Ayrton
Piloto da Hispania recebe convite para conduzir a McLaren de 1993 do tio,
no Festival da velocidade de Goodwood, neste fim de semana
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

Bruno Senna vai pilotar neste fim de semana um dos carros mais importantes da vitoriosa carreira do tio Ayrton. O piloto da Hispania foi convidado pelos organizadores do Festival da velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para conduzir a McLaren MP4/8-Ford. O modelo de 1993 venceu os GPs do Brasil, Europa (Donington Park), Mônaco, Japão e Austrália. Foi em Adelaide que o tricampeão mundial conquistou a última de suas 41 vitórias na Fórmula 1.

- Não vejo a hora de acelerar o carro. Ele tem um valor sentimental e histórico enorme, por tudo aquilo que representou na história do Ayrton. Foi com ele que ganhou também a sexta corrida em Mônaco - disse Bruno.

A partir da sexta-feira ele iniciará as atividades na pista em subida de Goodwood, que receberá outros astros da categoria como o líder Lewis Hamilton e o segundo colocado da temporada, Jenson Button.

- Devo andar duas vezes por dia até domingo. O MP4/8 é praticamente original. A maior diferença são os pneus, que serão os Avon desenvolvidos especialmente para subidas de montanha.

domingo, 27 de junho de 2010

Melhores momentos: GP da Europa

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1290717-7824-MELHORES+MOMENTOS+GP+DA+EUROPA,00.html

Domingo, 27/06/2010

Vettel vence com Hamiltona em segundo e Button em terceiro. Barrichello chega em quarto e Massa em 14º.

Confira o pódio do GP da Europa

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1290733-7824-CONFIRA+O+PODIO+DO+GP+DA+EUROPA,00.html

Confira a largada do GP da Europa

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1290675-7824-CONFIRA+A+LARGADA+DO+GP+DA+EUROPA,00.html

Veja o acidente de Mark Webber no GP da Europa de dentro do carro

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1290686-7824-VEJA+O+ACIDENTE+DE+MARK+WEBBER+NO+GP+DA+EUROPA+DE+DENTRO+DO+CARRO,00.html

Mark Webber atropela Heikki Kovalainen e sai voando na volta 10 do GP da Europa

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1290685-7824-MARK+WEBBER+ATROPELA+HEIKKI+KOVALAINEN+E+SAI+VOANDO+NA+VOLTA+DO+GP+DA+EUROPA,00.html

sábado, 26 de junho de 2010

Confira os momentos finais do Q2 do GP da Europa

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1290262-7824-CONFIRA+OS+MOMENTOS+FINAIS+DO+Q+DO+GP+DA+EUROPA,00.html

Vettel crava a pole


RBR recupera domínio com pole de Vettel e dobradinha no grid de largada
Alemão tira primeiro lugar do companheiro australiano no último minuto do treino classificatório. Massa larga em quinto, uma posição atrás de Alonso
Por GLOBOESPORTE.COM
Valência, Espanha


O treino do GP do Canadá parecia indicar uma nova ordem para a temporada 2010 da Fórmula 1. Afinal, Lewis Hamilton tinha conseguido a pole após superar os dois carros da RBR no fim do treino classificatório. Mas neste sábado, em Valência, onde será disputado o GP da Europa, tudo voltou ao normal. Sebastian Vettel assegurou a liderança do grid no último segundo, relegando o australiano Mark Webber, seu companheiro à segunda posição. O inglês da McLaren foi o terceiro.

Com um carro revisado, a Ferrari melhorou seu desempenho em relação às últimas corridas, mas ainda ficou longe de lutar pela pole position. Correndo em casa, Fernando Alonso conseguiu a quarta posição, 52 milésimos à frente do companheiro Felipe Massa, o quinto colocado na sessão. A equipe italiana apresenta, entre outras novidades, um escapamento mais baixo, similar ao usado pela RBR. A corrida será disputada neste domingo e a Rede Globo transmite as 57 voltas do GP da Europa, às 9h (de Brasília), ao vivo, direto do circuito de rua de Valência.

Michael Schumacher sofreu com o mau desempenho do carro da Mercedes neste sábado. O heptacampeão da Mercedes não conseguiu ficar entre os dez primeiros colocados em nenhum momento do treino e vai largar apenas em 15º no grid. É a segunda vez seguida que ele fica fora da superpole, repetindo o mau desempenho do GP do Canadá.

Como já é praxe nos treinos classificatórios desta temporada, os estreantes brasileiros irão fechar o grid em Valência. Lucas di Grassi, da VRT, vai largar na 21ª posição, após superar pela primeira vez no ano o companheiro Timo Glock em um treino classificatório. O alemão sai em 22º. Bruno Senna, da Hispania, marcou apenas o 24º e último tempo da sessão, 0s251 atrás do colega Karun Chandhok, o 23º.

Problemas para Schumacher no Q1

A grande surpresa da primeira parte do treino classificatório (Q1) foi o desempenho da Williams de Rubens Barrichello. O brasileiro, que estreia o duto aerodinâmico da equipe inglesa, sempre esteve entre os primeiros neste trecho e conseguiu uma excelente quarta posição, se classificando com folgas para a fase seguinte.

Já Michael Schumacher teve problemas com o power steering, espécie de direção elétrica, que facilita o trabalho do piloto no momento de virar o volante, quase foi eliminado no Q1. Em Valência, pista recheada de curvas travadas, o auxílio é essencial ao piloto. O alemão estava em 18º até o minuto final do trecho, quando acertou uma boa volta e se classificou em 12º.

Os eliminados nesta parte do treino foram os seis carros de Lotus, VRT e Hispania, mais de dois segundos mais lentos que os primeiros colocados. Além deles, o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, foi a outra vítima no Q1 e vai largar apenas em 18º neste domingo em Valência.

Carros da Mercedes saem no Q2

O dia não era mesmo do heptacampeão Michael Schumacher. O alemão, que já tinha enfrentado problemas no carro na primeira parte, voltou a sofrer no Q2. Sempre fora dos dez primeiros colocados, ele ficou muito longe de ter condições de conseguir uma vaga na superpole. Em 15º, ele ficou três posições atrás do companheiro Nico Rosberg, que também sofreu com o carro da Mercedes e sai apenas em 12º.

Massa acredita que Ferrari estará competitiva no GP da Europa


Carro de Massa teve de ser levado até os boxes
(Foto: Getty Images)

Massa acredita que Ferrari estará competitiva no GP da Europa
Piloto brasileiro explica rodada na segunda sessão de treinos livres em Valência e, apesar da pista suja, diz que equipe apresentou melhoras
Por GLOBOESPORTE.COM
Valência, Espanha

A performance no primeiro treino livre parecia indicar para uma melhora no segundo. Mas depois de ser o quinto mais rápido na primeira sessão para o GP da Europa, Felipe Massa não teve sorte, acabou rodando com sua Ferrari aos 30 minutos da etapa seguinte e ficou em sétimo lugar. Seu carro teve de ser rebocado e o piloto brasileiro passou um bom tempo nos boxes. Apesar do problema e de ter visto Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, voar na pista de Valência, Massa acredita que poderá fazer uma boa corrida no domingo.

- Eu toquei a zebra, rodei e então preferi dar um toque no freio para evitar a batida contra o muro. Infelizmente o motor desligou e agora temos que ver o motivo pelo qual o sistema anti-stall não funcionou - disse.

Ele também ressaltou que a pista suja não permitiu uma melhor avaliação das mudanças feitas pela escuderia nas duas Ferrari, mas se mostrou satisfeito.

- A pista estava muito suja, o que tornou difícil o entendimento do quanto as novas partes do carro melhoraram a perfomance. Não consegui uma volta limpa em nenhum momento no qual estava com pneus novos e pouco combustível e isso explica o meu tempo hoje. Mas estou convencido de que melhoramos e satisfeito com o rendimento do meu carro. Deveremos estar competitivos no fim de semana e espero poder lutar por um lugar entre os primeiros.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fatos históricos do GP do Canadá de F1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1286938-7824-FATOS+HISTORICOS+DO+GP+DO+CANADA+DE+F,00.html

Conheça o passado do local onde é disputada a corrida. E ,também, um histórico do lendário piloto Gilles Villeneuve, que teve seu legado herdado pelo filho Jacques Villeneuve, campeão mundial em 1997.

