quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Instituições estatais da Venezuela patrocinam Maldonado, candidato a vaga na F-1

Miguel Gutierrez/AFP

DE SÃO PAULO

Imagine se Rubens Barrichello ou Felipe Massa tivessem, para correr na F-1, patrocínios de vários ministérios, do BNDES, do Banco do Brasil e da Petrobras, entre outras empresas estatais.

Pastor Maldonado pode aparecer na F-1 em 2011

É o que acontece com o venezuelano Pastor Maldonado, 25, cotado para ser o companheiro de Barrichello na Williams no ano que vem.

Atual campeão da categoria GP2, Maldonado é bancado por dez instituições públicas da Venezuela.

Sua lista de patrocinadores inclui, entre outros, ministérios (Esporte e Turismo), bancos (Banco de Desarrollo Económico y Social e Banco de Comercio Exterior), companhia petrolífera (PDVSA), empresa de telecomunicações (CanTV) e o governo de Hugo Chávez.

Inclusive, foi a grande quantidade de patrocínios que abriu as portas da F-1 para o piloto venezuelano.

A Williams, hoje uma equipe mediana, deve recorrer a um piloto que pague para correr pelo time para repor a perda de investidores.

O dinheiro investido pela Venezuela em Maldonado --foi divulgado que a petrolífera PDVSA pagaria 15 milhões de euros aos ingleses --se encaixa nas aspirações do time.

Na semana passada, durante treinos em Abu Dhabi, Maldonado fez testes na Williams e também na Hispania, equipe em que corre o brasileiro Bruno Senna.

"A Venezuela está me empurrando e me quer na F-1. Todos os meus patrocinadores são do meu país. O Chávez me apoia e quer desenvolver todo o esporte da Venezuela", disse Maldonado, em junho, na Espanha.

Sua estreia na próxima temporada da F-1 é incentivada publicamente pelo presidente Hugo Chávez.

Em setembro, quando o piloto conquistou, com uma corrida de antecedência, o título da GP2, Chávez o premiou com a Ordem do Libertador, a condecoração máxima da Venezuela.

Neste mês, após a última corrida do ano, nos Emirados Árabes, o presidente enviou ao piloto a seguinte mensagem, divulgada nos meios de comunicação do país:

"Pastor, parabéns de toda a Venezuela. Campeão mundial da GP2, antessala da F-1, com sua equipe Rapax. Orgulhoso de ti, Pastor Maldonado, siga em frente, irmão. Viva Venezuela!", disse o texto.

O amparo financeiro de Chávez é prontamente retribuído por Maldonado, presença constante em eventos de apoio ao presidente.

O piloto é frequentemente citado no site do partido chavista, o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela).

Há dois meses, pediu, em rede nacional, que os venezuelanos participassem das eleições legislativas, em setembro, em que Chávez não conseguiu eleger maioria qualificada no Parlamento.

Folha de SP

domingo, 14 de novembro de 2010

Melhores momentos: GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374941-7824-MELHORES+MOMENTOS+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Domingo, 14/11/2010

Sebastina Vettel, da RBR, vence a corrida e conquista o título mundial. Lewis Hamilton, da McLaren, chega em segundo, seguido por seu companheiro de equipe Jenson Button. Fernando Alonso, da Ferrari, fica com a sétima posição.

Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 e conquistou o título de pilotos da categoria


Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 e conquistou o título de pilotos da categoria.
REUTERS/Ahmed Jadallah


ABU DHABI (Reuters) - O piloto alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1 neste domingo e conquistou o título de pilotos da categoria.
Descontração total no circuito em Abu Dhabi
Reuters


Barrichello ficou em sétimo lugar com a marca de 1m40s203
agência Getty Images


E ainda por cima é novo: Sebastian Vettel vence o GP de Abu Dhabi, conta com prova ruim de Alonso e Webber e, aos 23 anos, torna-se o campeão mais jovem da Fórmula 1

Sebastian Vettel: mais um alemão voador - Esporte - Notícia - VEJA.com

Sebastian Vettel: mais um alemão voador - Esporte - Notícia - VEJA.com

Confira o pódio do GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374940-7824-CONFIRA+O+PODIO+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Confira a volta final do GP de Abu Dhabi, que valeu o título mundial a Sebastian Vettel

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374936-7824-CONFIRA+A+VOLTA+FINAL+DO+GP+DE+ABU+DHABI+QUE+VALEU+O+TITULO+MUNDIAL+A+SEBASTIAN+VETTEL,00.html

Vettel domina em Abu Dhabi, seca Alonso e arranca o título da Fórmula 1


Espanhol da Ferrari chega apenas em sétimo e vê a festa do alemão da RBR, que se torna o mais jovem campeão da história da categoria, aos 23 anos
Por Rafael Lopes
Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

Sebastian Vettel chegou a Abu Dhabi sem nenhuma intimidade com o topo da tabela da Fórmula 1. O alemão da RBR não liderou a temporada em momento algum e entrou na última prova do ano como azarão para conquistar o título. Foi apresentado à liderança na hora certa, disse “muito prazer” e levantou uma taça que parecia improvável. Vettel largou na pole neste domingo, não olhou mais no retrovisor e empurrou a enrascada para quem vinha atrás. Ainda era preciso secar Fernando Alonso, que só precisava chegar em quarto para ser tri. Parecia pouco, mas não era. O alemão de 23 anos viu o espanhol cruzar em sétimo e, eufórico, tornou-se o piloto mais jovem a erguer um troféu da categoria.

Dono de 10 pole positions no campeonato de 2010, Vettel nunca precisou tanto confirmar a rapidez da sua RBR. No circuito da Yas Marina, só largou o primeiro lugar por alguns instantes, quando parou nos boxes. E contou com a sorte de ver Alonso engarrafado lá atrás.


Vettel deixou os adversários para trás e conseguiu o improvável: é o novo campeão da F-1 (Foto: AFP)Lewis Hamilton, da McLaren, cruzou em segundo, mas suas chances de título eram remotas demais para buscar o milagre. Campeão em 2009 e sem chances em Abu Dhabi, Jenson Button foi o terceiro, seguido pelos intrusos Nico Rosberg, da Mercedes, Robert Kubica, da Renault, e seu companheiro Vitaly Petrov. Alonso terminou em sétimo, à frente de Mark Webber, que em nenhum momento deu esperanças de ganhar o título. Resta ao australiano de 34 anos ver o companheiro de equipe, 11 anos mais jovem, levantando o troféu.

A corrida já começou tensa. Vettel manteve a ponta, seguido por Hamilton, mas Alonso perdeu a terceira posição para Button. E os holofotes, enfim, se voltaram para Michael Schumacher. Não do jeito que o alemão gostaria, claro. Com um discreto nono lugar na classificação da temporada, o alemão só atraiu a atenção quando sua Mercedes rodou na primeira volta e parou no meio da pista, virada na contramão. O italiano Vitantonio Liuzzi não conseguiu desviar e escalou o carro de Schumi. Safety car na pista durante cinco voltas.

Na hora da relargada, o cenário era de limite para Alonso. O espanhol precisava resistir aos ataques de Webber e segurar a quinta posição, para que o título não caísse no colo de Vettel. Ainda havia 50 voltas pela frente, mas o piloto da Ferrari começava a ver o tricampeonato escapando.

Enquanto o alemão da RBR mantinha a ponta, Alonso estava em 11º na metade da corrida - posição fictícia, já que vários rivais ainda precisariam passar pelos boxes. Mas o espanhol se via preso atrás de Petrov e Rosberg, e aí não havia ficção alguma, porque os dois também já tinham parado. Era preciso ultrapassá-los para encostar a mão na taça.

Quando Vettel fez sua parada, Button assumiu a liderança. Era apenas um alento para o campeão de 2009, que cumpria tabela nos Emirados Árabes e ainda seria obrigado a fazer o pit stop. Foi o que aconteceu na 40ª volta, quando o piloto da RBR retomou seu posto de líder, voando a caminho do título. No retrovisor, ele via Alonso em oitavo, ainda com Petrov e Rosberg no meio do caminho.

Robert Kubica parou na 47ª volta e retornou na frente de Alonso, complicando ainda mais a vida do bicampeão. Àquela altura era preciso ganhar três posições na base do acelerador, sem pit stops. O título caminhava em alta velocidade para o colo de Vettel, que só precisava trazer o carro até a bandeirada final. Foi o que aconteceu.

