segunda-feira, 19 de abril de 2010
Melhores momentos: GP de Xangai, na China
Domingo, 18/04/2010
Debaixo de chuva, Jenson Button vence a segunda e é o novo líder do campeonato. Felipe Massa, que era líder, cai para a sexta posição.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Vettel pode ofuscar volta de Schumacher a Xangai
REUTERS/Zainal Abd Halim
Por Nick Mulvenney
XANGAI (Reuters) - Sebastian Vettel e Michael Schumacher retornam neste fim de semana ao Grande Prêmio da China, onde tivera momentos marcantes de suas carreiras, e o piloto alemão mais jovem deve levar a melhor sobre o heptacampeão mundial.
Vettel, que conquistou a primeira vitória da história da Red Bull na F1 em Xangai no ano passado, pode assumir a liderança do Mundial de Pilotos pela primeira vez se vencer sua segunda corrida consecutiva, após o triunfo na Malásia duas semanas atrás.
Schumacher, por sua vez, volta ao circuito onde conquistou a última vitória de sua carreira quatro anos atrás sabendo que terá enormes dificuldades para subir ao degrau mais alto do pódio pela 92a vez na carreira.
A vitória de Vettel na Malásia finalmente recompensou o bom começo de temporada da Red Bull, que sofreu problemas de resistência apesar de ter o carro mais veloz nas duas primeiras provas do ano, no Bahrein e Austrália.
Mesmo a chuva torrencial que caiu sobre o circuito de Xangai nesta quarta-feira não deve amedrontar o piloto de 22 anos, uma vez que a vitória do ano passado foi conquistada sob condições similares.
Schumacher, no entanto, não tem conseguido acompanhar o ritmo dos líderes em sua temporada de retorno ao esporte após três anos de aposentadoria. Nas três corridas do ano, ele ficou atrás do compatriota e companheiro de equipe Nico Rosberg.
Mas o alemão de 41 anos não é o maior vencedor da história à toa, e continua otimista que a volta por cima está próxima.
"As duas últimas corridas não foram muito boas para mim, mas estou muito mais atento para o restante da temporada", disse ele em comunicado da escuderia.
"Eu sei como as coisas são na F1 e, se olharmos para os detalhes das duas últimas corridas, acho que as coisas ainda estão de acordo com o planejado."
As poderosas Ferrari e McLaren, que erraram a tática na classificação para o GP da Malásia devido à chuva, vão lutar pela recuperação.
Felipe Massa lidera o campeonato dois ponto à frente do companheiro de equipe Fernando Alonso e de Vettel.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Hamilton diz que está apaixonado por sua nova McLaren
Lewis Hamilton da McLaren na terceira sessão de treino em Kuala Lumpur. Hamilton disse que sua nova McLaren é tão boa quanto qualquer outro carro que ele já pilotou na Fórmula 1, incluindo o modelo que o levou ao título mundial em 2008. 03/04/2010
REUTERS/Zainal Abd Halim
Por Alan Baldwin
LONDRES (Reuters) - Lewis Hamilton disse que sua nova McLaren é tão boa quanto qualquer outro carro que ele já pilotou na Fórmula 1, incluindo o modelo que o levou ao título mundial em 2008.
"Adoro pilotar o carro deste ano", disse o piloto britânico em seu site (www.lewishamilton.com) na quinta-feira, depois de retornar do Grande Prêmio da Malásia, no fim de semana passado.
"Eu disse aos engenheiros na Malásia que nunca antes tive um carro que me pareceu tão sólido e equilibrado quanto o MP4-25."
"A sensação é que não é apenas um carro com o qual você encontra um equilíbrio perfeito, como pode realmente exigir dele, e ele reage bem às mudanças, com tanque cheio ou com tanque quase vazio."
O piloto de 25 anos disse que isso significou que ele pôde levar o carro até o limite, que é como ele gosta de dirigir.