Felipe Massa usa simulador em Valência antes de GP da Europa


FOTO: Felipe Massa usa simulador em Valência antes de GP da Europa
Piloto brasileiro participa de evento de patrocinador em shopping espanhol
Por GLOBOESPORTE.COM
Valência, Espanha


Felipe Massa visitou um shopping em Valência nesta quinta-feira. O brasileiro da Ferrari usou um simulador e atraiu a atenção de fãs e jornalistas. O piloto, que disse nesta semana ainda acreditar em título, tem a chance de se recuperar neste fim de semana, no GP da Europa (Foto: Reprodução / Twitter)

'Rei das sextas' retorna, e Rosberg é o mais rápido no primeiro treino livre


Felipe Massa fez o quinto tempo no primeiro treino livre para o GP da Europa (Foto: agência EFE)

'Rei das sextas' retorna, e Rosberg é o mais rápido no primeiro treino livre
Alemão vence disputa com McLaren e é o melhor da manhã em Valência
Por GLOBOESPORTE.COM
Valência, Espanha

Ele andava meio sumido, mas o “Rei das sextas” voltou. Sob um dia de sol forte e tempo bom em Valência, Nico Rosberg, da Mercedes, venceu seu duelo particular com Michael Schumacher e a disputa com as McLarens para ser o melhor do primeiro treino livre para o GP da Europa de Fórmula 1. O piloto alemão marcou 1m41s175, e ficou à frente de Lewis Hamilton e Jenson Button, que vieram logo atrás.


O polonês Robert Kubica, da Renault, foi o quarto colocado, superando o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que marcou 1m42s182. A dupla da RBR veio logo atrás, com Sebastian Vettel em sexto, e Mark Webber em sétimo. Schumacher foi apenas o oitavo, enquanto Fernando Alonso marcou o nono tempo. Rubens Barrichello fez a décima melhor volta (1m42s183).

Entre os outros brasileiros, Bruno Senna, da HRT, foi o melhor, na 21ª colocação. Ele, que perdeu seu espelho retrovisor esquerdo no início do treino, ficou à frente de Christian Klien, que substituiu seu companheiro Karun Chandhok nesta sexta. Di Grassi, da VRT, foi o mais lento desta manhã, em 24º, com 1m47s356.

O treino começou movimentado, com a maioria dos carros na pista. Heikki Kovalainen, que enfrentou uma verdadeira jornada durante a madrugada para chegar ao treino, foi o primeiro a testar o circuito de Valência. Embora a McLaren raramente vá à pista nos primeiros minutos do treino livre, a equipe inglesa resolveu alterar seus padrões para Valência. Vice-líder do campeonato, Jenson Button foi para o circuito cedo e logo er o mais rápido.

Antes dos dez minutos de treino, já eram mais de dez pilotos na pista, entre eles Michael Schumacher e Lewis Hamilton. Entre os brasileiros, Lucas di Grassi, da VRT, e Rubens Barrichello, da Williams, foram os primeiros.

Bruno Senna foi o responsável pela primeira interrupção desta sexta. O piloto brasileiro forçava seu carro ao limite quando perdeu seu retrovisor esquerdo, que foi esmagado por Sebastien Buemi, da STR, provocando a primeira bandeira vermelha. Logo, porém, o treino foi liberado, e os pilotos voltaram.

Com a pista escorregadia e com muita poeira e borracha de pneu, os pilotos tinham problemas para controlar seus carros. Muitas foram as escapadas, mas ninguém chegou a bater na barreira. O primeiro treino, no entanto, servia mais para que as equipes testassem suas atualizações para o GP da Europa.

Hamilton liderava a sessão quando Rosberg foi mandado à pista para testar o novo duto aerodinâmico da Mercedes. O sistema funcionou e, a 15 minutos do fim, o piloto alemão assumiu a liderança do treino, deixando as duas McLarens para trás.

Confira os tempos desta manhã:


Posição Piloto Equipe Tempo
1º Nico Rosberg (ALE) Mercedes 1m41s175
2º Lewis Hamilton (ING) McLaren 1m41s339
3º Jenson Button (ING) McLaren 1m41s383
4º Robert Bubica (POL) Renault 1m41s715
5º Felipe Massa (BRA) Ferrari 1m42s182
6º Sebastian Vettel (ALE) RBR 1m42s216
7º Mark Webber (AUS) RBR 1m42s275
8º Michael Schumacher (ALE) Mercedes 1m42s312
9º Fernando Alonso (ESP) Ferrari 1m42s421
10º Rubens Barrichello (BRA) Williams 1m42s463
11º Nico Hulkenberg (ALE) Williams 1m42s707
12º Vitaly Petrov (RUS) Renault 1m42s962
13º Sebastien Buemi (SUI) STR 1m43s310
14º Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India 1m43s380
15º Pedro de la Rosa (ESP) Sauber 1m43s397
16º Paul di Resta (ESC) Force India 1m43s437
17º Kamui Kobayashi (JAP) Sauber 1m43s729
18º Jaime Alguersuari (ESP) STR 1m44s183
19º Heikki Kovalainen (FIN) Lotus 1m44s491
20º Timo Glock (ALE) VRT 1m45s653
21º Bruno Senna (BRA) HRT 1m47s123
22º Jarno Trulli (ITA) Lotus 1m47s285
23º Christian Klien (AUT) HRT 1m47s343
24º Lucas di Grassi (BRA) VRT 1m47s356

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Felipe Massa ainda acredita em título: 'Muitas coisas podem mudar'


Massa em coletiva da Ferrari (Foto: Getty Images)

Felipe Massa ainda acredita em título: 'Muitas coisas podem mudar'
Piloto brasileiro lembra que, em duas corridas, posições na tabela mudaram
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália


A oitava colocação na classificação não tirou as esperanças de Felipe Massa para esta temporada da Fórmula 1. Apesar da distância para os primeiros colocados (o piloto da Ferrari tem 67, contra 109 de Lewis Hamilton, atual líder), o brasileiro acredita que, com alguns bons resultados, ainda pode voltar à briga.

- Até você ver que não tem mais chances matematicamente, o campeonato estará aberto. Nós vimos que, em duas corridas, muitas coisas mudaram. Muitas coisas podem mudar em outras duas corridas – disse Massa à “Autosport”.

Embora tenha tido muitas dificuldades no Canadá, quando dois incidentes o tiraram da briga da frente, Massa acredita que o carro apresentou melhorias e está com boas esperanças para o GP da Europa, no Canadá.

- Valência é um circuito próximo ao do Canadá em termos de layout. Nós tivemos um bom carro em Montreal na corrida. Eu tive algumas boas voltas e um carro bom e consistente. Então, é para ficar ansioso para Valência.

Enquanto isso, o companheiro de Massa na Ferrari, Fernando Alonso, se disse animado para voltar à terra natal.

- Eu espero uma Ferrari muito forte novamente em Valência. O objetivo é estar no pódio no domingo à tarde. O sonho é vencer a corrida. Eu acho que a equipe está com um bom clima e estou muito otimista.

Rubinho: ‘Carro menos competitivo, mas não com menos entusiasmo’


Barrichello se diz motivado para a prova de Valência
(Foto: Divulgacão / Jean Françóis Galeron )

Rubinho: ‘Carro menos competitivo, mas não com menos entusiasmo’
Atual vencedor, brasileiro retorna ao GP da Europa com a Williams
Por GLOBOESPORTE.COM
Valência, Espanha


Vencedor do GP da Europa no ano passado, Rubens Barrichello chega a Valência em situação diferente. Ocupando a 12ª colocação, o piloto da Williams sabe das limitações de seu carro em relação ao da temporada passada, mas nem por isso deixou o entusiasmo de lado. A corrida será neste domingo, com trasmissão ao vivo da Rede Globo e Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

- Adoro o circuito, é bem seletivo com alguns trechos de alta velocidade. Volto em uma situação diferente, com um carro menos competitivo, mas, nem por isso, estou menos entusiasmado – disse o brasileiro, que no ano passado, pela extinta Brawn GP, venceu a prova.

A Williams prepara algumas atuações para a prova de Valência. Entre elas, a volta do duto frontal.

- Serão algumas pequenas novidades. O que levamos para Montreal teve um bom resultado, mas esperamos que o melhor efeito seja em pistas de baixa velocidade.

Enquanto aguardava a prova na Europa, Barrichello ficou na torcida pela seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo da África do Sul.

- Tenho acompanhado os jogos e é impressionante como a cobertura da copa aqui no Brasil é melhor. O Brasil está bem, temos que continuar acreditando. A Copa em geral teve jogos de desempenho abaixo do esperado, mas a coisa vai esquentar mais na próxima fase – disse o piloto.

Renault prepara atualizações para GP da Europa e prevê briga pela dianteira


Robert Kubica em ação na Turquia (Foto: AFP

Renault prepara atualizações para GP da Europa e prevê briga pela dianteira
Kubica acredita em melhora para prova do próximo domingo, em Valência
Por GLOBOESPORTE.COM
Paris


A Renault está confiante em dar avançar seu desempenho no GP da Europa, em Valência, no próximo domingo. Para o polonês Robert Kubica, o novo pacote de atualizações do carro, que conta com mudanças na asa dianteira, vai permitir que ele lute na parte dianteira do circuito.