A Fórmula 1 conheceu seu mais jovem campeão, roubando por cinco meses o posto que era de Lewis Hamilton e já tinha sido de Fernando Alonso. Prêmio para quem foi rápido durante todo o ano, apesar de só ter conhecido a liderança na última corrida. Quando importava.

Globo.com

Ferrari pede para Fernando Alonso usar seu talento na 43ª volta do GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374932-7824-FERRARI+PEDE+PARA+FERNANDO+ALONSO+USAR+SEU+TALENTO+NA+VOLTA+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Lewis Hamilton e Robert Kubica lutam pela terceira posição na 31ª volta do GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374925-7824-LEWIS+HAMILTON+E+ROBERT+KUBICA+LUTAM+PELA+TERCEIRA+POSICAO+NA+VOLTA+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Ferrari dá dura em Alonso e manda ele apertar o ritmo na 22ª volta do GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374922-7824-FERRARI+DA+DURA+EM+ALONSO+E+MANDA+ELE+APERTAR+O+RITMO+NA+VOLTA+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Alonso tenta ultrapassar Petrov e quase bate na 23ª volta do GP de Abu Dha

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374923-7824-ALONSO+TENTA+ULTRAPASSAR+PETROV+E+QUASE+BATE+NA+VOLTA+DO+GP+DE+ABU+DHA,00.html

Alonso, Webber e Vettel disputam o caneco da temporada 2010 no GP de Abu Dhabi

Fernando Alonso para nos boxes para trocar os pneus na 16ª volta do GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374919-7824-FERNANDO+ALONSO+PARA+NOS+BOXES+PARA+TROCAR+OS+PNEUS+NA+VOLTA+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Pista limpa e pilotos relargam na 6ª volta do GP da Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374913-7824-PISTA+LIMPA+E+PILOTOS+RELARGAM+NA+VOLTA+DO+GP+DA+ABU+DHABI,00.html

Rubens Barrichello e Kamui Kobayashi disputam posição na 7ª volta do GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374914-7824-RUBENS+BARRICHELLO+E+KAMUI+KOBAYASHI+DISPUTAM+POSICAO+NA+VOLTA+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Confira a largada do GP de Abu Dhabi e o acidente de Schumacher com Liuzzi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374909-7824-CONFIRA+A+LARGADA+DO+GP+DE+ABU+DHABI+E+O+ACIDENTE+DE+SCHUMACHER+COM+LIUZZI,00.html

Domingo, 14/11/2010

Confira a largada do GP de Abu Dhabi e o acidente de Schumacher com Liuzzi.

Sem choque cultural, mulheres da F-1 não sofrem restrições em Abu Dhabi

Repórter de uma TV espanhola usa saia curta nopaddock (Foto: Rafael Lopes)

Sem choque cultural, mulheres da F-1 não sofrem restrições em Abu Dhabi

Funcionárias desfilam pelo circuito com minissaias sem serem incomodadas. Equipes não recebem pedido para terem uniformes mais comportados
Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes
Uma imagem geral do paddock do GP de Abu Dhabi, no circuito da Yas Marina, pouco difere de qualquer outra da temporada da Fórmula 1. À exceção da presença de alguns árabes - homens e mulheres - com suas roupas típicas, as pessoas que trabalham na categoria pouco alteraram suas rotinas. Os uniformes continuam os mesmos e os hábitos também, talvez apenas um pouco mais discretos.

Por exemplo, as equipes e a organização da corrida não colocaram as grid girls com os tradicionais collants, bem sensuais. Por causa do patrocinador do evento, uma companhia aérea do país, elas estarão vestidas como aeromoças, de forma mais comportada. Fora isso, a rotina dos times pouco mudou. O fato da cidade de Abu Dhabi já ser muito ocidentalizada ajuda a não haver choque de culturas.

As mulheres que trabalham na Fórmula 1 continuam da mesma forma. Para as funcionárias das equipes, nada mudou da corrida no Brasil para Abu Dhabi. As contratadas da RBR, por exemplo, continuam a usar suas saias mais curtas, por exemplo, que as da Mercedes, com peças maiores de roupa. Todas elas andam pelo autódromo e vão para seus hotéis sem serem incomodadas. Os times não receberam nenhum pedido para que as vestimentas fossem mudadas antes da corrida.

Meninas da Force India não abandonam o figurino coladinho (Foto: Rafael Lopes)

A Force India e a Lotus foram as equipes mais ousadas. Durante o passeio do público dos camarotes nos boxes, as duas equipes tinham promotoras em seus boxes com roupas bem mais curtas e bem coladas ao corpo. Nenhum problema. Alguns homens árabes que passavam pelo local no momento, chegaram até a tirar fotos com elas, às gargalhadas. Tudo com a maior tranquilidade.
Abu Dhabi, aliás, abriu uma exceção no fim de semana da Fórmula 1. O mundo árabe não permite que bebidas alcoolicas sejam consumidas em público, por causa da religião. No entanto, nos hotéis da Ilha de Yas, onde fica o circuito, elas estavam liberadas. As calçadas em frente a eles ficavam lotadas por membros de equipes, que dançavam até o meio da madrugada, no horário local.

Globo.com

Com diária de até R$ 9.360, Yas Hotel põe o hóspede quase dentro da pista

Os barcos, a pista e o hotel: vista privilegiada para quem pode pagar (Foto: Rafael Lopes / Globoesporte.com)

Com diária de até R$ 9.360, Yas Hotel põe o hóspede quase dentro da pista

Localizado entre as curvas 18 e 19 do circuito em Abu Dhabi, prédio abriga os pilotos da Fórmula 1 e tem cobertura que muda de cor ao longo da corrida
Por Rafael Lopes Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

Corrida ao pôr-do-sol, parque de diversões ao lado da pista, trajes árabes por todos os lados. Não são poucas as marcas registradas do GP de Abu Dhabi, que decide a temporada da Fórmula 1 neste fim de semana. Mas nenhum é mais impressionante que Yas Hotel, a luxuosa construção que fica entre as curvas 18 e 19 e muda de cor ao longo da prova. São 499 quartos e 13 restaurantes para os hóspedes. Nesta semana, claro, não há nenhum apartamento vago. É lá que ficam pilotos, executivos das equipes e muita gente ligada à Fórmula 1.


Os preços das diárias não são nada convidativos. Em um fim de semana normal, os quartos e suítes, com área entre 54m² e 154m², custam entre R$ 210 e R$ 1.200. A suíte presidencial, com 409m², pode ser reservada por “módicos” R$ 9.360. Durante o período da corrida, estima-se que os valores dobrem - a administração não divulga os valores exatos. Além disso, o hotel está ao lado da marina que dá nome ao circuito, com estacionamento para os milionários iates.
Para quem pode

As diárias exorbitantes são o preço do conforto e da proximidade com a Fórmula 1. Da varanda, é possível observar os carros da categoria passando a poucos metros. Até mesmo os quartos mais “baratos” têm vista privilegiada para o autódromo.O quarto mais simples é chamado de "Deluxe Room" e conta com uma TV de LCD de 42 polegadas, com alto-falantes até no banheiro. Outra opção oferecida para o hóspede é um videogame, que pode ser o XBox 360 ou o PlayStation 3, os principais do mercado atualmente. A suíte presidencial tem todos estes requintes e ainda acesso ao terraço, à piscina e a elevadores privativos, sem falar na cozinha com chef à disposição e uma sala de jantar para acomodar até 16 convidados.

O fim de semana da Fórmula 1, claro, é o mais disputado do ano, e as reservas são feitas com mais de seis meses de antecedência. No restante do ano, é preciso lutar para atrair hóspedes. A administração espera que, com a abertura do Ferrari World, há uma semana, a taxa de ocupação cresça. A Yas Island ainda conta com um enorme campo de golfe, mas várias obras ainda estão andamento, como um shopping que ficará ao lado do parque temático.
Globo.com

Vettel é pole, mas Alonso é quem festeja


CBN - A rádio que toca notícia - Esporte

CBN - A rádio que toca notícia - Esporte

Fernando Alonso, con su Ferrari, en un momento de la sesión de clasificación.


Fernando Alonso, con su Ferrari
REUTERS 14-11-2010
Fernando Alonso, con su Ferrari, en un momento de la sesión de clasificación.