"Acho que nunca curti tanto pilotar um carro de Fórmula 1 quanto curti com o carro deste ano. É claro que nem tudo foi perfeito -- as coisas nunca são perfeitas --, mas me sinto muito confiante para as corridas que estão pela frente."
Hamilton está na sexta posição do campeonato, com 31 pontos ganhos nas três primeiras corridas, em Bahrein, Austrália e Malásia, e apenas oito pontos atrás do líder Felipe Massa, da Ferrari.
Mas, se ainda não teve uma vitória nesta temporada, diferentemente de seu colega de equipe, o campeão Jenson Button, o piloto britânico vem tendo algumas performances espetaculares.
Ele ganhou dez posições no espaço de quatro voltas na Malásia, após ter largado em 20o lugar por um erro de avaliação da equipe no treino de classificação. Nessa prova ele chegou em sexto lugar.
Na Austrália ele estava brigando pelo segundo lugar, após uma performance que ele considerou como uma de suas melhores, quando a McLaren o mandou fazer um pit stop para troca de pneus, o que lhe custou o pódio e novamente o deixou na sexta posição. Em uma corrida monótona no Bahrein, abrindo a temporada, ele foi o terceiro colocado.
A performance da McLaren 2010 forma um contraste marcante com o ano passado, quando Hamilton iniciou a temporada com um carro de baixo desempenho que levou meses de trabalho árduo para poder ser convertido em vencedor.
"Em vista de onde estávamos no ano passado, isso é um grande ponto positivo para nós. Poderíamos ter marcado mais pontos? Quase certamente sim, mas fomos confiáveis quando isso foi importante e mostramos que ainda temos pique para disputar na dianteira."
domingo, 4 de abril de 2010
Confira os melhores momentos do GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1
Domingo, 04/04/2010
No circuito de Sepang, Sebastian Vettel, da RBR, vence a prova, com Webber em segundo e Rosberg em terceiro. Felipe Massa termina em sétimo e é o novo líder do campeonato.
GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1 - Parte 01
Domingo, 04/04/2010
GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1 - Parte 01
GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1 - Parte 02
Domingo, 04/04/2010
GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1 - Parte 02
GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1 - Parte 03
Domingo, 04/04/2010
GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1 - Parte 03
Felipe Massa fala da felicidade em assumir a liderança do campeonato de Fórmula 1
Domingo, 04/04/2010
Os compatriotas Rubens Barrichello e Lucas Di Grassi felicitam o piloto da Ferrari pela conquista.
Confira a íntegra do GP da Malásia da temporada 2010 de Fórmula 1
Domingo, 04/04/2010
No circuito de Sepang, Sebastian Vettel, da RBR, foi o vencedor da prova, seguido por Webber em segundo e Rosberg em terceiro, Felipe Massa foi o sétimo e é o novo líder do campeonato.
Alonso tenta ultrapassar Button, erra e abandona a prova
Domingo, 04/04/2010
Alonso tenta ultrapassar Button, erra e abandona a prova
Buemi ultrapassa Barrichello e assume a 12ª posição
Domingo, 04/04/2010
Buemi ultrapassa Barrichello e assume a 12ª posição
Felipe Massa ultrapassa Button e assume a 7ª colocação
Domingo, 04/04/2010
Felipe Massa ultrapassa Button e assume a 7ª colocação
Button e Alonso disputam a oitava posição, mas o inglês se mantém à frente
Domingo, 04/04/2010
Button e Alonso disputam a oitava posição, mas o inglês se mantém à frente
Bruno Senna, da Hispania, ultrapassa Trulli, da Lotus
Domingo, 04/04/2010
Bruno Senna, da Hispania, ultrapassa Trulli, da Lotus
Alonso tenta ultrapassar Button, erra e abandona a prova
Domingo, 04/04/2010
Alonso tenta ultrapassar Button, erra e abandona a prova
No pódio, Vettel festeja a vitória na Malásia
Domingo, 04/04/2010
Piloto da RBR foi o primeiro colocado no circuito de Sepang, seguido de Webber em segundo e Ropsberg em terceiro.