- A distância para quem está na frente não é tão grande, mas nós precisamos desenvolver mais, e só podemos fazer isso com esforço e trabalho. Em Valência, qualquer coisa pode acontecer, e nós precisamos esperar e ver se a ordem se alterou e como vai ser nosso desempenho comparado ao da Mercedes.

Para o chefe de engenharia da equipe, Alan Permane, a equipe tem um índice “incrível” de desenvolvimento até aqui neste ano.

- Nós certamente vimos um incrível índice de desenvolvimento neste ano. Se nós diminuirmos a diferença para a pole position como um referencial para medir o quanto nós melhoramos, nós vamos ver a diferença ser reduzida a cada corrida. E. com as atualizações que planejamos para este fim de semana,vamos continuar a fazer isto.

Com testes proibidos, Ferrari manda Alonso para pista em dia de filmagens

Alonso em teste da Ferrari em Fiorano
Foto: divulgação / Site Oficial da Ferrari

Com testes proibidos, Ferrari manda Alonso para pista em dia de filmagens
Scuderia italiana usa recurso para ver atualizações do carro em ação
Por GLOBOESPORTE.COM
Fiorano, Itália



O próximo compromisso das equipes na Fórmula 1 é o GP da Europa, em Valência, e, até lá, a FIA proíbe testes dos carros. Mas a Ferrari arrumou um jeito de ver como funcionam na pista algumas atualizações que a Scuderia prepara para o circuito espanhol. Como o regulamento permite a gravação de “voltas promocionais”, com velocidade limitada, a equipe italiana mandou Fernando Alonso para andar em Fiorano na última sexta-feira.

O piloto espanhol passou o dia em Fiorano com alguns dirigentes da Ferrari e, mais tarde, foi para a pista com seu F10. Imagens do carro mostram mudanças na parte traseira e no escapamento da parte de baixo do veículo.

Em nota divulgada à imprensa, a Ferrari explicou as filmagens.

- Você deve tirar o máximo de cada oportunidade nesta época de testes proibidos.

Hamilton espera prova emocionante no GP da Europa, em Valência


Lewis espera boa prova em Valência (Foto:Reuters)

Hamilton espera prova emocionante no GP da Europa, em Valência
Apesar das características do circuito, piloto acredita em boa corrida
Por GLOBOESPORTE.COM
Londres


Vencedor das últimas duas corridas, Lewis Hamilton espera uma nova boa prova no GP da Europa, em Valência, no dia 27 de junho. O inglês acredita que, apesar das características do circuito espanhol, os pilotos poderão realizar uma grande disputa.

- Os últimos grandes prêmios foram corridas fantásticas – e seria ótimo para os torcedores espanhóis se fizéssemos isso lá também. Não é um circuito que possibilitou muitas ultrapassagens no passado, mas acho que pode ser diferente neste ano. O grid está cheio, e houve disputas em toda a prova em Montreal. Então, eu acho que podemos ter uma corrida emocionante – disse.

Para o piloto, a variedade dos tipos de pistas na temporada faz com que a disputa seja ainda maior.

- Eu também acredito que é bom para o campeonato ter uma boa variedade de circuitos. Nós saímos de uma pista rápida no Canadá e vamos para uma pista cheia em Valência. E, no mês que vem, vamos estar em Silverstone, uma das provas mais rápidas do ano e um circuito com uma história incrível. Como piloto, a variedade faz com que a corrida seja emocionante e imprevisível, o que é tudo que se pode pedir.

Hamilton se disse ansioso para a corrida em Valência. O piloto da McLaren espera conquistar sua primeira vitória no circuito espanhol.

- Eu estou ansioso para a corrida em Valência. Eu tive uma grande e agressiva corrida no ano passado, mas eu terminei em segundo nas últimas duas temporadas (Rubens Barrichello venceu a prova em 2009). Então, eu sinto como se tivesse um trabalho ainda a ser feito – afirma.

Sem nunca ter andado em Valência, Schumi se diz ansioso para a prova


Schumacher animado para GP da Europa (Foto:EFE)

Sem nunca ter andado em Valência, Schumi se diz ansioso para a prova
Piloto alemão diz que equipe prepara atualizações para carro da Mercedes
Por GLOBOESPORTE.COM
Berlim


Michael Schumacher nunca correu no circuito de Valência, local do GP da Europa, próxima prova da Fórmula 1, no dia 27 de junho. O piloto alemão, que voltou à categoria nesta temporada, ficou fora das duas vezes anteriores em que a corrida já fez parte do calendário. Assim, o heptacampeão mundial acredita que será uma nova experiência em sua carreira.

- Valência é uma pista que eu nunca corri antes, então vai ser uma nova experiência para mim, mas uma para a qual eu estou muito ansioso. Eu sempre fui bom em me adaptar rapidamente a novas situações e eu realmente espero que seja assim em Valência.

Schumacher afirma que este também será um grande desafio para os engenheiros da Mercedes.

- Eu gosto de ter novas experiências e tenho tido conversas detalhadas com meus engenheiros sobre esse desafio. Vamos trazer mais novidades no nosso carro que devem melhorar o desempenho. Nós já melhoramos nas últimas corridas, e nosso ritmo estava melhor, apesar de os resultados não chegarem. Por isso estou ansioso para viajar para a Espanha.

Longe dos líderes, Ross Brawn ainda acredita em título da Mercedes


Longe dos líderes, Ross Brawn ainda acredita em título da Mercedes
Chefão da equipe afirma que desempenhos dos pilotos estão evoluindo
Por GLOBOESPORTE.COM
Londres

Um desempenho não muito animador nas primeiras oito provas do ano não foi capaz de desanimar a Mercedes para o restante da temporada. Para o chefão da equipe alemã, Ross Brawn, o título neste ano na Fórmula 1 ainda é possível para a escuderia, que soma 108 pontos, em quarto lugar no Mundial de Construtores. Seus pilotos também não estão bem na tabela: Nico Rosberg é o sexto, enquanto Michael Schumacher é o nono.

- Com o novo sistema de pontos neste ano, nós continuamos com uma distância aceitável dos líderes e vamos prosseguir com nossos esforços para nos tornamos ainda mais competitivos. A diferença entre vencer e perder é pequena. E nós precisamos diminuir essa diferença – disse.

Brawn afirma que o desempenho de seus pilotos na última prova, no GP do Canadá, também animou a equipe para saltos maiores.

- Nosso carro esteve bem adaptado ao circuito de Montreal, e nosso ritmo durante a corrida foi encorajador. Infelizmente, o treino classificatório foi decepcionante e nós nos qualificamos bem abaixo do nosso potencial, o que prejudicou nosso fim de semana. Nico foi claramente um dos carros mais rápidos durante a prova e seu desenvolvimento do meio para o sexto lugar foi impressionante. Michael mostrou um desempenho promissor, mas um dano em sua asa dianteira na primeira volta tirou suas chances – afirmou.

Para o próximo GP, em Valência, Brawn espera que seus carros se adaptem mais uma vez ao circuito como foi no Canadá.

- Para Valência, o circuito é similar ao de Montreal em vários aspectos, com longas retas conectadas por curvas lentas, o que deve combinar bem com nosso carro. Nós temos um pacote de atualizações que deverá ser um novo passo no nosso desenvolvimento – disse.

Na briga pelo título, Button diz que acertou ao mudar para a McLaren

Na briga pelo título, Button diz que acertou ao mudar para a McLaren
Atual campeão está apenas três pontos atrás do líder, Lewis Hamilton
Por GLOBOESPORTE.COM
Woking, Inglaterra

Pouco depois de conquistar o Mundial de Pilotos pela Brawn GP (atual Mercedes), Jenson Button optou por deixar a equipe e assinar contrato com a McLaren. Ele formaria o time dos sonhos britânicos ao lado do compatriota inglês Lewis Hamilton na equipe baseada em Woking (ING).

Hoje, na metade da temporada 2010, Button é o vice-líder do campeonato, apenas três pontos atrás do companheiro Hamilton. Em seu site, o atual campeão festeja a boa fase da equipe e ressalta a mudança acertada para a McLaren.

- Isto justifica minha decisão de ir para a McLaren no começo do ano. Sei que algumas pessoas questionaram abertamente aquela opção e minha motivação para mudar, mas acho que mostrei que foi a escolha certa - escreveu o piloto.

Button afirmou também que a capacidade da equipe de desenvolver um carro pesou bastante na sua escolha.