REPORTAJE: MUNDIAL DE F-1 - El día decisivo
Alonso da un paso de gigante
El español se acerca al título: saldrá tercero en el GP de Abu Dabi y Webber, su gran rival, quinto

MANEL SERRAS - Abu Dabi - 14/11/2010

La ansiedad invadía el taller de Ferrari cuando Fernando Alonso salió con los neumáticos blandos para afrontar su último intento en la sesión de clasificación para el Gran Premio de Abu Dabi de fórmula 1. La segunda tanda había dejado mal regusto porque puso al descubierto que Ferrari iba claramente por detrás de Red Bull y que incluso McLaren podía entrometerse en su batalla por el título. En su primer intento en la Q-3, el tráfico había dejado a Alonso en la quinta posición. Silencio mientras se cambiaban las ruedas, presión. Y entonces surgió la voz de un hombre que parecía tranquilo. Andrea Stella, su ingeniero de pista, comentó: "Le veo muy bien, muy bien". Fue suficiente para romper la tensión.
Alonso será campeón si...
Webber: "La función no termina hasta que la gorda canta"
"Aquí hay que demostrar lo que valen Fernando y Ferrari"

"Es una inmejorable posición para afrontar la lucha", resalta Alonso
Alonso echó a rodar sabiendo que en aquella vuelta podía jugarse el título mundial. En la de calentamiento se encontró con mucho tráfico y pensó que todo podía complicarse. Vio cómo Massa frenaba a Rosberg y le abría la puerta por la derecha para que le adelantara y atravesó la línea blanca que daba inicio a su último intento cuando solo faltaban 10 segundos para el final. Mantuvo un buen ritmo en el primer sector, pero en el segundo y el tercero, ya con los neumáticos calientes, sacó a relucir su corazón de león -así le definió Bernie Ecclestone- y demostró por qué ha ganado ya dos títulos mundiales y tiene en el punto de mira el tercero.
En ninguno de sus intentos anteriores había bajado de 1m 40s. Pero, cuando más lo necesitaba, cuando el momento era ya desesperado, lo logró: 1m 39,7s. Tercero en la parrilla.
Fue una de esas escenas mágicas difíciles de olvidar, propias de los grandes campeones. No consiguió la pole, pero a nadie del equipo le importó. Daba lo mismo que el más rápido hubiera sido Sebastian Vettel, que se anotó la décima de la temporada y la 15ª de Red Bull, igualando el récord de McLaren (1989) y Williams (1993). Ni siquiera preocupaba que Lewis Hamilton colocara su McLaren en la segunda posición.
Lo primero que preguntó el español fue dónde estaba Mark Webber. El australiano es su gran rival. Cuando supo que partiría hoy, el último día del Mundial, desde la quinta plaza, respiró tranquilo. Más de la mitad del título estaba ya en su bolsillo. "Será difícil porque durante la carrera debemos hacerlo todo de modo tan perfecto como hoy: salir bien, cuadrar la parada en el taller, acertar en la estrategia... Pero tenemos una inmejorable posición para afrontar la lucha por el título", destacó el asturiano.
Acabando tercero e incluso cuarto, con Webber detrás, Alonso se proclamaría campeón. Sus posibilidades de alcanzar el objetivo son enormes. "Si esto fuera una partida de póquer, Fernando tendría ya dos ases en la mano", comentó Massa, su compañero en Ferrari.
Pero ni Alonso ni nadie de su equipo quiere caer en la euforia. Quedan dos horas de carrera en las que pueden ocurrir muchas cosas. Una salida peligrosa, en la que Alonso permanecerá a la expectativa en los 20 primeros metros, sin correr riesgos innecesarios. "Luego, ya veremos si nos conviene atacar", comentó. Y está el peligro de saber que Webber, justo detrás de él en la parrilla, necesita atacarle y arriesgarse. Pueden ocurrir incidencias mecánicas y choques fortuitos. Pero, si nada de todo eso sucede, parece muy difícil que a Alonso se le escape el título mundial. Su tercera corona. Nadie en la parrilla es más competitivo que él.

Fonte: http://www.elpais.com/articulo/deportes/Alonso/da/paso/gigante/elpepidep/20101114elpepidep_2/Tes

sábado, 13 de novembro de 2010

Volta virtual pelo circuito de Yas Marina de F1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1373954-7824-VOLTA+VIRTUAL+PELO+CIRCUITO+DE+YAS+MARINA+DE+F,00.html

Sexta-feira, 12/11/2010

Inspirado pelos valores e pela cultura de Abu Dhabi, o circuito possui tecnologia de última geração e instalações luxuosas. Com isso, torna-se um ambiente perfeito para encerrar a temporada de 2010.

Volta virtual pelo circuito de Interlagos de F1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1373939-7824-VOLTA+VIRTUAL+PELO+CIRCUITO+DE+INTERLAGOS+DE+F,00.html

Ideias inovadoras aquecem os boxes das equipes de F1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1373964-7824-IDEIAS+INOVADORAS+AQUECEM+OS+BOXES+DAS+EQUIPES+DE+F,00.html

Melhores momentos: Treino Oficial para o GP de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374463-7824-MELHORES+MOMENTOS+TREINO+OFICIAL+PARA+O+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Sábado, 13/11/2010

Sebastian Vettel, da RBR, faz a pole, seguido de Lewis Hamilton, da McLaren, e Fernando Alonso, da Ferrari. Felipe Massa, larga em sexto e Rubens Barrichello, sai em sétimo.

Filtrar por data

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374469-7824-TREINO+OFICIAL+DO+GP+DE+ABU+DHABI,00.html

Sábado, 13/11/2010

Sebastian Vettel, da RBR, fez a pole, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, e Fernando Alonso, da Ferrari. Mark Webber larga em quinto, seguido por Felipe Massa e Rubens Barrichello.

Vettel crava a pole, e Alonso arranca o terceiro lugar no grid em Abu Dhabi


Espanhol ganha duas posições na última volta e fica em boa situação para buscar o título na corrida deste domingo, às 11h, nos Emirados Árabes

Por Rafael Lopes
Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

Sebastian Vettel não quis saber de dúvidas. Com duas voltas quase perfeitas no fim do treino classificatório deste sábado, em Abu Dhabi, o alemão da RBR deixou claro que a pole position seria dele na corrida de domingo. Decidido o primeiro lugar, ainda havia muito para acontecer depois que o cronômetro zerou. Quando Fernando Alonso abriu a última volta, tinha apenas o quinto melhor tempo do dia, acuado atrás dos outros candidatos ao título. Foi aí que o líder do campeonato enfiou o pé no acelerador da sua Ferrari. Fez 1m39s792 e respirou aliviado. O tempo foi suficiente para saltar duas posições e garantir o terceiro lugar no grid, um atrás de Lewis Hamilton e dois à frente de Mark Webber, seu principal rival no caminho que leva ao tricampeonato.

O intruso na briga pelo título é Jenson Button, da McLaren, que larga em quarto, sem chances de levantar a taça. Segundo colocado na temporada, oito pontos atrás de Alonso, Webber vai precisar acelerar muito sua RBR se quiser conquistar o título aos 34 anos. O pole Vettel brilhou com 1m39s394. A 15 pontos do líder, precisa vencer e torcer para o espanhol chegar em no máximo quinto. Se as posições do grid se mantiverem na corrida deste domingo, o piloto da Ferrari será campeão pela terceira vez. A prova no circuito de Yas Marina começa às 11h, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.


Vettel acelera no belo circuito de Yas Marina no início da noite de sábado (Foto: agência Reuters)Clique aqui, use o simulador e calcule quem será o campeão da temporada 2010 da F-1

Logo após o pelotão da frente, estão dois brasileiros. Felipe Massa, da Ferrari, larga em sexto, seguido por Rubens Barrichello, da Williams. Lucas Di Grassi, da VRT, não conseguiu passar para o Q2 e vai sair em 22º. Logo atrás, em penúltimo, vem Bruno Senna, da Hispania, à frente apenas do companheiro Christian Klien.