Vettel passeia na Malásia, e Massa é o novo líder do campeonato
Após vitória na Malásia, Sebastian Vettel é erguido pelos mecânicos da RBR nos boxes da equipe
Vettel supera Webber ainda na primeira curva após a largada, com McLaren e Ferrari escalando o pelotão
Felipe Massa e Fernando Alonso andaram juntos até o pit stop do espanhol, na parte final da prova
Após largar em 21º, Massa acabou lucrando no fim da corrida com o abandono de Fernando AlonsoHamilton conseguiu avançar rapidamente após a largada, mas não superou Adrian Sutil no fim
Vettel passeia na Malásia, e Massa é o novo líder do campeonato
Alemão enfim vence e faz dobradinha com Webber. Após recuperação, brasileiro chega em 7º e ganha liderança do Mundial com quebra de Alonso
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
A tão esperada tempestade tropical na Malásia não veio e, finalmente, após duas corridas com problemas, a RBR pôde fazer seu passeio de domingo, no circuito de Sepang. Com facilidade, o alemão Sebastian Vettel superou o companheiro de equipe, Mark Webber, ainda na largada e rumou, sem ser ameaçado, para sua primeira vitória na temporada. O australiano chegou na segunda posição, e Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio. Mas quem se deu bem na corrida foi Felipe Massa, após largar em 21º. Com o sétimo lugar, o brasileiro assumiu a liderança do campeonato com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso, que teve o motor quebrado na penúltima volta.
Se a briga na ponta foi gelada, os pilotos da McLaren e da Ferrari fizeram uma excelente corrida de recuperação e conseguiram suas vagas na zona de pontuação. Lewis Hamilton, com um carro com mais velocidade nas retas de Sepang, conseguiu evoluir rapidamente, e terminou em sexto. Entretanto, ele teve de segurar uma branda pressão do brasileiro nas voltas finais.
Jenson Button foi superado por Felipe Massa, mas resistiu bravamente aos ataques de Alonso na parte final da corrida. O inglês da McLaren conseguiu a oitava posição. O espanhol, no entanto, sofreu com problemas na redução de marchas em seu câmbio desde a metade da corrida e acabou fora da prova com a falha mecânica em seu motor Ferrari. Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha.
Rubens Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas. Já Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram chegaram ao fim de uma prova pela primeira vez na temporada de estreia na Fórmula 1.
O polonês Robert Kubica, da Renault, conseguiu outro excelente resultado, com a quarta posição. Completaram a zona de pontuação o alemão Adrian Sutil, da Force India, em quinto; o espanhol Jaime Alguersuari, da STR, em nono; e o alemão Nico Hulkenberg, da Williams, em décimo. Estes dois últimos marcaram pontos pela primeira vez na categoria.
Largada sem chuva A chuva esperada para a largada não veio e o GP da Malásia começou com pista seca em Sepang. E os problemas mecânicos começaram antes mesmo do alinhamento no grid na reta dos boxes. Pedro de la Rosa, da Sauber, sofreu com uma falha de seu motor Ferrari e parou no meio do circuito. Com isso, o espanhol, que largaria em 12º, ficou fora da prova. Na largada, Rubens Barrichello ficou parado com seu Williams e só arrancou depois, muito lentamente. O brasileiro caiu da sétima para a 18º posição por causa da falha. Na frente, Sebastian Vettel, que era o terceiro, pulou muito bem e dividiu a primeira curva com o companheiro Mark Webber, pole position. O alemão superou o australiano e assumiu a ponta.
Vettel supera Webber ainda na primeira curva após a largada, com McLaren e Ferrari escalando o pelotão
Os pilotos da McLaren e da Ferrari, que largaram muito atrás, ganharam muitas posições já na primeira volta. Com uma excelente largada, por dentro, Lewis Hamilton e Felipe Massa pularam para a 13ª e 14ª posições, respectivamente, após saírem em 20º e 21º. Apesar de terem escolhido a linha errada, a de fora, Alonso e Button também subiram, mas ficaram imediatamente atrás de seus companheiros.