- Um dos fatores de motivação foi poder olhar, de fora, quanto desempenho a equipe adicionou ao carro no ano passado, transformando um carro de fim de pelotão em um vencedor. Aquilo não só me mostrou quanto poder de desenvolvimento está disponível a eles, mas também o quanto eles estavam buscando aquele desempenho. Seria mais fácil desistir e concentrar em 2010. Aquela mentalidade realmente me empolgou - explicou.

O inglês ressaltou o desafio de estar em uma nova equipe e continuar brigando por vitórias.

- Sempre disse que estava buscando um novo desafio, e é exatamente o que consegui. É empolgante estar trabalhando e pilotando ao lado de Lewis, e é excitante ser o campeão mundial e estar lutando pelo título novamente. Estar na briga é exatamente o objetivo de guiar em corridas.

Massa espera Ferrari brigando pela vitória no GP da Europa


Massa, animado para Valência (Foto: Getty Images

Massa espera Ferrari brigando pela vitória no GP da Europa, em Valência
Brasileiro confia nas atualizações que seu carro receberá para a prova
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália


Felipe Massa espera brigar pela vitória no GP da Europa, em Valência (Espanha), no próximo fim de semana (dia 27). Apesar de ter se envolvido em uma batida com Vitantonio Liuzzi na largada em Montreal, o brasileiro gostou do ritmo de corrida da Ferrari e ainda aposta nas atualizações que o F10 receberá para a próxima etapa.

- O carro estava muito mais competitivo no Canadá do que na Turquia, o que é uma boa base para Valência. O circuito de rua (espanhol) não é muito diferente das características de Montreal e, além disso, esperamos mais atualizações no F10, que o farão ainda mais competitivo com as equipe que estão à nossa frente no Mundial - disse o brasileiro, no site da Ferrari.

Em Valência, a Ferrari deve estrear um novo sistema de escapamento, mais baixo e parecido com o da RBR. No Mundial de Construtores, a escuderia italiana tem 161 pontos e ocupa a terceira posição, atrás da McLaren (215) e da RBR (193).

- Com a natureza imprevisível do campeonato deste ano, tudo pode acontecer e tenho certeza de que posso estar na luta pelos primeiros lugares no domingo, na Espanha - completou o brasileiro.

Pirelli passa a fornecer os pneus a partir de 2011

Pirelli passa a fornecer os pneus a partir de 2011

24 de junho de 2010
Livio Oricchio - O Estado de S.Paulo

NICE
Como nos três próximos campeonatos as equipes vão pagar pelo uso dos pneus, não foi fácil chegar a um acordo sobre qual proposta era melhor para a Fórmula 1, se da Pirelli, Michelin ou Cooper Avon, as três inscritas na concorrência. Venceu a opção dos times, a Pirelli, e não a da FIA, a Michelin. Portanto, sai a Bridgestone e entra a Pirelli, que deixou a F-1 em 1991, quando conquistou, no Canadá, com Nelson Piquet, da Benetton, sua 44.ª vitória na competição.


Mas a principal novidade da F-1 em 2011 visando a elevar o espetáculo será a possibilidade de o piloto alterar a inclinação do aerofólio traseiro nas manobras de ultrapassagem, a fim de facilitá-las.

O Conselho Mundial da FIA anunciou também ontem, em Paris, que pilotos cujos tempos de classificação para o grid superarem em 107% o tempo do mais veloz no Q1, a primeira parte do treino, não poderão participar da corrida. O objetivo é evitar carros muito lentos, o que pode comprometer a segurança.

Jornal O Estado de SP

sábado, 19 de junho de 2010



VonTrips 1960 Argentina

Fonte: http://www.f1-photo.com/Photo/VonTrips_1960_Argentina_01_BC.jpg/Search:Event:Argentina%20Year:1960/p8x20

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Barrichello está perto de renovar com a Williams, afirma site alemão



Barrichello é o 12º no Mundial 2010 (Getty Images)

Dono da equipe inglesa se diz satisfeito com o trabalho do piloto brasileiro
Por GLOBOESPORTE.COM
Grove, Inglaterra

A bordo de uma modesta Williams, Rubens Barrichello não luta pelo título da Fórmula 1 este ano. Após oito provas, o brasileiro soma apenas sete pontos e ocupa o 12º lugar no Mundial de Pilotos. Seu desempenho, porém, vem conquistando elogios do dono da equipe, Frank Williams, e deve lhe render uma renovação de contrato. A informação é do site alemão "Auto Motor und Sport".

- Sem Rubens, estaríamos perdidos - disse o chefe da equipe inglesa. Frank Williams afirmou também que a experiência do piloto brasileiro tem valor inestimável para o time.

O contrato do brasileiro é válido para a temporada 2010, com opção de renovação para 2011 e, segundo o "Auto Motor und Sport", a Williams deve manter sua dupla de pilotos. O companheiro de Barrichello é o alemão Nico Hulkenberg, calouro na F-1, que somou um ponto na temporada até agora.

Massa treina com simulador visando ao GP da Europa, em Valência


Massa aposta em uma boa corrida na Espanha
(Foto: Getty Images)

Massa treina com simulador visando ao GP da Europa, em Valência
Piloto da Ferrari tem boas lembranças do circuito, onde venceu em 2008
Por Das agências de notícias
Roma


O piloto Felipe Massa treinou nesta quinta-feira com o simulador de corridas para se preparar para o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, que será disputado no dia 27 de junho em Valência, onde o brasileiro buscará recuperar parte do terreno perdido. Em post publicado em seu blog da Ferrari, o piloto da escuderia italiana ressalta que correrá no GP da Europa após não ter participado no ano passado por causa do acidente no GP da Hungria. Na ocasião, foi atingido no rosto por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello.

- Valência não me ofereceu até agora corridas muito espetaculares, mas eu gosto da pista, também porque a única vez que corri aqui venci (em 2008). Hoje estou em Maranello (sede de Ferrari) para me preparar ao Grande Prêmio da Europa com o simulador. Gosto desse tipo de preparação - disse.

O piloto explica que, na quarta-feira que vem, partirá para a Espanha, onde terá a oportunidade de "apagar a desilusão do Canadá", quando terminou o GP de Montreal apenas na 15ª posição.

- Com um campeonato tão imprevisível como este, tudo ainda pode acontecer. Tenho certeza de que poderemos lutar pelas primeiras colocações na tarde de domingo, na Espanha.

Massa afirma que o aspecto positivo da última corrida é que seu carro, segundo ele, era "muito mais competitivo" do que o foi na Turquia.

- Além disso, teremos algumas novidades técnicas que devem nos deixar ainda mais competitivos em relação às equipes que estão na nossa frente.

A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo não animou muito Felipe Massa


Foto: Getty Images

Massa, sobre a estreia da seleção na Copa: 'Esperava algo melhor'
Piloto da Ferrari critica atuação da equipe contra a Coreia do Norte
Por Das agências de notícias
Maranello, Itália



Felipe Massa durante o GP do Canadá: piloto
não gostou da estreia do Brasil

A estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo não animou muito Felipe Massa. Nesta quinta-feira, o piloto da Ferrari publicou em seu blog que “esperava algo melhor” do Brasil na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte. O brasileiro, no entanto, acredita que o fato de ter sido o primeiro jogo pesou sobre os primeiros jogadores.

- Para ser sincero, esperava algo melhor, já que o estilo de jogo deles (da seleção) não foi muito empolgante e não muito 'Brasil’. De qualquer jeito, o importante é que vencemos, que é o que conta no final. Provavelmente o fato de ter sido o primeiro jogo faz com que os times saibam que precisam fazer um bom começo e, por isso, não jogam tão bem quanto podem - disse o piloto.

Massa espera que a seleção tenha uma atuação melhor nas próximas partidas. Ele, no entanto, acha que o Brasil terá ainda mais dificuldades contra Costa do Marfim e Portugal, “dois bons times” na opinião do piloto.

O brasileiro se prepara agora para o GP da Europa, em Valência, na Espanha, no dia 27 de junho. Na última corrida, no Canadá, Massa se envolveu em diversos incidentes e terminou a prova em 15º lugar. No Mundial de Pilotos, o piloto da Ferrari é o oitavo colocado, com 67 pontos.

De olho em retorno à F-1, Jacques Villeneuve adia planos na Nascar


Jacques Villeneuve está otimista (Getty Images)

De olho em retorno à F-1, Jacques Villeneuve adia planos na Nascar
Canadense vê Michael Schumacher como exemplo de que volta é possível
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Jacques Villeneuve deixou de lado seus planos para correr na Nascar, a importante categoria de stock car dos Estados Unidos. O piloto canadense, que esteve em Montreal no último fim de semana, quer mesmo é um cockpit na Fórmula 1 em 2010. Villeneuve não conseguiu o esperado retorno em 2010, mas se mostra confiante de que pode ter sucesso em 2011.