Vettel e Alonso estão na briga (Foto: Reuters)Q1 sem surpresas


A primeira parte do treino não teve surpresas. Os brasileiros Di Grassi e Senna só conseguiram ficar à frente de Christian Klien, companheiro de Bruno na Hispania. A dupla da STR disputou a última vaga no Q2, e quem levou a melhor foi o espanhol Jaime Alguersuari, que passou com o 15º melhor tempo. O suíço Sebastien Buemi ficou fora da segunda parte, assim como Jarno Trulli, Heikki Kovalainen e Timo Glock.

Q2 com incidente Massa x Hamilton


Os 17 melhores avançaram para o Q2, e os favoritos continuaram virando os melhores tempos. O clima tenso se instalou quando Hamilton entrou no caminho de Massa e os dois se tocaram. O inglês acabou atropelando uma câmera à beira da pista e, sem razão, reclamou do brasileiro pelo rádio. A disputa pela última vaga na fase final ficou entre Nico Rosberg e Robert Kubica. O alemão da Mercedes virou em 1m40s060 e pulou para terceiro, deixando o polonês da Renault fora da disputa pela pole.

Avançaram para o Q3 Vettel, Button, Rosberg, Webber, Hamilton, Alonso – num surpreendente sexto tempo -, Massa, Schumacher, Barrichello e Petrov.

Emoção depois do cronômetro zerado


A três minutos do fim, Vettel voou com 1m39s448 e tomou o primeiro tempo de Hamilton. Não satisfeito, logo em seguida baixou para 1m39s394. Não havia mais dúvidas sobre a pole position. Seu companheiro de RBR, contudo, não teve o mesmo rendimento. Webber não conseguiu superar as duas McLarens e se manteve em quarto. Custou caro. Na última volta, Alonso fez bonito e saltou duas posições. Ganhou conforto na luta pelo título e deixou Webber em situação delicada.

Confira o grid de largada para o GP de Abu Dhabi:


1. Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 1m39s394
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m39s425
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m39s792
4. Jenson Button (ING/McLaren) - 1m39s823
5. Mark Webber (AUS/RBR) - 1m39s925
6. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m40s202
7. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1m40s203
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m40s516
9. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m40s589
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) 1m40s901
11. Robert Kubica (POL/Renault) - 1m40s780
12. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1m40s783
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1m40s914
14. Nick Heidfeld (FIN/Sauber) - 1m41s113
15. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1m41s418
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1m41s642
17. Jaime Alguersuari (ESP/STR) - 1m41s738
18. Sebastien Buemi (SUI/STR) - 1m41s824
19. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1m43s516
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1m43s712
21. Timo Glock (ALE/VRT) - 1m44s095
22. Lucas di Grassi (BRA/ VRT) - 1m44s510
23. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1m45s085
24. Christian Klien (AUT/Hispania) - 1m45s296

Globo.com

Pilotos da Ferrari se divertem em parque de diversões

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1373667-7823-PILOTOS+DA+FERRARI+SE+DIVERTEM+EM+PARQUE+DE+DIVERSOES,00.html

Sexta-feira, 12/11/2010

Fernando Alonso, atual líder da Fórmula 1, e Felipe Massa aliviam a tensão dias antes da decisão do campeonato. Já começaram os treinos livres para o GP de Abu Dhabi.

Massa elogia o circuito: 'Não é fácil achar o acerto

Massa teve problemas no treino livre (Foto: AFP)

Novato em Abu Dhabi, Massa elogia o circuito: 'Não é fácil achar o acerto'
Brasileiro não disputou o GP em 2009 por causa do acidente na Hungria

Por Rafael Lopes
Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

Massa teve problemas no treino livre (Foto: AFP)O circuito é novo, está apenas em seu segundo ano na Fórmula 1, mas a situação para um estreante na pista é ainda mais complicada. Este é o caso de Felipe Massa, que não disputou o GP de Abu Dhabi no ano passado por causa do acidente na Hungria. O brasileiro da Ferrari elogiou o traçado que, segundo ele, tem duas partes bem distintas, uma delas com características de circuito de rua.

- Achei o circuito interessante. O primeiro e segundo setores são bem diferentes do terceiro. Temos curvas de alta, lentas, retas bem compridas nos dois primeiros. Já no terceiro, elas são bem mais lentas. Parece até um circuito de rua. Não é fácil achar o acerto do carro - diz Massa.

O brasileiro, no entanto, disse ter se adaptado rápido ao traçado. Massa sofreu com uma suspeita de pane seca no segundo treino livre de sexta, mas espera melhorar para a classificação deste sábado.

- Venho melhorando a cada sessão de treino e consegui aprender bem a pista. Tenho de andar mais neste sábado para melhorar algumas coisas no acerto do carro, mas acho que não foi uma sexta-feira ruim. Ela foi boa, competitiva, e espero continuar melhorando para a classificação.

Globo.com

Schumacher não aparece para foto oficial e irrita chefão da Fórmula 1


Pilotos e chefes de equipes posam para a foto oficial em Abu Dhabi, último GP da temporada 2010
Foto: (Rafael Lopes / GLOBOESPORTE.COM)

Bruno Senna também não conseguiu participar e reclamou não ter sido
avisado a tempo por sua equipe; Timo Glock foi outro rosto ausente


Por Rafael Lopes
Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

A tradicional foto oficial, que reúne todos os pilotos e chefes de equipe da Fórmula 1 na última corrida da temporada, não contou com três rostos. Michael Schumacher, Timo Glock e Bruno Senna não compareceram ao local escolhido para o registro: o hotel que fica em frente ao circuito de Abu Dhabi. Mas uma ausência sem justificativa conseguiu irritar Bernie Ecclestone. O chefão da categoria não gostou de não ver o heptacampeão do mundo no local.


Schumacher confirmou presença, mas acabou não aparecendo e também não apresentou nenhuma justificativa para ter faltado ao compromisso. Já o brasileiro Bruno Senna lamentou não ter participado e reclamou por sua escuderia não ter conseguido avisá-lo a tempo. O piloto estava na reunião de comissários para falar sobre o incidente entre ele e Lewis Hamilton, que conseguiu se apresentar antes do clique.

Timo Glock também não apareceu. A primeira versão que justificaria o motivo de sua ausência foi que ele estaria com o pé machucado. Em seguida, o alemão disse que infelizmente foi para o outro lado do paddock e perdeu o momento da foto.

Azarão na luta pelo título, Hamilton desbanca rivais e voa na sexta-feira


Azarão na luta pelo título, Hamilton desbanca rivais e voa na sexta-feira
Inglês da McLaren faz melhor tempo nos treinos livres em Abu Dhabi, seguido por Vettel, Alonso e Webber; Massa fica sem combustível termina em sexto


Por Rafael Lopes
Direto de Abu Dhabi, Emirados Árabes

A chuva surpresa antes do primeiro treino em Abu Dhabi se despediu sem deixar saudades. Com a pista seca e invadindo a noite nos Emirados Árabes, as equipes enfim resolveram andar no circuito de Yas Marina. E a emoção que faltou na sessão de abertura sobrou na segunda. Líder do campeonato, Fernando Alonso liderou boa parte do tempo e cravou 1m41s314, mas foi para os boxes reclamando do carro e viu o azarão surpreender. Lewis Hamilton, da McLaren, com remotas chances de título, fez a volta mais rápida do dia, com 1m40s888. Sebastian Vettel, da RBR, também desbancou o espanhol e foi o segundo, com 1m41s145. Seu companheiro, o australiano Mark Webber, foi o quarto, com 1m41s315.


Lewis Hamilton desbancou os favoritos na sexta-feira e voou no circuito de Yas Marina (Foto: Getty Images)Pole position em Abu Dhabi no ano passado, Hamilton abre as atividades do GP dos Emirados Árabes esquentando ainda mais a briga pelo título. Ele tem 222 pontos no campeonato, 24 a menos que o líder Alonso. O espanhol precisa apenas chegar em segundo lugar na última corrida do ano para garantir a taça. Webber e Vettel também estão na briga.

Use o simulador e veja quem será o campeão de 2010


O treino classificatório vai definir o grid de largada às 11h de sábado, e a corrida está marcada para o mesmo horário no domingo - ambos com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

Os brasileiros não tiveram um bom desempenho na sexta-feira. Felipe Massa fez o sexto melho tempo, mas perdeu a parte final do treino depois de ficar sem combustível e precisar voltar a pé aos boxes. Rubens Barrichello foi apenas o 15º, enquanto Lucas Di Grassi foi o 22º, e Bruno Senna, o mais lento desta sexta.