Na segunda volta, Hamilton conseguiu ultrapassar com facilidade Sebastien Buemi e ganhou a 12ª posição. Massa não teve a mesma tranquilidade e ficou preso atrás do suíço. Em seguida, Button tentou a ultrapassagem sobre o brasileiro, mas acabou sendo superado por Fernando Alonso, que se aproximou muito do companheiro de Ferrari.
Felipe Massa e Fernando Alonso andaram juntos até o pit stop do espanhol, na parte final da prova
Hamilton agressivo
Hamilton continuava a ganhar posições ao superar Jaime Alguersuari na quarta volta. No fim do pelotão, Timo Glock e Heikki Kovalainen se tocavam. O alemão da VRT foi para a caixa de brita e abandonou a corrida. Na oitava volta, o inglês da McLaren se aproximou de Vitaly Petrov para lutar pelo décimo lugar. Ele superou o russo antes da reta dos boxes, mas tomou o troco na curva seguinte. Ele conseguiu a ultrapassagem de novo em seguida, mas mudou de linha mais de uma vez na reta dos boxes e recebeu uma bandeira de advertência dos comissários. Na nona volta, Kamui Kobayashi abandonou a corrida após a quebra do motor Ferrari da Sauber na primeira curva. Já Button deu o troco em Alonso e recuperava a 15ª posição. Mas o inglês da McLaren resolveu apostar em uma troca de pneus precoce, assim como na Austrália, quando venceu a prova, e parou nos boxes na passagem seguinte.
Hamilton conseguiu avançar rapidamente após a largada, mas não superou Adrian Sutil no fim
Schumacher quebra Michael Schumacher, que vinha em uma corrida discreta, teve problemas com sua roda traseira esquerda e foi forçado a abandonar a corrida. O piloto da Mercedes sequer conseguiu voltar aos boxes após a falha. Hamilton, por sua vez continuava em sua batalha por posições. Ele entrou na briga pela sexto lugar, junto com Nico Hulkenberg e Vitantonio Liuzzi. Sem previsão de chuva e já com os pneus trocados, Button voava na pista, enquanto os pit stops continuavam com Hulkenberg e Petrov. Liuzzi, que lutava por pontos, teve o carro recolhido à garagem após ficar muito lento.
Alonso com problemas
Atrás de Massa, Alonso tinha problemas na redução de marchas, mas seus tempos não se alteravam. Na frente, Vettel fez seu pit stop na 24ª volta e retornou na terceira posição. Webber parou na seguinte, mas ficou atrás de Hamilton, que já era o segundo colocado a esta altura, mas não tinha parado nos boxes. Felipe Massa fez seu pit stop na 27ª e colocou os pneus macios. Ele ficou em nono, atrás de Button. Com isso, Alonso e Hamilton eram os únicos carros a não parar nos boxes. O inglês só entrou na 31ª passagem e voltou na sexta posição, logo à frente do companheiro.
Após largar em 21º, Massa acabou lucrando no fim da corrida com o abandono de Fernando Alonso
Massa supera Button no fim
O brasileiro da Ferrari, com pneus novos, era cerca de dois segundos mais rápido que Button por volta. Ele reduziu a vantagem rapidamente, mas não conseguia a ultrapassagem. A McLaren tinha mais velocidade nas retas, complicando a vida de Massa. Enquanto isso, a Ferrari demorava a chamar Alonso para o pit stop, talvez esperando pela chuva, que não apareceu. O espanhol só parou na 37ª volta e também colocou os pneus macios. Com Massa preso atrás de Button, Alonso começou a tirar dois segundos por volta dos rivais à sua frente. O brasileiro só conseguiu a ultrapassagem sobre o inglês da McLaren após dez voltas, mas, em seguida, abriu boa vantagem na sétima posição. A responsabilidade então ficou com o bicampeão mundial. Após uma ferrenha disputa, com direito a dois trocos de Button, a quebra de Alonso encerrou a briga.