- Estou trabalhando em meu retorno à Fórmula 1 mais do que nunca, e já adiei minha participação na Nascar. A F-1 vem demonstrando este ano que a experiência conta mais do que nunca. A modalidade está em uma temporada muito forte, então, para mim, é importante fazer o meu melhor para voltar a um cockpit - disse Villeneuve, segundo o jornal alemão "Salzburger Nachrichten".

Aos 39 anos, o canadense teve esperança de voltar a competir na categoria em 2010, com a equipe sérvia Stefan GP, mas o time não conseguiu entrar na Fórmula 1. Villeneuve agora usa Schumacher como exemplo e afirma que pode ter sucesso novamente.

- Não há nada concreto porque ainda está cedo na temporada, mas já há alguns contatos positivos. Se o projeto da Stefan GP tivesse dado certo, eu já estaria na Fórmula 1 este ano. Michael (Schumacher) ainda é um excelente exemplo. Estou impressionado por como ele completou seu retorno. Ele é positivo e se diverte. O retorno de Schumacher é ótimo para a F-1.

Presidente da Ferrari reclama de equipes com 'nível de GP2' na F-1


Presidente da Ferrari reclama de equipes com 'nível de GP2' na F-1
Dirigente lamenta que Fernando Alondo tenha sido atrapalhado no GP do Canadá, no último domingo, por carros das pequenas Lotus e Hispania
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália

Luca Di Montezemolo se mostra incomodado o ritmo de corrida das equipes pequenas na Fórmula 1. Em entrevista ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", o presidente da Ferrari reclamou de eventos envolvendo carros do fim do pelotão que atrapalharam o espanhol Fernando Alonso.

- Carros que andam em nível de GP2 não deveriam participar de provas da F-1, porque devem correr nas manhãs de domingo. O ritmo de nosso carro era bom o bastante para vencer (no Canadá). Esperemos que no futuro não haja falhas em apertar botões ou dar voltas sobre carros que nos colocam em desvantagem, porque já passamos por isso - ressaltou.

Em Montreal, no último domingo, Alonso perdeu a liderança e, depois, a segunda colocação, após perder tempo e velocidade atrás da Lotus de Jarno Trulli e da Hispania de Karun Chandhok. O espanhol terminou a prova na terceira colocação.

Em mais de uma ocasião, Di Montezemolo afirmou que a Fórmula 1 se beneficiaria permitindo três carros de cada equipe grande no grid, em vez de trazer novas e inexperientes equipes.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Hamilton supera pneus e duelo com Alonso para vencer o GP do Canadá


Hamilton supera pneus e duelo com Alonso para vencer o GP do Canadá
Calor e desgaste tumultuam estratégias. Button completa a dobradinha da McLaren, e Massa é só o 15º após acidentes na largada e com Schumi no fim
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá


Após dois dias frios em Montreal, o calor chegou com força no domingo. Com isso, o GP do Canadá ganhou uma nova variável: o enorme desgaste dos pneus, que tumultuou as estratégias das equipes. Mas nem isto foi obstáculo para Lewis Hamilton, que superou Fernando Alonso após um emocionante duelo, e venceu a segunda corrida seguida na temporada 2010. De quebra, o inglês da McLaren ainda assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 109 pontos.

Jenson Button, companheiro de Hamilton, completou a dobradinha da McLaren com a segunda posição. Mas o atual campeão mundial também teve de superar Alonso na parte final da corrida, com uma bela ultrapassagem após um erro do espanhol da Ferrari, que completou o GP em terceiro. Os carros da RBR, que dominavam o campeonato, foram os que mais sofreram com os pneus e ficaram fora do pódio. Sebastian Vettel foi o quarto, seguido por Mark Webber, o quinto. O resultado foi péssimo para o australiano, então líder do Mundial. Ele perdeu duas posições no Mundial: está atrás de Hamilton e Button.


Lewis Hamilton estoura o champanhe após sua segunda vitória na temporada 2010 da Fórmula 1 (Foto: EFE)Após um acidente na largada com o italiano Vitantonio Liuzzi, Felipe Massa caiu para último e fazia uma boa corrida de recuperação até disputar a nona posição com Michael Schumacher. O alemão da Mercedes espremeu o brasileiro da Ferrari na freada para a chicane que antecede a reta dos boxes. Com a asa dianteira danificada, ele foi forçado a fazer mais um pit stop para trocar o bico e terminou apenas na 15ª posição, uma atrás de Rubens Barrichello, da Williams. Massa acabou punido com o acrésimo de 20 segundos por exceder a velocidade máxima no pit lane após o incidente, mas não perdeu posições.

Os estreantes brasileiros, mais uma vez, sofreram com o desempenho de seus carros. Bruno Senna abandonou na 23ª volta, após o câmbio de sua Hispania perder a segunda marcha. Lucas di Grassi, da VRT, chegou na 19ª e última posição, cinco voltas atrás do líder Lewis Hamilton. A próxima corrida da temporada 2010 é o GP da Europa, que será disputado no circuito de rua de Valência no dia 27 de junho.

A corrida

Após três dias com temperaturas abaixo dos 20ºC, o calor finalmente deu as caras em Montreal. O domingo começou com sol e 26ºC no Circuito Gilles Villeneuve, o que poderia afetar a estratégia das equipes. Webber, que tinha marcado o segundo tempo no treino, teve o câmbio de seu carro trocado pela RBR e perdeu cinco posições no grid, caindo para sétimo.

Na largada, Hamilton manteve a ponta com facilidade, à frente de Vettel, Alonso e Button. Massa, que largou em sexto, acabou se envolvendo em um incidente na primeira curva. O brasileiro tentou superar Liuzzi e Button, mas acabou encaixotado e colidiu com o italiano da Force India. Os dois ficaram para trás, precisaram trocar o bico no fim da primeira volta e foram relegados às últimas posições.


Felipe Massa e Vitantonio Liuzzi no acidente da largada do GP do Canadá, em Montreal (Foto: Getty Images)Ao contrário da maioria das corridas em pista seca neste ano, as emoções continuaram após a largada. Em quinto, Webber começava a pressionar Button, que tinha problemas com seus pneus macios. Na quinta volta, o australiano conseguiu a ultrapassagem na freada para a chicane que antecede a reta dos boxes. O desgaste excessivo começou a aparecer em alguns dos carros que ocupavam as primeiras posições.

Na liderança, Hamilton começou a ser muito pressionado por Vettel, enquanto Alonso e Webber chegavam nos dois primeiros. O australiano aproveitou e superou o espanhol na sétima volta. Após a ultrapassagem, o piloto da Ferrari entrou nos boxes, ao mesmo tempo que o inglês da McLaren, e superou o rival na saída. Ambos colocaram os pneus mais duros. No fim do pelotão, Massa andava rápido, tentando se recuperar.

Em quarto, Button começou a andar mais rápido na 12ª volta, se aproveitando do melhor desempenho dos compostos mais duros. Mas o excessivo desgaste continuava a preocupar as equipes, que já cogitavam a possibilidade de apostar em três paradas. Vettel fez seu pit stop na 14ª volta e cedeu a ponta para o suíço Buemi. Mas o piloto da STR entrou nos boxes na passagem seguinte, e Hamilton lucrou com uma bobeira de Alonso para assumir a liderança.


Sebastian Vettel e Mark Webber juntos nas primeiras posições no início do GP do Canadá (Foto: Reuters)Em 14º, Massa fez outro pit stop na 24ª volta e perdeu terreno novamente. Na frente, Hamilton continuava na ponta, mas pressionado por Alonso. O inglês fez uma nova parada na 26ª, cedendo a primeira posição para o espanhol. Só que ele teve de entrar nos boxes na 28ª, e a liderança passou a ser do australiano Mark Webber, que só tinha feito um pit stop, logo no início da prova.

O australiano controlou bem o desgaste de seus pneus duros e começou a abrir vantagem para Hamilton. Webber, Hamilton, Alonso, Button e Vettel, os cinco primeiros colocados neste momento, se mantinham a uma distância segura de seus rivais mais próximos. Já com dois pit stops, Massa andava rápido neste trecho da corrida e chegou a marcar a melhor volta na 35ª. O brasileiro se aproximou muito de Liuzzi, para tentar repetir o duelo da primeira curva.


Mark Webber liderou o GP do Canadá durante várias voltas, mas não resistiu ao desgaste (Foto: Reuters)Na 40ª volta, Webber começou a ter problemas com os pneus duros. O australiano ainda precisava de mais um pit stop para colocar os macios, mas sua vantagem para os rivais começava a ser bastante reduzida. Hamilton e Alonso duelavam pela segunda posição em meio ao tráfego e mesmo assim conseguiam chegar perto do piloto australiano.