Com pista seca, treino começa movimentado


O brasileiro Lucas Di Grassi foi o primeiro piloto a ir para a pista, logo seguido pelos outros. Alonso, que ficara apenas com o sexto tempo no treino anterior, não demorou para marcar a volta mais rápida, com 1m42s474. O espanhol foi melhorando seu tempo a cada saída, acompanhado de perto por Hamilton.


Massa teve de abandonar o treino (Foto: AFP)Com 39 minutos da segunda sessão, Hamilton, aliás, quase proporcionou a primeira grande barbeiragem do fim de semana. Após escapar para a zebra em uma curva, voltou com tudo para a pista e quase acertou o brasileiro Bruno Senna, que precisou frear bruscamente. Em seguida, o inglês foi para os boxes e acenou, pedindo desculpa. Logo depois, a FIA anunciou que investigaria o caso.

Com o britânico da McLaren nos boxes, a dupla da RBR acordou. Vettel, que figurava apenas na oitava colocação, fez a segunda volta mais rápida. Webber chegou a ocupar a posição, mas logo foi superado pelo companheiro.

A curva 11 se transformava na grande vilã do circuito para os pilotos. Praticamente todos os pilotos deram sua escapada para a zebra por ali. Para Felipe Massa, os problemas continuavam sendo seus pneus. O brasileiro não conseguia aquecê-los e chegou a rodar na pista por conta disso.

Logo depois, Hamilton mostrou que, apesar das chances remotas, ainda está na briga e marcou o melhor tempo. Com pneus macios, fez 1m41s213, abaixando em seguida para 1m40s88, e superou a marca do rival Alonso, nos boxes após reclamar bastante pelo rádio de que seu carro estava escapando de traseira.

Felipe Massa para e abandona o treino


Com pouco mais de 20 minutos para o fim da sessão, a curva 11 parecia ter feito de Felipe Massa sua vítima mais uma vez. O brasileiro escapou e precisou parar. O piloto da Ferrari teve de voltar andando para os boxes, e seu carro, empurrado. Pelo rádio, porém, ele explicava o motivo da parada: “Sem gasolina”, disse.

Os dez minutos finais tiveram os quatro candidatos ao título na pista. Alonso, de volta após longo tempo nos boxes, tentava recuperar a liderança, enquanto a dupla da RBR buscava roubar de Hamilton a volta mais rápida. O inglês, porém, manteve a marca e, agora, vai com moral para a definição do grid, neste sábado. Antes, o último treino livre em Abu Dhabi, às 8h.

Confira os melhores tempos nos treinos livres de sexta-feira:


1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1:40.888
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1:41.145
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1:41.314
4 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1:41.315
5 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1:41.576
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1:41.583
7 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1:42.096
8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1:42.132
9 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1:42.203
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP) - 1:42.222
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1:42.246
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1:42.449
13 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1:42.535
14 - Kamui Kobayashi (JAP/BMW Sauber-Ferrari) - 1:42.768
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1:42.914
16 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber-Ferrari) - 1:42.950
17 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1:43.128
18 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1:43.584
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1:45.180
20 - Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth) - 1:45.259
21 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1:45.612
22 - Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth) - 1:46.053
23 - Christian Klien (AUT/HRT-Cosworth) - 1:47.210
24 - Bruno Senna (BRA/HRT-Cosworth) - 1:47.434

Globo.com

F-1: Alonso 'só precisa' da volta perfeita

Kevin Coombs/Reuters

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A ABU DHABI

Fernando Alonso já tem seu plano todo armado. Agora o piloto da Ferrari precisa colocá-lo em prática.

Na tentativa de conquistar seu terceiro Mundial, o espanhol pretende partir para o ataque hoje, a partir das 11h, quando acontece o treino que define o grid de largada para o GP de Abu Dhabi.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Luca Bruno/AP

Alonso, durante a o segundo treino livre de sexta-feria

A corrida, 19ª e última do Mundial, que acontece amanhã, no mesmo horário, decidirá o campeão da F-1 na temporada 2010.

E é exatamente por este motivo que o piloto da Ferrari tem sua estratégia armada.

"Minha intenção é tentar me classificar na pole e vencer a corrida", resumiu o espanhol, em poucas palavras.

"Toda nossa preparação para este final de semana foi feita para alcançar este objetivo. Sábado queremos a primeira fila. E domingo quero ser primeiro ou no máximo o segundo. Esta é minha meta", explicou o atual líder do Mundial, com 246 pontos.

A justificativa para isso é simples. Além de ser o único piloto que depende apenas de seus próprios resultados para ficar com o título --uma vitória ou um segundo lugar lhe bastam--, Alonso sabe que, em teoria, não tem em mãos o melhor carro do grid.

"Não temos a velocidade em curva da Red Bull e também não temos a velocidade em reta da McLaren", explicou o bicampeão. "Não somos tão bons quanto eles nestas situações específicas, mas no geral temos conseguido ser competitivos."

Ou seja, largar na frente de pelo menos um dos dois pilotos da Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel, seus dois principais rivais na disputa (com 238 e 231 pontos, respectivamente), pode ser decisivo para ficar com o título.

Em São Paulo, há menos de uma semana, foi justamente o que aconteceu. Alonso classificou-se atrás dos dois e, como ambos superaram o pole Nico Hulkenberg na primeira volta, o espanhol teve de contentar-se com a terceira colocação.

Só que agora isso já não basta para o ferrarista. Ainda mais porque Vettel já deu a entender que cederá uma eventual vitória ao companheiro caso não tenha mais condições de ser campeão.

"Eu não vou perder nem um segundo da minha energia neste final de semana pensando no que pode acontecer no domingo. Para mim o cenário neste momento é: vencer ou ser segundo", decretou o ferrarista, que arrancou risadas dos pilotos ao aparecer com as pernas depiladas em Abu Dhabi.

O problema é que, nesta temporada, foi praticamente impossível derrotar a dupla da Red Bull em classificações: das 18 poles do ano, Vettel e Webber ficaram com 14. Alonso foi quem teve o melhor aproveitamento depois deles, com duas. Hulkenberg e Lewis Hamilton ficaram com as outras duas.

"Acho que o dia mais complicado para nós é amanhã [hoje]. Em ritmo de corrida, acho que temos mais condições de lutar. Preciso de só uma volta perfeita."

NA TV
Classificação do GP de Abu Dhabi
11h
Globo

Folha de SP

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Hamilton se destaca nos treinos livres de Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374256-7824-HAMILTON+SE+DESTACA+NOS+TREINOS+LIVRES+DE+ABU+DHABI,00.html

F1: Hamilton se destaca nos treinos em Abu Dhabi

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1374256-7824-HAMILTON+SE+DESTACA+NOS+TREINOS+LIVRES+DE+ABU+DHABI,00.html

O piloto inglês, Alonso, Vettel e Webber são os únicos que ainda têm chance de conquistar o campeonato. Se chegar em primeiro ou em segundo lugar na corrida, Alonso será o tricampeão mais jovem da história.

O piloto inglês Lewis Hamilton desbancou os favoritos, nesta sexta-feira (12), nos treinos livres para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que vai decidir a temporada da Fórmula 1.

Classe de 2010 reunida para a foto de fim de temporada. Uma turma que já fez história. Pela primeira vez em 60 anos, quatro pilotos chegam à última prova com chances de conquistar o Mundial.

O mais rápido desta sexta (12) foi o que, matematicamente, está mais distante do título. Lewis Hamilton, campeão em 2008, precisa vencer e torcer por uma improvável combinação de resultados para chegar ao bicampeonato.

Fernando Alonso, aos 29 anos, tem um caminho menos complicado para tornar-se o tricampeão mais jovem de todos os tempos, superando Ayrton Senna. Vitória ou segundo lugar e o troféu será dele.

Os outros dois candidatos representam o que há de inédito nesta disputa. Eles não têm títulos, são de uma equipe muito menos tradicional, mas que convive com um velho dilema da Fórmula 1.

"É difícil não ver, se a situação realmente chegar a ficar no extremo, se eles não irão ceder. Eu acho que não só eu, como o mundo inteiro está curioso para ver isso", afirmou Rubens Barrichello, 15º mais rápido do dia.

Ver se a RBR, que se declarava contra o jogo de equipe, vai mudar de ideia. Sebastian Vettel está a 15 pontos de Alonso. Mark Webber, a oito.