Na frente, Vettel e Webber rumavam com tranquilidade para a dobradinha na Malásia. Apesar de ter feito a melhor volta da corrida a três voltas do fim da corrida, o australiano se manteve atrás do companheiro, sem tentar uma manobra mais ousada. No fim, a vantagem do alemão ficou pouco acima dos quatro segundos.
Confira o resultado final do GP da Malásia:
Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m37s054, na 53ª
1 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 56 voltas em 1h33m48s412
2 Mark Webber AUS RBR-Renault a 4s849
3 Nico Rosberg ALE Mercedes a 13s504
4 Robert Kubica POL Renault a 18s589
5 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 21s059
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 23s471
7 Felipe Massa BRA Ferrari a 27s068
8 Jenson Button ING McLaren-Mercedes a 37s918
9 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m10s602
10 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth a 1m13s399
11 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari a 1m18s938
12 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1 volta
13 Fernando Alonso ESP Ferrari a 2 voltas/motor
14 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth a 3 voltas
15 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 3 voltas
16 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth a 4 voltas
17 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth a 5 voltas
Não completaram
Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 10 voltas/andando
Vitaly Petrov RUS Renault a 24 voltas/mecânico
Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 44 voltas/mecânico
Michael Schumacher ALE Mercedes a 47 voltas/suspensão
Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari a 48 voltas/motor
Timo Glock ALE VRT-Cosworth a 54 voltas/acidente
Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 56 voltas/não largou
Alonso afirma que GP da Malásia foi a 'corrida mais difícil' de sua vida

Alonso resistiu até a penúltima volta da Malásia
Com problemas no motor, espanhol abandona a disputa na penúltima volta
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
O bicampeão mundial Fernando Alonso terminou o GP da Malásia nada satisfeito. O piloto espanhol, que teve problemas em sua caixa de câmbio e acabou tendo de abandonar a prova, classificou a corrida deste domingo como a "mais difícil" da sua vida. - Desde o início as coisas deram errado. Na volta de formação do grid, minha caixa de câmbio quebrou e não tinha embreagem durante a corrida, então tive de frear de uma forma estranha - disse Alonso, que largou em 19º neste domingo.
Mesmo sem a caixa de câmbio, Alonso ganhou posições e, até a penúltima volta, se mantinha na 9ª colocação. Depois de tanto tempo guiando com dificuldades, porém, o motor acabou quebrando, e o espanhol teve de abandonar a corrida.
- Por isso, foi provavelmente a corrida mais difícil da minha vida em termos de pilotagem, porque eu tive de improvisar a cada curva. Mas, mesmo assim, estávamos indo para obter alguns pontos, que no final não foi possível devido à quebra do motor.
O alemão Sebastian Vettel superou o companheiro de equipe, Mark Webber, ainda na largada e garantiu sua primeira vitória na temporada. O australiano chegou na segunda posição, e Nico Rosberg completou o pódio. Felipe Massa, que terminou em sétimo, assumiu a liderança do campeonato com 39 pontos, dois à frente de Fernando Alonso.
- Foi um fim de semana difícil. Às vezes, somos nós, às vezes, são os outros. Você tem que aproveitar as oportunidades - finalizou Alonso.
Rubinho brinca: ‘A porcaria do carro ainda não está legal. Vou chorar ali no canto’
Rubinho brinca: ‘A porcaria do carro ainda não está legal. Vou chorar ali no canto’
Décimo segundo colocado no GP da Malásia, brasileiro da Williams faz piada sobre seu desempenho e parabeniza Felipe Massa pela liderança
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
No domingo de Páscoa, não faltou bom humor a Rubens Barrichello, mesmo depois da 12ª colocação no Grande Prêmio da Malásia. Ele parabenizou o também brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, novo líder da temporada, e fez piada com o carro de sua equipe, a Williams. Veja no vídeo ao lado. - O importante é ele ter um carro competitivo. Olha a carinha dele (Felipe Massa). Está saindo, líder, tranquilo. A porcaria do nosso carro ainda não está legal. Vamos sorrir senão vamos chorar. Eu vou chorar ali no canto - disse, rindo.