Com os pneus completamente desgastados, Webber finalmente foi ultrapassado por Hamilton na 50ª volta, no fim da reta dos boxes. Em seguida, Alonso pressionou o australiano, que decidiu entrar nos boxes e cedeu a segunda posição para o espanhol. O piloto da RBR voltou em quinto, atrás do companheiro Vettel. Mais atrás, finalmente Massa conseguiu superar Liuzzi e assumiu o 12º lugar.


Lewis Hamilton lidera o GP do Canadá com boa vantagem para os rivais no circuito de Montreal (Foto: AFP)O brasileiro continuava sua luta para entrar na zona de pontuação e superou Adrian Sutil na 54ª volta, com uma bela ultrapassagem. Nico Hulkenberg, que estava em décimo, fez seu pit stop na 60ª e deixou a posição para Massa, que passou a marcar um pontinho. Só que Schumacher, mais à frente, enfrentava sérios problemas no carro. Ele foi ultrapassado por Buemi, caiu para nono e se tornou o próximo alvo do piloto da Ferrari.

Na 64ª volta, Massa chegou muito perto e tentou a manobra, por fora, na freada que antecede a chicane da reta de chegada. Mas Schumi o espremeu e acabou danificando a asa dianteira do brasileiro, que teve de fazer um pit stop extra e caiu para a 15ª posição. O alemão ainda foi superado por Liuzzi e Sutil, da Force India, e terminou em 11º.

Na frente, Hamilton apenas administrou a vantagem para o companheiro Button, que abriu boa distância para Alonso, o terceiro. Ele levou com tranquilidade seu carro até a linha de chegada pela segunda prova seguida, para alegria de sua namorada, a cantora Nicole Scherzinger.

Confira o resultado final do GP do Canadá (309,396 quilômetros):

1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 70 voltas em 1h33m53s456
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 2s254
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 9s214
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 37s817
5 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 39s291
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 56s084
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 57s300
8 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1 volta
9 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 1 volta
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta
12 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta
14 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta (punido)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 2 voltas
17 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 2 voltas
18 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas
19 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 5 voltas

Não completaram:
Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 20 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 28 voltas/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 40 voltas/motor
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 57 voltas/câmbio
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 69 voltas/acidente

Melhor volta: Robert Kubica (POL/Renault) - 1m16s972, na 67ª

Decepcionado, Massa lamenta GP do Canadá: 'Tudo aconteceu comigo'


Decepcionado, Massa lamenta GP do Canadá: 'Tudo aconteceu comigo'
Piloto brasileiro esperava ter melhor sorte na prova deste domingo
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá


Não foi o que Felipe Massa esperava. O brasileiro, que começou o GP do Canadá com uma boa largada, teve duas batidas, uma com Vitantonio Liuzzi e outra com Michael Schumacher, que prejudicaram seus planos para a corrida. Depois da prova, o piloto da Ferrari confessou a decepção com o resultado final. Ele terminou em 15º lugar, fora da zona de pontuação.

-Foi uma corrida horrível. Tudo aconteceu comigo. Na primeira curva, eu tive um acidente que me colocou fora da briga por um lugar entre os primeiros. Eu tive um ótimo começo, mas me vi em um sanduíche com Button e Liuzzi, que me tocou e vocês viram como terminou. Depois disso, eu sempre estive com muito tráfego à frente e quando eu ao menos consegui entrar na zona de pontuação, tive uma outra colisão, desta vez com Michael e colocou um fim às minhas chances de pontos.

Apesar do resultado, Massa elogiou o rendimento do carro na prova deste domingo.

- Uma pena, mas essas coisas acontecem. O carro estava muito bom hoje, como é normal nas corridas quando comparado ao treino de classificação.

O piloto brasileiro espera ter melhor sorte no próximo GP da Europa, em Valência, no dia 27 de junho.

- Eu espero ser melhor em Valência, porque vão ter mudanças no F10 e eu espero estar na briga por um lugar entre os primeiros.

Alonso comemora evolução da Ferrari


Alonso comemora evolução da Ferrari
Piloto espanhol fala em 'boa sensação' voltar a ter chances de vencer
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá


Fernando Alonso ficou feliz com o resultado do GP do Canadá neste domingo. Para o piloto espanhol, que terminou na terceira colocação, a vitória chegou a estar próxima, mas não veio por detalhes. Ainda assim, o bicampeão mundial elogiou a evolução da Ferrari.

- Eu acho que foi um grande dia para nós. O carro foi muito competitivo aqui no Canadá. Eu tive uma boa oportunidade de vencer hoje, lutando com Lewis.

O piloto espanhol acredita que a equipe está avançando gradativamente na temporada.

- Nós ultrapassamos o Lewis com um excelente trabalho. Depois, perdemos a posição com o tráfego e outra mais tarde. Perdemos 10 pontos nisso, mas foi uma grande recuperação no campeonato. Nós estávamos 50 segundos atrás da McLaren na Turquia e agora brigamos pela vitória aqui. Nós estamos indo na direção certa e eu acho que estamos de volta na luta. Nós ficamos muito perto, tivemos algumas boas disputas e foi uma boa sensação para mim voltar a ter chances de vencer e estar no pódio.

As imagens do GP do Canadá


Festa inglesa no pódio do Canadá
AFP

Por ter queimado a largada, o russo Vitaly Petrov foi penalizado
Reuters

Logo na primeira curva, Felipe Massa e Liuzzi se tocaram, e o brasileiro caiu para a 18ª posição Reuters
Vitantonio Luizzi roda ao ser ultrapassado antes da curva
Getty Images

Apesar de abandono, Bruno Senna vê avanços no GP do Canadá


Apesar de abandono, Bruno Senna vê avanços no GP do Canadá
Piloto da Hispania acredita que seu carro teve melhoras neste domingo
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Bruno durante o GP do Canadá (Foto: Divulgação)Bruno Senna abandonou o GP do Canadá na 14ª volta. Ainda assim, o brasileiro acredita que ter sido uma das melhores provas de sua Hispania. O piloto lembrou a boa largada e o fato de ter chegado a ocupar a 15ª posição, depois de largar em 22º.

- Deve ter sido a melhor posição de um carro da equipe até agora. Consegui escapar da confusão da primeira curva sem precisar sair da pista. Nem lembro direito o que aconteceu, só sei que passei até por uma Williams. O problema foi quando a prova retomou a normalidade. Tive de facilitar a passagem dos carros mais rápidos, e os pilotos das equipes que brigam com a gente encostaram. A disputa com eles aumentou o desgaste dos pneus.

Bruno abandonou a prova devido à quebra de sua segunda marcha. O brasileiro lamentou o fato, mas disse que não havia nada a ser feito.

- Não havia mais nada a fazer. A segunda é uma das marchas mais usadas nesta pista e não daria para continuar – afirmou.

O brasileiro torce para que a Hispania tenha atualizações na próxima etapa, o GP da Europa, no fim do mês, com a nova asa dianteira. O novo pacote aerodinâmico, porém, só estará completo provavelmente no GP da Alemanha, no fim de julho.

- Esta será nossa primeira evolução de grande peso e poderá fazer diferença em nossa competição particular contra as demais equipes novatas.

Barrichello lamenta incidente com Alguersuari e afirma: 'É frustrante'


Barrichello lamenta incidente com Alguersuari e afirma: 'É frustrante'
Brasileiro terminou o GP do Canadá na 14ª colocação neste domingo
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá


Um toque do espanhol Jaime Alguersuari acabou com as esperanças de Rubens Barrichello para o GP do Canadá, neste domingo. O brasileiro, que esperava acabar a corrida na zona de pontuação, acabou cruzando a linha de chegada em 14º, à frente de Felipe Massa, da Ferrari. O piloto da Williams lamentou o resultado.

- Fomos para a corrida com nosso objetivo de ficar na margem dos pontos, mas tornou-se uma corrida muito movimentada. Tive um problema no grid, então tive que tentar recuperar alguns lugares. O Alguersuari me bateu depois de eu já ter ultrapassado. O dano bloqueou o duto de refrigeração do meu freio dianteiro esquerdo, e quando a temperatura subiu, eu perdi o pedal e tive que deixar os carros passarem até chegar ao pit.

Rubinho acredita que o resultado final acabou sendo frustrante para toda a equipe.

- Mesmo após a parada, levou três voltas para o pedal de freio voltar, este incidente realmente acabou com a nossa corrida. É frustrante para toda a equipe, que certamente tinha um carro capaz de ter um bom final hoje – afirmou.