Uma dobradinha na corrida dá o campeonato a Webber, desde que o australiano seja o primeiro colocado. "Temos que manter o que fizemos até aqui, não podemos querer mudar a forma de trabalhar", desconversou Webber.

“Eles já deveriam ter priorizado Mark Webber”, opinou o tricampeão Jack Stewart.

Alonso ganhou na Alemanha, no meio da temporada, porque Massa cedeu a posição. Ele é o último a poder reclamar se vier a perder o campeonato da mesma forma.

Globo.com

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vettel vence GP Brasil; Webber é 2o e Alonso 3o


Sebastian Vettel, da Red Bull, comemora vitória no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em Interlagos, neste domingo, 7 de novembro de 2010.

REUTERS/Paulo Whitaker

Por Tatiana Ramil

SÃO PAULO (Reuters) - A Red Bull confirmou seu favoritismo e conseguiu uma dobradinha no Grande Prêmio do Brasil, neste domingo, com o alemão Sebastian Vettel em primeiro e o australiano Mark Webber em segundo, numa prova em que os brasileiros tiveram dificuldades e ficaram entre as últimas colocações.

Fernando Alonso, que poderia ser campeão em Interlagos com uma combinação de resultados, cruzou a linha de chegada na terceira colocação e segue líder. Com o resultado, a Red Bull garantiu o título do Mundial de Construtores.

Assim, a definição do título entre os pilotos da Fórmula 1 em 2010 foi adiada para Abu Dhabi, última prova da temporada, daqui uma semana. O campeonato continua embolado.

Alonso está na primeira colocação, com 246 pontos, contra 238 de Webber e 231 de Vettel, o que promete uma disputa acirrada para a próxima corrida.

Os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Jenson Button, que sofreu uma tentativa de assalto ao deixar o circuito na noite de sábado, ficaram em quarto e quinto lugares, respectivamente, à frente da dupla da Mercedes Nico Rosberg e Michael Schumacher.

Sob forte sol em São Paulo e as arquibancadas quase lotadas --com a maioria dos brasileiros vestindo o vermelho da Ferrari-- a torcida viu os pilotos da casa sofrerem no circuito de Interlagos.

Após largar em nono, Felipe Massa teve um problema com um pneu de sua Ferrari e teve que parar duas vezes na seqüência nos boxes. Na 60a volta ainda saiu da pista, acabando somente em 15o.

Rubens Barrichello, da Williams, terminou na 14a posição, depois de também ter dificuldade com os pneus.

Lucas di Grassi, da Virgin, não completou a prova, enquanto Bruno Senna ficou em 21o com a Hispania Racing. Eles tiveram dificuldades durante toda a temporada para acertar seus carros com as equipes novatas da F1.
FAVORITOS NA FRENTE

A corrida começou agitada. Vettel passou o surpreendente Nico Hulkenberg, que fez a pole com pista molhada com a Williams no sábado, na largada e logo depois Webber fez o mesmo. Ainda na primeira volta, Alonso ultrapassou Hamilton e pulou para a quarta colocação.

O espanhol passou a perseguir o novato da Williams e o superou na sétima volta. Depois foi a vez de Hamilton passar o companheiro de Barrichello na Williams.

O panorama da prova pouco mudou depois disso até que Vitantonio Liuzzi bateu forte, provocando a entrada do safety car na pista na 52a volta.

No entanto, após a relargada os principais pilotos mantiveram suas posições, numa prova sem muitas alternativas, como vinha acontecendo nos últimos anos em São Paulo, com chuva tumultuando as corridas.

(Edição de Eduardo Simões)

Primeiro-ministro russo dirige carro de Fórmula 1


O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, é orientado por um dos mecânicos da Renault antes de dirigir carro de Fórmula 1 em São Petersbugo (Foto: Alexey Druzhinin / AFP)

Vladimir Putin dirigiu um modelo Renault em São Petersburgo.

Premiê propôs que grupo assuma controle de fabricante do Lada.
Globo.com

domingo, 7 de novembro de 2010

RBR adia decisão para Abu Dhabi, e Alonso só precisa chegar em segundo



O alemão Sebastian Vettel vence em Interlagos e renova suas esperanças de título (Foto: EFE)

Dobradinha de Vettel e Webber em Interlagos esquenta a briga, mas espanhol da Ferrari continua sendo o favorito para conquistar o título nos Emirados
Por Rafael Lopes
São Paulo

Ficou para a terra dos sheiks. Único piloto que poderia festejar o título antecipado da Fórmula 1 em Interlagos, Fernando Alonso tratou de garantir um terceiro lugar incapaz de lhe dar o troféu neste domingo, mas conveniente o bastante para manter oito pontos de folga na liderança da temporada e empurrá-lo como favorito para a última prova do ano. Para levantar sua terceira taça, precisa apenas chegar em segundo em Abu Dhabi, na semana que vem. Em São Paulo, o espanhol da Ferrari foi superado pela dobradinha da RBR, com o alemão Sebastian Vettel em primeiro e o australiano Mark Webber em segundo, dando à equipe o título mundial de construtores. Os dois pilotos renovam suas esperanças, mas sabem que, para chegar ao topo nos Emirados Árabes, será necessário tirar de lá o bicampeão mundial.

Se Alonso cruzar em segundo em Abu Dhabi, não depende de nenhum outro resultado. Se for terceiro, quarto ou quinto, tem de torcer para Webber não vencer. Em sexto, precisa que o australiano não fique nas duas primeira posições e que Vettel não vença. A corrida em Abu Dhabi começa às 11h (de Brasília) do próximo domingo.

Vettel tomou a primeira posição de Nico Hulkenberg na largada e não olhou mais para trás. Nas últimas voltas, com a entrada do safety car, a RBR teve a chance de fazer jogo de equipe e dar a vitória a Webber, que o deixaria a apenas um ponto de Alonso. Mas Vettel cruzou na frente e chegou aos 231 pontos, sete a menos que o companheiro de time e 15 atrás do espanhol.

Lewis Hamilton, da McLaren, chegou em quarto em São Paulo e ainda respira por aparelhos, de olho numa combinação improvável de resultados. Seu colega Jenson Button disse adeus à disputa ao cruzar em quinto, fechando um fim de semana para esquecer: foi apenas o 11º do grid de largada e ainda sofreu uma tentativa de assalto na noite de sábado. Clique aqui e veja o que cada candidato ao título precisa fazer em Abu Dhabi para levantar a taça.

Os brasileiros tiveram um domingo muito ruim. Dentro de casa, o melhor foi Rubens Barrichello, da Williams, em 14º. No fim da corrida, ele roubou a posição de Felipe Massa, que caiu para 15º. O piloto da Ferrari teve problemas nos boxes em sua primeira parada. Bruno Senna, da Hispania, foi o antepenúltimo, em 21º. Lucas Di Grassi, da VRT, chegou a parar e descer do carro nos boxes, mas voltou e foi o último a cruzar, em 23º.

Antes mesmo da largada, Alonso já foi brindado com vaias da torcida em Interlagos. Parecia claro que, entre os 72.631 torcedores nas arquibancadas, ninguém queria ver o espanhol festejando o título no quintal de Massa. E a secada até deu certo quando o sinal verde acendeu. O bicampeão caiu de terceiro para quinto. Vettel pulou por dentro e deu um banho de realidade em Hulkenberg que também foi superado por Webber.

Em poucos segundos, o alemão da Williams viu o conto de fadas da pole cair por terra. Ainda segurou Alonso durante sete voltas, mas o espanhol, que já tinha ultrapassado Hamilton, deu o bote e assumiu a terceira posição. Estava formado o pelotão da frente, com Vettel, Webber, Alonso e Hamilton, resultado que empurrava a decisão para os Emirados.

Como se não bastasse a tentativa de assalto na noite de sábado, Button caiu de 11º para 13º na largada. O inglês foi o primeiro a antecipar a parada nos boxes, na 12ª volta, e colocou pneus duros para ir até o fim da prova. Massa, em 11º, fez o mesmo, mas deu azar. A Ferrari se atrapalhou no encaixe da roda dianteira direita, e o brasileiro, que já não vinha bem, foi obrigado a parar de novo logo em seguida. Chegou a cair para antepenúltimo, à frente apenas de Senna e Di Grassi.