Logo após a corrida, o piloto fez questão de enfatizar que o termo "porcaria" foi usado em tom de brincadeira e descontração.
Barrichello teve problemas na largada com seu Williams e perdeu muitas posições. Ele terminou a corrida apenas em 12º, com um carro muito ruim nas retas.
- Eu não sei o que aconteceu na largada, vou falar sobre isso com a equipe. A partir desse problema eu caí para o fim do grid. Nós tentamos uma estratégia diferente para ir de volta ao pelotão da frente, mas nosso carro definitivamente não estava competitivo. Nós perdemos uma boa oportunidade hoje.
Massa, sétimo colocado, garantiu a liderança do campeonato depois que seu companheiro na Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, quebrou na última volta.
Lucas di Grassi (14º), da VRT, e Bruno Senna (16º), da Hispania, conseguiram terminar uma corrida pela primeira vez na temporada.
Felipe Massa (esq.) faz uma corrida de recuperação e termina em sétimo no GP da Malásia

Sétimo na Malásia, brasileiro da Ferrari diz que tinha carro para lutar pelo pódio, mas fica feliz com o resultado depois de ter largado em 21º
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
- Foi uma ótima corrida. Pelo que aconteceu ontem, acho que a gente conseguiu fazer um ótimo trabalho. Largar no primeiro grupo foi muito difícil. Até a primeira parada não tinha aderência. Depois que botei os pneus moles tudo mudou. Conseguimos marcar alguns pontinhos que, depois de uma largada praticamente em último, foi um excelente resultado.
F1 Classificação do Mundial de Construtores
F1 Classificação do Mundial de Construtores
Vantagem da Ferrari na liderança cai para apenas dez pontos na Malásia
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
Classificação do Mundial de Construtores após 3 de 19 corridas:
1 Ferrari 76
2 McLaren-Mercedes 66
3 RBR-Renault 61
4 Mercedes 44
5 Renault 20
6 Force India-Mercedes 18
7 Williams-Cosworth 6
8 STR-Ferrari 2
8 Sauber-Ferrari 0
10 Lotus-Cosworth 0
11 VRT-Cosworth 0
12 Hispania-Cosworth 0
sábado, 3 de abril de 2010
Confira o grid de largada na Malásia
Confira o grid de largada na Malásia
Com muita chuva, Webber é pole, 1s3 à frente de Rosberg, o segundo. Alonso marca o 19º tempo, duas posições à frente de Massa, o 21º
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
Confira o grid de largada para o GP da Malásia:
1 Mark Webber AUS RBR-Renault 1m49s327
2 Nico Rosberg ALE Mercedes 1m50s673
3 Sebastian Vettel ALE RBR-Renault 1m50s789
4 Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes 1m50s914
5 Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth 1m51s001
6 Robert Kubica POL Renault 1m51s051
7 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth 1m51s511
8 Michael Schumacher ALE Mercedes 1m51s717
9 Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari 1m51s767
10 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes 1m52s254
Eliminados na segunda parte do treino classificatório
11 Vitaly Petrov RUS Renault 1m48s760
12 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari 1m48s771
13 Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari 1m49s207
14 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari 1m49s464
15 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth 1m52s270
16 Timo Glock ALE VRT-Cosworth 1m52s520
17 Jenson Button ING McLaren-Mercedes sem tempo
Eliminados na primeira parte do treino classificatório
18 Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth 1m52s884
19 Fernando Alonso ESP Ferrari 1m53s044
20 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes 1m53s050
21 Felipe Massa BRA Ferrari 1m53s283
22 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth 1m56s299
23 Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth 1m57s269
24 Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth 1m59s977
saiba mais
Chuva elimina Massa e Alonso, e Mark Webber marca a pole do GP da Malásia
Mark Webber agradece ao engenheiro por escolha de pneus: 'O risco valeu a pena'
No 19º lugar, Alonso minimiza resultado: 'A posição de largada é só uma piada'
Felipe Massa divide a culpa com toda a equipe: 'Houve um erro de todo mundo'
Felipe Massa sai da pista e larga em 21º
Fernando Alonso roda e perde a volta
Jenson Button perde o controle do carro e também acaba fora da pista
Lewis Hamilton não consegue segurar o carro na pista
Bruno Senna segura o carro na curva e vai parar na brita