Di Grassi fica feliz com desempenho: 'Deixou a equipe muito confiante'


Di Grassi fica feliz com desempenho: 'Deixou a equipe muito confiante'
Piloto brasileiro chegou a ocupar a décima colocação no GP do Canadá
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Di Grassi em ação no Canadá(Foto:VRT/Divulgação)Lucas di Grassi cruzou a linha de chegada do GP do Canadá em 19º lugar, o último entre os pilotos que completaram a prova. Ainda assim, o brasileiro elogiou o desempenho do VRT na prova, principalmente na primeira parte.

- O carro estava andando bem, apesar de estar difícil de guiar. Eu estava muito confiante e tirando o máximo do equipamento. Cheguei a ser o décimo, melhor posição que ocupei esse ano. Foi a primeira vez que andei em uma posição inserida na janela de pontuação. Essa primeira parte da corrida foi extremamente positiva e deixou a equipe muito confiante - afirmou.

Um problema hidráulico, no entanto, fez com que o brasileiro não conseguisse manter o ritmo até o fim da corrida. Apesar disso, Di Grassi se disse feliz com o seu desempenho.

- O carro apresentou um problema hidráulico. Precisei tirar o pé, diminuir bastante o ritmo para conseguir chegar até o final. Pode parecer uma coisa fácil de fazer, mas não é. Todo piloto está preparado para andar no limite e maneirar o ritmo em plena corrida exige muita concentração e autocontrole. Dentro das nossas possibilidades, acho que o trabalho foi bem feito. Estou muito feliz e essa corrida foi um teste que mostrou que eu estou adaptado à Fórmula 1 como um todo - afirmou.

Para Di Grassi, a pista no Canadá não era das melhores para o carro da VRT.

- Realmente, a pista não foi benéfica para o nosso carro, não se acertou muito bem. Mas tivemos vários pontos positivos na corrida. Eu consegui terminar a corrida, fiquei à frente do meu companheiro de equipe, atingi a janela de pontuação pela primeira vez e andamos muito perto da Lotus - disse.

Schumacher escapa de punição por choque com Felipe Massa no Canadá

Schumacher escapa de punição por choque com Felipe Massa no Canadá
Comissários da prova conversam com pilotos e decidem poupar o alemão
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá


Michael Schumacher escapou de uma punição por conta do choque com Felipe Massa, na 64ª volta do GP do Canadá. Os comissários da prova analisaram o momento da batida e conversaram com os dois pilotos. Depois, decidiram poupar o alemão.

Na disputa, Massa chegou muito perto e tentou a manobra, por fora, na freada que antecede a chicane da reta de chegada. Mas Schumi o espremeu e acabou danificando a asa dianteira do brasileiro, que teve de fazer um pit stop extra e caiu para a 15ª posição. O brasileiro depois ainda foi punido com 20s por excesso de velocidade na saída dos boxes, mas manteve a colocação.

Lewis Hamilton cruza a linha de chegada em primeiro no GP de Montreal

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1282017-7824-LEWIS+HAMILTON+CRUZA+A+LINHA+DE+CHEGADA+EM+PRIMEIRO+NO+GP+DE+MONTREAL,00.html

Confira o pódio do GP de Montreal

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1282019-7824-CONFIRA+O+PODIO+DO+GP+DE+MONTREAL,00.html

Melhores momentos: GP de Montreal

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1282026-7824-MELHORES+MOMENTOS+GP+DE+MONTREAL,00.html

sábado, 12 de junho de 2010

Melhores momentos: treino oficial do GP de Montreal

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1281631-7824-MELHORES+MOMENTOS+TREINO+OFICIAL+DO+GP+DE+MONTREAL,00.html

Treino oficial do GP de Montreal - Q2

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1281625-7824-TREINO+OFICIAL+DO+GP+DE+MONTREAL+Q,00.html

Confira os últimos momentos do Q3 do GP de Montreal

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1281626-7824-CONFIRA+OS+ULTIMOS+MOMENTOS+DO+Q+DO+GP+DE+MONTREAL,00.html

Lewis Hamilton comemora pole em Montreal empurrando o carro na pista

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1281623-7824-LEWIS+HAMILTON+COMEMORA+POLE+EM+MONTREAL+EMPURRANDO+O+CARRO+NA+PISTA,00.html

Confira a volta que valeu a pole do Gp de Montreal para Lewis Hamilton

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1281622-7824-CONFIRA+A+VOLTA+QUE+VALEU+A+POLE+DO+GP+DE+MONTREAL+PARA+LEWIS+HAMILTON,00.html

GP do Canadá - treino classificatório


Confira: posição de largada para o GP do Canadá

1 - Hamilton - 1m15s105
2 - Webber - 1m15s373
3 - Vettel - 1m15s420
4 - Alonso - 1m15s435
5 - Button - 1m15s520
6 - Liuzzi - 1m15s648
7 - Massa - 1m15s688
8 - Kubica - 1m15s715
9 - Sutil - 1m15s881
10 - Rosberg - 1m16s071

Felipe Massa resvala no muro durante o treino

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1281583-7824-FELIPE+MASSA+RESVALA+NO+MURO+DURANTE+O+TREINO,00.html
Sábado, 12/06/2010

Felipe Massa resvala no muro durante o treino.

'Nosso carro está mais competitivo do que na corrida anterior', diz Massa


'Nosso carro está mais competitivo do que na corrida anterior', diz Massa
Piloto comemora desempenho da Ferrari nos treinos para o GP do Canadá
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Felipe Massa durante os treinos livres para o GP do
Canadá (Foto: Agência Reuters)O desempenho da Ferrari nos treinos livres do GP do Canadá, nesta sexta-feira, foi comemorado por Felipe Massa. O brasileiro terminou a segunda sessão com o quinto melhor tempo, enquanto que Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, conseguiu o segundo.

- Não foi um dia fácil, especialmente em termos de degradação dos pneus traseiros. Mas pelo que vimos hoje, nosso carro está mais competitivo do que na corrida anterior. A diferença para as equipes mais fortes como RBR e McLaren parece ser menor e eu realmente espero que possamos lutar pelos primeiros lugares.

Button é o mais rápido no primeiro treino livre para o GP do Canadá


Button é o mais rápido no primeiro treino livre para o GP do Canadá
Barrichello é nono, e Massa fica em 12º. Senna fica atrás de companheiro
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

O inglês Jenson Button foi o mais veloz na primeira sessão de treinos livres para o GP do Canadá, em Montreal. O atual campeão do Mundial de Pilotos fez a volta mais rápida em 1m18s127 a bordo de sua McLaren. O alemão Michael Schumacher (1m18s285), da Mercedes, fez a segunda melhor marca, seguido de Lewis Hamilton (1m18s352), também da McLaren, Nico Rosberg (1m18s356), da Mercedes, e Sebastian Vettel (1m18s549), da RBR.


Jenson Button pisa fundo em sua McLaren no primeiro treino livre em Montreal (Foto: Getty Images)Entre os brasileiros, o melhor da sessão foi Rubens Barrichello, da Williams, com 1m19s313, décimo tempo. Ele, porém, foi mais lento que seu companheiro de equipe, Nico Hulkenberg (1m19s282), o nono colocado. Felipe Massa também foi superado pelo colega de Ferrari Fernando Alonso. O brasileiro fez o 12º tempo, com 1m19s511, enquanto o espanhol foi o sétimo, com 1m18s726.

Bruno Senna, da Hispania, foi mais um superado pelo companheiro. O indiano Karun Chandhok foi o 20º mais rápido, com 1m21s977, enquanto o sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna foi o 22º, com 1m22s701. Lucas Di Grassi, da VRT, não completou voltas e ficou em último. Com pouco mais de uma hora de treino, ele abortou sua tentativa e parou seu carro perto da Curva 6.

Confira os tempos do primeiro treino livre em Montreal:

1 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 1m18s127 (23 voltas)
2 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m18s285 (19)
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m18s352 (19)
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m18s356 (23)
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m18s549 (27)
6 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m18s662 (19)
7 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m18s726 (21)
8 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m19s097 (25)
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m19s282 (31)
10 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m19s313 (19)
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m19s373 (12)
12 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s511 (21)
13 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m19s549 (24)
14 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m19s609 (26)
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m20s186 (33)
16 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m20s320 (27)
17 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m20s584 (21)
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m20s823 (28)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m21s869 (24)
20 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m21s977 (27)
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m22s543 (12)
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m22s701 (28)
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m22s713 (20)
24 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - sem tempo

Alonso diz que segundo lugar no treino dá moral, mas prega humildade


Alonso diz que segundo lugar no treino dá moral, mas prega humildade
Piloto aposta em bom desempenho da Ferrari no GP do Canadá
Por Das agências de notícias
Montreal, Canadá


Alonso foi o segundo mais rápido no segundo
treino livre no Canadá (Foto: Getty Images)Dono do segundo melhor tempo na última sessão de treinos livres para o GP do Canadá, Fernando Alonso declarou que "qualquer bom resultado é uma injeção de moral", mas lembrou que é preciso sempre ter os pés no chão.