Todo mundo antecipou a parada, e o sonho de Hulkenberg àquela altura já despencava para a décima posição. Os candidatos a intrusos na festa passaram a ser Nico Rosberg, da Mercedes, e Kamui Kobayashi, da Sauber, que brigavam na sexta e na sétima posições. Mas as cinco primeiras estavam reservadas aos candidatos ao título. Na volta 40, o quarteto da elite virou quinteto com a recuperação de Button.

Reuters)Cinco passagens depois, a pulga se instalou atrás da orelha da RBR. Webber começou a se aproximar de Vettel, e com isso veio o temor de uma disputa interna na equipe. O fantasma da Turquia, quando os dois se chocaram, deu as caras em Interlagos. Um acidente entre os líderes poderia jogar o título no colo de Alonso, que via tudo ali atrás, confortável em terceiro.

Na 51ª volta, a Force India se intrometeu na história. O italiano Vitantonio Liuzzi rodou e bateu, forçando a entrada do safety car. Na RBR, instalou-se um certo pânico: com todos os carros grudados, Vettel e Webber aguardavam a saída do carro de segurança para uma tensa disputa por vitória, já que a equipe costuma liberar a briga na pista entre seus pilotos.

Quatro passagens depois, a prova recomeçou. Mas a emoção não veio. Vettel pisou firme e manteve a ponta. As anunciadas disputas por posição não aconteceram, e a fila indiana se esticou até o fim. A decisão do título vai ser mesmo para sheik ver.

Confira o resultado do GP do Brasil neste domingo:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR) - 71 voltas em 1h14m685
2 - Mark Webber (AUS/RBR) - a 4s2
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 6s8
4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 14a6
5 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 15s5
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 35s3
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 43s4
8 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - a uma volta
9 - Robert Kubica (POL/Renault) - a uma volta
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a uma volta
11 - Jaime Alguersuari (ESP/STR) - a uma volta
12 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta
13 - Sebastien Buemi (SUI/STR) - a uma volta
14 - Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a uma volta
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a uma volta
16 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a uma volta
17 - Nick Heidfeld (ALE/Sauber) - a uma volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a duas voltas
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a duas voltas
20 - Timo Glock (ALE/VRT) - a duas voltas
21 - Bruno Senna (BRA/Hispania) - a duas voltas
22 - Christian Klien (AUT/Hispania) - a seis voltas
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT) - a nove voltas
Não completou: Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - na 49ª volta

Melhor volta: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1m13s851, na 66ª volta


Globo.com

.Sebastian Vettel vence o GP Brasil de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370608-7824-SEBASTIAN+VETTEL+VENCE+O+GP+BRASIL+DE+FORMULA,00.html

.Melhores momentos: GP do Brasil de Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370605-7824-MELHORES+MOMENTOS+GP+DO+BRASIL+DE+FORMULA,00.html

Vettel ganha em dobradinha com Webber


Alonso chega em terceiro no Brasil, e decisão fica para última prova, em Abu Dhabi. Com vitória e segundo lugar, RBR assegur o título do mundial de construtores
Globo.com

Sebastian Vettel faz seu pit stop na 26ª volta do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370560-7824-SEBASTIAN+VETTEL+FAZ+SEU+PIT+STOP+NA+VOLTA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Fernando Alonso faz seu pit stop na 25ª volta do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370559-7824-FERNANDO+ALONSO+FAZ+SEU+PIT+STOP+NA+VOLTA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Lewis Hamilton faz seu pit stop na 22ª volta do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370558-7824-LEWIS+HAMILTON+FAZ+SEU+PIT+STOP+NA+VOLTA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

As cinco melhores ultrapassagens da temporada 2010 da Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370510-7824-AS+CINCO+MELHORES+ULTRAPASSAGENS+DA+TEMPORADA+DA+FORMULA,00.html

Ferrari treina talentos jovens da Fórmula 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1369094-7824-FERRARI+TREINA+TALENTOS+JOVENS+DA+FORMULA,00.html

Felipe Massa mostra para equipe o pneu com problema durante seu pit stop no GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370556-7824-FELIPE+MASSA+MOSTRA+PARA+EQUIPE+O+PNEU+COM+PROBLEMA+DURANTE+SEU+PIT+STOP+NO+GP+DO+BRASIL,00.html

Jenson Button faz seu pit stop na 12ª volta do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370554-7824-JENSON+BUTTON+FAZ+SEU+PIT+STOP+NA+VOLTA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Hulkenberg segura Hamilton na 11º volta do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370553-7824-HULKENBERG+SEGURA+HAMILTON+NA+VOLTA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Alonso ultrapassa Hulkenberg e conquista a 3ª posição, na 7ª volta do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370552-7824-ALONSO+ULTRAPASSA+HULKENBERG+E+CONQUISTA+A+POSICAO+NA+VOLTA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Confira a largada do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370551-7824-CONFIRA+A+LARGADA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Pilotos saem para volta de apresentação e aquecimento antes da largada do GP do Brasil

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370550-7824-PILOTOS+SAEM+PARA+VOLTA+DE+APRESENTACAO+E+AQUECIMENTO+ANTES+DA+LARGADA+DO+GP+DO+BRASIL,00.html

Emerson Fittipaldi dá uma volta com a Lotus 72 por Interlagos

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370531-7824-EMERSON+FITTIPALDI+DA+UMA+VOLTA+COM+A+LOTUS+POR+INTERLAGOS,00.html

Emerson Fittipaldi fala sobre a emoção de pilotar a Lotus 72 em Interlagos

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370536-7824-EMERSON+FITTIPALDI+FALA+SOBRE+A+EMOCAO+DE+PILOTAR+A+LOTUS+EM+INTERLAGOS,00.html

Bicampeão, Emerson Fittipaldi visita local onde venceu sua primeira prova na F-1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370500-7824-BICAMPEAO+EMERSON+FITTIPALDI+VISITA+LOCAL+ONDE+VENCEU+SUA+PRIMEIRA+PROVA+NA+F,00.html

Emerson Fittipaldi anda com Lotus de 72 em Interlagos: 'Volta fantástica'


Emerson Fittipaldi corre com a Lotus em Interlagos (Foto: EFE)

Piloto circulou pelo autódromo com carro que lhe deu primeira vitória na F-1
Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Emerson Fittipaldi reviveu os tempos de piloto, neste domingo, pouco mais de uma hora antes do GP do Brasil de Fórmula 1. Bicampeão mundial, ele levou para a pista de Interlagos a famosa Lotus com que obteve a primeira vitória do país na categoria, há 40 anos.
- Muito especial, muito especial. A última vez que eu andei com este carro foi no Grande Prêmio Brasil em 73, que eu ganhei. Então, é muito especial estar de volta à Interlagos. Foi demais – afirmou.


O ex-piloto já havia andado com a Lotus pelas ruas de São Paulo durante a semana. Desta vez, teve a presença do público mais próximo. Ovacionado, ele percorreu os mais de quatro mil metros do circuito e retornou aos boxes.
- É uma volta nostálgica, uma volta fantástica – ressaltou.


Globo.com

Torcida do GP Brasil


Esporte Espetacular revela entrevista inédita de Ayrton Senna

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370521-7824-ESPORTE+ESPETACULAR+REVELA+ENTREVISTA+INEDITA+DE+AYRTON+SENNA,00.html

Antes do GP Brasil de Fórmula 1, Rubens Barrichello relembra momentos marcantes da vida

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1370523-7824-ANTES+DO+GP+BRASIL+DE+FORMULA+RUBENS+BARRICHELLO+RELEMBRA+MOMENTOS+MARCANTES+DA+VIDA,00.html

Button revela que engenheiros da Sauber foram assaltados em SP


Integrantes do time perdem pertences na saída do autódromo de Interlagos
Por Carlos Augusto Ferrari, João Gabriel Rodrigues e Rafael Lopes São Paulo

A tentativa de assalto a Jenson Button não foi a única ocorrência policial da noite de sábado em Interlagos. Engenheiros da Sauber foram roubados na saída do autódromo e perderam todos os seus pertences. Eles estavam em um carro pequeno, que não chamava atenção. A assessoria da equipe suíça confirmou a informação, mas não quis dar mais detalhes.
Em sua entrevista coletiva nesta manhã, Button lamentou o ocorrido.
- Isso já aconteceu várias vezes em Interlagos. É uma situação assustadora, e você só acredita quando acontece contigo. É estranho. Não fomos os únicos: alguns engenheiros da Sauber foram rendidos e tiveram de parar para dar tudo. Sinto por eles - diz Button.