Espião da F-1: jornalista italiano reproduz o volante da Ferrari
Brasileiros sofrem com a chuva, e Webber é pole no GP da Malásia de Fórmula 1
Mark Webber supera a favorita McLaren e lidera último treino livre do GP da Malásia

Mark Webber supera a favorita McLaren e lidera último treino livre do GP da Malásia
Por apenas 17 milésimos, australiano deixa Lewis Hamilton em segundo. Alonso é o quarto, quatro posições e 0s423 à frente de Felipe Massa
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
Após ver um domínio de Lewis Hamilton durante a maior parte do treino, Mark Webber fez uma ótima volta e superou o tempo do inglês na última sessão livre para o GP da Malásia. O piloto da RBR marcou o tempo de 1m33s542, apenas 17 milésimos à frente do piloto da McLaren, que ficou em segundo. Sebastian Vettel, companheiro do australiano, foi o terceiro colocado.
Mark Webber supera Lewis Hamilton por apenas 17 milésimos e termina último treino livre na frente
Fernando Alonso superou novamente o companheiro Felipe Massa no fim de semana e marcou o quarto tempo na sessão. O espanhol da Ferrari foi quatro posições e 423 milésmos mais rápido que o brasileiro, apenas o oitavo colocado. O alemão Michael Schumacher, da Mercedes, ficou em quinto, e conseguiu ficar à frente do compatriota Nico Rosberg, o sexto.
Vencedor na Austrália, Jenson Button ficou apenas na sétima posição, muito distante do companheiro Lewis Hamilton. Rubens Barrichello, da Williams, se recuperou após um péssimo primeiro dia em Sepang e marcou o nono tempo do último treino livre. Robert Kubica, da Renault, completou a lista dos dez primeiros da sessão no circuito malaio.
Os estreantes brasileiros terminaram mais um treino na parte final da tabela de tempos. Lucas di Grassi, da VRT, foi apenas o 22º colocado, mais de cinco segundos mais lento que Mark Webber, o melhor da sessão. Já Bruno Senna, da Hispania, foi o 23º, à frente apenas do companheiro Karun Chandhok.
Confira os melhores tempos do último treino livre em Sepang:
1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m33s542
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m33s559
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m33s587
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m33s751
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m33s992
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m34s090
7 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m34s113
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m34s174
9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m34s540
10 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m34s549
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m34s623
12 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m34s673
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m34s882
14 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m34s957
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m35s026
16 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m35s076
17 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m35s477
18 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m36s404
19 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m37s299
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m37s369
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m38s161
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m38s783
23 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m39s868
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m39s895
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Hamilton é o melhor de sexta na Malásia

Motivado após vitória do companheiro, Hamilton é o melhor de sexta na Malásia
Inglês da McLaren supera Vettel por 266 milésimos e Button fica apenas em quarto. Massa é o melhor brasileiro, em 16º, oito posições atrás de Alonso
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
Motivado após vitória Após vitória do companheiro Jenson Button na Austrália parece ter motivado Lewis Hamilton. Com o tempo marcado no segundo treino livre na Malásia, ele terminou a sexta-feira na primeira posição no somatório das duas sessões. Com o tempo de 1m34s175, o inglês da McLaren foi 266 milésimos mais rápido que o alemão Sebastian Vettel, da RBR, pole nos dois primeiros GPs de 2010. Nico Rosberg, o "Rei das sextas-feiras", ficou apenas em terceiro com a Mercedes.