- Temos de ser inteligentes e não nos empolgarmos demais quando conseguimos um bom resultado, nem ficarmos pessimistas quando o resultado é ruim - disse o piloto da Ferrari.

Ele lamentou o fato de a equipe não ter conseguido estar no mesmo nível de McLaren e da RBR no GP da Turquia, há duas semanas, mas planeja uma boa participação no Canadá.

- Não termos sido competitivos na Turquia foi um golpe duro para a equipe. Aqui chegamos outra vez com muita vontade e concentração. Hoje tudo fluiu bem, mas amanhã pode ser um dia difícil para nós. Qualquer bom resultado é uma injeção de moral, mas com os pés no chão.

Como prova de que a humildade não está presente apenas no discurso, o bicampeão mundial lembrou que sua trajetória na Turquia começou bem, como no Canadá, mas terminou mal.

- É bom lembrar que na Turquia fui quinto no segundo treino da sexta-feira e depois não consegui passar do Q2 na classificação de sábado. Não é possível saber em que nível estamos até que chegue o treino de amanhã.

Vettel reclama: ‘Estava mais para rali cross country do que para Fórmula 1’


Vettel reclama: ‘Estava mais para rali cross country do que para Fórmula 1’
Mais veloz da sexta-feira, alemão da RBR diz que pista de Montreal estava deslizando e que o segredo foi não entrar em pânico
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá

Vettel reclama da pista canadense (Foto: EFE)Dono do melhor tempo da sexta-feira em Montreal, Sebastian Vettel, da RBR, reclamou da aderência da pista canadense. O alemão acredita, porém, que as condições vão melhorar até a prova deste domingo. A largada será às 13h (de Brasília).

Vettel fez o quinto melhor tempo no primeiro tempo, liderado pelo britânico Jenson Button. Na segunda sessão, a 35 minutos do fim, cravou 1m16s877 em sua melhor volta.

- Todo mundo estava deslizando um pouco no final. Estava mais para rali cross country do que para Fórmula 1. A pista estava muito ruim esta manhã, mas vai melhorar no fim de semana. O segredo é não entrar em pânico, o que tende a acontecer. Fizemos apenas alguns ajustes entre as duas sessões.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Felipe Massa fica na Ferrari até 2012


Felipe Massa fica na Ferrari até 2012
Escuderia italiana encerra especulações e acerta renovação do piloto brasileiro

Ferrari abre loja em Joanesburgo


10/06/2010 08h51 - Atualizado em 10/06/2010 08h51

Ferrari abre loja em Joanesburgo
Asa dianteira do modelo de Fórmula 1 de 1997 está exposta na vitrine
Por GLOBOESPORTE.COM
Joanesburgo


A Ferrari abriu, nesta semana, sua segunda loja na África do Sul. O novo estabelecimento fica em Sandton City, no shopping Nelson Mandela, em Joanesburgo. Com mais de 100 metros quadrados, a loja coloca à venda, além de produtos atuais, a asa dianteira completa do modelo da escuderia usado no Mundial de Fórmula 1 de 1997. A primeira loja da Ferrari na cidade foi aberta no aeroporto da cidade, onde continua em atividade

Ferrari abre portas para ajudar na recuperação de Valentino Rossi


Rossi foi levado de
helicóptero a um hospital (Foto: agência Reuters)

Ferrari abre portas para ajudar na recuperação de Valentino Rossi
Piloto sofreu fratura exposta durante um teste da MotoGP em Mugello
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália


Após o acidente em Mugello,Valentino Rossi deve ficar dois meses se recuperando do grave acidente em que sofreu uma fratura exposta, mas já sabe que pode contar com a ajuda da Ferrari. O presidente da montadora italiana, Luca di Montezemolo, disse que a escuderia fará o possível para auxiliar na volta de Rossi às pistas.

- Todos na Ferrari estão com você nesta época difícil. Temos certeza que você voltará às pistas logo, mais forte do que antes. Se durante sua recuperação você quiser treinar em quatro rodas, lembre-se que as portas de Maranello estão sempre abertas para você - ressaltou.

Rossi já testou várias vezes com carros da Ferrari, e Montezemolo já afirmou que gostaria de tê-lo como piloto oficial em um terceiro carro da escuderia.

Bruno Senna: ‘Com a equipe certa e o carro certo, posso ser campeão’


Bruno Senna, piloto da Hispania (Foto: Divulgação)

Bruno Senna: ‘Com a equipe certa e o carro certo, posso ser campeão’
Estreante na Fórmula 1, piloto brasileiro está ansioso para o GP do Canadá e diz que só conhece o circuito pela televisão e pelos videogames
Por GLOBOESPORTE.COM
Montreal, Canadá


Estreante na Fórmula 1, Bruno Senna disse nesta segunda-feira que, na equipe certa e com o carro certo, pode ser campeão mundial. O brasileiro ocupa a 23ª colocação na classificação da temporada. A Hispania é a 12ª e última no Mundial de Construtores.

- Há uma linha tênue entre falar e fazer. É muito difícil, mas, no lugar certo, com a equipe certa e carro certo, eu posso ser campeão mundial – disse ao site “Crash”.

Na semana passada, o chefe da Hispania, Colin Kolles, fez elogios a seus dois pilotos, Bruno Senna e o indiano Karun Chandhok. Em entrevista à "Autosport", ele disse que a dupla não pode ser responsabilizada pelos maus resultados até agora.

Bruno completou apenas duas corridas - Malásia e China - e ficou em 16º em ambas. Ele está ansioso para a próxima prova, neste domingo, no Canadá.

- Eu conheço o circuito Gilles Villeneuve apenas pela televisão e videogames. A pista é uma mistura de velocidade baixa e curva rápidas. É muito desafiadora.

Ferrari encerra especulações e acerta renovação de Massa até o fim de 2012


(Foto: Reuters)

Ferrari encerra especulações e acerta renovação de Massa até o fim de 2012
Escuderia confirma acordo com piloto brasileiro na manhã desta quarta-feira
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália

Massa fica na Ferrari por mais dois anos, mesmo
tempo do companheiro Alonso Após ver sua vaga ser alvo de várias especulações da imprensa europeia, Felipe Massa teve seu contrato com a Ferrari renovado até o fim da temporada 2012 da Fórmula 1. Com isso, o brasileiro e Fernando Alonso formarão a dupla da equipe italiana por mais duas temporadas e terão seus compromissos encerrados ao mesmo tempo.

A equipe italiana confirmou a assinatura do contrato com o brasileiro na manhã desta quarta-feira. Massa está na equipe desde 2001, onde foi piloto de testes, chegou a ser emprestado para a Sauber para pegar experiência e tem um cockpit titular desde 2006. Além de Alonso, ele já teve Michael Schumacher e Kimi Raikkonen como companheiros na Ferrari.

Blog Voando Baixo: renovação por duas temporadas é recompensa para Massa


Chefe da equipe italiana, Stefano Domenicali elogiou o brasileiro. No ano passado, por ocasião do acidente de Massa no treino classificatório para o GP da Hungria, o dirigente manteve sua vaga a salvo. Na ocasião, o piloto foi substituído pelos italianos Luca Badoer e Giancarlo Fisichella.

- Felipe já faz parte da Ferrari há quase uma década conosco. Ele cresceu como piloto e como homem, passando por momentos muito difíceis e nos dando muita alegria. Queríamos mostrar que temos estabilidade para o futuro, convencidos do valor de uma dupla de pilotos que tem talento sem igual, velocidade e capacidade de trabalhar para o bem da equipe - diz Domenicali.

A renovação por mais dois anos com Felipe Massa mostra a confiança no trabalho do brasileiro. Ele, aliás, nunca se mostrou abalado com as especulações de alguns veículos da imprensa europeia, que chegaram a colocar o polonês Robert Kubica e o australiano Mark Webber - que renovou com a RBR há dois dias - em seu lugar na próxima temporada. O piloto mostrou o orgulho por poder continuar a pilotar pela Ferrari.

- Estou feliz por ter recebido a oportunidade de pilotar pela Ferrari em mais duas temporadas. Durante toda a minha carreira na Fórmula 1, sempre corri com motores feitos em Maranello e é um grande orgulho poder continuar a trabalhar com uma equipe que é minha segunda família.

Vice-campeão da temporada 2008, Felipe Massa disputou 69 GPs pela Ferrari, com 11 vitórias, 30 pódios e 15 poles. Na carreira, o brasileiro tem 121 largadas e 387 pontos.