Globo.com

Com champanhe e privilégios, público vip tem regalias em Interlagos


Camarote em Interlagos para o GP do Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)


Com champanhe e privilégios, público vip tem regalias em Interlagos
Em camarotes fechados, convidados desfrutam de comida e bebida liberada, brindes, shows e ainda têm chance de ver pilotos, como Alonso, de perto
Por Carlos Augusto Ferrari e João Gabriel Rodrigues São Paulo

O sacrifício fica para o lado de fora. Nos camarotes de Interlagos, nada de filas para comprar ingressos ou empurra-empurra para ter uma visão melhor do circuito. Enquanto a grande maioria sofre para assistir ao Grande Prêmio do Brasil, alguns privilegiados contam com champagne, comida liberada, shows, brindes, jogos e uma visão de quase todo o autódromo. De quebra, ainda têm a visita repentina de pilotos, como Fernando Alonso, logo após o fim das ações na pista.

No sábado, o GLOBOESPORTE.COM conferiu os privilégios de quem não tem motivos para reclamar em Interlagos. No camarote de uma empresa de combustível, sorrisos para todos os cantos. Motivos para isso são o que não faltam. Com capacidade para 350 convidados, entre clientes, funcionários e empresários do meio, o lugar conta com mordomias de dar inveja. Comida e bebidas liberadas, doces à vontade e uma das melhores visões da pista de todo o circuito.

A empresa conta ainda com mais dois setores fechados de arquibancada. No total, são 2.500 pessoas com todos os custos bancados para assistir ao GP. Dono de um posto de gasolina, o empresário Murilo Luciano não teve qualquer despesa para vir do Recife até São Paulo.


- É a primeira vez que eu venho aqui. Eles bancaram tudo. É uma sensação indescritível. Quem vê pela TV não faz ideia como é aqui. Ainda mais com esse esquema – afirmou.
Os convidados ainda contam com várias distrações, como simuladores de corrida e sorteios de brindes. Além disso, a cada GP do Brasil, uma banda nacional realiza um show surpresa, fechado para os privilegiados. Ao lado da irmã, Carla, e da amiga, Laís, Renata Del Bove é uma das sortudas.


- É sensacional. Não tem como descrever esse tratamento vip. O atendimento que temos recebido é maravilhoso. Ouvir o ronco dos motores assim, pertinho, não tem preço – afirma.
Neste domingo, os convidados do camarote terão uma visão privilegiada da corrida, que começa às 14h, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. O alemão Nico Hulkenberg, da Williams, marcou a pole position, à frente de Sebastian Vettel e Mark Webber, dupla da RBR.

Kassab elogia segurança e promete investigar 'caso Button' em Interlagos


O prefeito Gilberto Kassab em Interlagos(Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)

Prefeito de São Paulo anuncia também mudanças na região do autódromo
Por Carlos Augusto Ferrari, João Gabriel Rodrigues e Rafael Lopes São Paulo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o governo federal e a polícia estão empenhados para descobrirem os responsáveis pela tentativa de assalto ao piloto inglês Jenson Button, da McLaren, na saída do autódromo de Interlagos, sábado à noite. O político, porém, acredita que a segurança no autódromo está sendo bem feita.


- Está todo mundo empenhado para que seja logo esclarecido. A área de segurança está muito tranquila. Vamos investigar a fundo para saber o que realmente aconteceu. O poder público faz todo esforço possível para atingir um nível de excelência em eventos como esse. Vamos continuar em busca disso – afirmou.


Kassab prometeu ainda apresentar nos próximos dias algumas mudanças no autódromo e na região de Interlagos. Elas farão parte do plano-diretor a ser divulgado pelo governo municipal. As obras prevêem alterações de estrutura e para melhorar o trânsito na área.
- Nas próximas semanas, vamos anunciar a criação de um “boulevard” amplo para melhorar o acesso, além da reforma e reconstrução dos boxes. Tudo para melhorar Interlagos - completou.


Globo.com

Bruno Senna faz mistério sobre o futuro

Ansioso por estrear no Brasil, Bruno Senna faz mistério sobre o futuro
Piloto da Hispania diz que não está fechado com a Lotus e vive expectativa de correr pela primeira vez no autódromo de Interlagos, neste domingo
Por Carlos Augusto Ferrari, João Gabriel Rodrigues e Rafael Lopes São Paulo

Bruno Senna tem negociações avançadas para ser piloto da Lotus em 2011, mas prefere não se aprofundar no assunto. Neste domingo, na chegada a Interlagos para o GP do Brasil de Fórmula 1, o piloto revelou que conversa com algumas equipes, porém, só fará o anúncio oficial depois que todos os detalhes estiverem sacramentados.

- A intenção é ter um carro melhor para o ano que vem. Estou conversando com algumas equipes, mas meu caminho não necessariamente seguirá com a Lotus. Só vou confirmar quando estiver tudo certo - afirmou.

Senna reconhece que a temporada foi bastante difícil correndo pela Hispania, principalmente por ser o ano de estreia dele e da equipe na principal categoria do automobilismo mundial.
- Esse ano tive alguns problemas com o carro, mas é meu primeiro ano e da equipe. É normal – ressaltou.

Largando em último no Brasil, Bruno Senna torcia para que a chuva aparecesse no autódromo novamente, como no sábado. Entretanto, o domingo amanheceu ensolarado e não há previsão de o tempo fechar. Apesar disso, o piloto quer curtir a sensação de poder estrear na pista em que o tio Ayrton Senna brilhou.

- Estou apaixonado por Interlagos, nunca tinha corrido aqui. Espero fazer uma boa corrida e conhecer melhor a pista. Passei muito bem a noite. É bom dormir em casa. Seria melhor se estivesse chovendo. O carro está acertado para a pista seca, mas a chuva ajudaria a dar um tempero para a corrida. Estou preparado – completou.

Globo.com

pai busca patrocínio para filho kartista

Fãs de Senna, os irmãos vestem macacão do Senninha (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Vladmilson e Vagner na porta do autódromo de Interlagos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Fora de Interlagos, pai busca patrocínio para filho kartista
Menino de 6 anos caminha pelas ruas de macacão procurando 'padrinho'. Ele precisa de R$ 3 mil para arrumar carro, batido em treino no kartódromo
Por Julyana Travaglia São Paulo

Ele tem futuro, pode acreditar"
Vladmilson,o pai


O sol era forte nas calçadas no entorno de Interlagos, mas Vladmilson Júnior da Silva Filho, de 6 anos, não arregaçava as mangas do seu macacão vermelho. Ao lado do pai, o instrutor de auto-escola Vladmilson da Silva, e do irmão Vagner Wainer, de 4 anos e macacão amarelo, ele caminha sem parar pelas ruas que cercam o autódromo paulistano neste domingo de GP do Brasil de Fórmula 1, na busca por um sonho.



Há um ano, Júnior, "o filho do Brasil", como gosta de dizer o pai, é piloto de kart aos domingos. A pista do kartódromo de Interlagos é sua conhecida íntima. Tanto que foi lá que ele bateu seu companheiro de provas, há uma semana. O conserto do kart custa R$ 3 mil, e a falta de dinheiro fez com que Vladmilson da Silva peregrinasse pelas ruas próximas a Interlagos à procura de um patrocinador para o filho.



- Ele é bom. Você precisa ver o vídeo dele que tenho no celular. Ele tem futuro, pode acreditar. Só precisa de um patrocinador - disse o pai, mostrando as imagens do garoto no telefone.Alheio aos pedidos do pai, o menino se diverte pelas ruas. Pula e brinca com o irmão, sem demonstrar cansaço na hora de posar para as fotos ou câmeras de televisão.
- Ainda não conseguimos nada, mas vamos continuar tentando. Tira foto dele pra ver se ajuda a gente - apelou Vladmilson.
Depois do papo com a imprensa, os três seguem pela rua. O trajeto feito com mais frequência é aquele que passa pelo portão 7 de Interlagos, onde entram jornalistas e membros das equipes de Fórmula 1. Sob forte sol, em busca de um sonho.




Globo.com