Com tempo marcado na segunda sessão de treinos, Hamilton fecha a sexta-feira na frente em Sepang
Button, companheiro de Hamilton na equipe inglesa, marcou o quarto melhor tempo do dia, seguido pelo heptacampeão Michael Schumacher, da Mercedes. Em quinto, o alemão foi superado mais uma vez pelo compatriota Rosberg, que ficou duas posições à frente. Robert Kubica, segundo colocado na Austrália, levou a Renault a uma excelente sexta posição no primeiro dia de treinos em Sepang. Mark Webber, da RBR, foi o sétimo, mesmo após ter seu motor quebrado ainda no início da sessão vespertina em Sepang.
Agência/EFE
Massa tem problemas à tarde e fica em 16º
O bicampeão Fernando Alonso conseguiu uma boa volta no fim do segundo treino e assegurou a oitava posição desta sexta-feira. O espanhol superou o companheiro Felipe Massa com folga, já que o brasileiro da Ferrari foi apenas o 16º colocado, quase um segundo mais lento. O piloto, no entanto, cometeu alguns erros na primeira sessão e encarou problemas no assoalho de seu F10 na segunda, que o deixaram durante um bom tempo nos boxes.
Rubens Barrichello, que pontuou nas duas primeiras corridas da temporada, não começou bem o fim de semana do GP da Malásia. O brasileiro, aparentemente com uma carga maior de combustível, não passou da 17ª posição com sua Williams, quase dois segundos e meio mais lento que Lewis Hamilton. Pelo menos ele conseguiu superar por mais de seis décimos o companheiro alemão Nico Hulkenberg, apenas o 19º nesta sexta.
Os brasileiros das equipes estreantes continuaram na parte de baixo da tabela de tempos. Lucas di Grassi, da VRT, teve sua mais produtiva atividade da temporada. Com 54 voltas entre os treinos da manhã e da tarde, o brasileiro terminou o dia em 23º, apenas um décimo mais lento que o companheiro Timo Glock. Já Bruno Senna, com um novo tanque de combustível na Hispania, ficou na última posição, apesar de ter feito 59 passagens nas duas sessões.
Confira os melhores tempos dos treinos livres de sexta em Sepang:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m34s175 (46 voltas)
2 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 1m34s441 (47)
3 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m34s443 (49)
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m34s538 (49)
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m34s674 (44)
6 - Robert Kubica (POL/Renault) – 1m35s148 (56)
7 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m35s479 (35)
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m35s581 (54)
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – 1m35s660 (59)
10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) – 1m35s872 (29)
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – 1m35s955 (52)
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m36s018 (66)
13 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) – 1m36s221 (34)
14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) – 1m36s325 (57)
15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – 1m36s325 (57)
16 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m36s451 (52)
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – 1m36s813 (44)
18 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m36s891 (25)
19 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) – 1m37s415 (46)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) – 1m38s454 (55)
21 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) – 1m38s530 (32)
22 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) – 1m39s061 (40)
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) – 1m39s158 (54)
24 - Fairuz Fauzy (MAL/Lotus-Cosworth) – 1m40s721 (19)
25 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) – 1m41s084 (51)
26 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) – 1m41s481 (59)
Vettel confiante no título nas pistas apesar de derrota inicial

O piloto alemão da Red Bull Sebastian Vettel em seu carro durante terceira sessão treino do Grande Prêmio de Melbourne da Fórmula 1. Vettel se desanimou com o frustrante começo de temporada em que falhas mecânicas tiraram vitórias do alemão nas duas primeiras corridas. 27/03/2010
REUTERS/Mark Horsburgh
Vettel confiante no título nas pistas apesar de derrota inicial
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Por John O'Brien
SEPANG, Malásia (Reuters) - Sebastian Vettel recusou-se a perder tempo pensando sobre o frustrante começo de temporada na Fórmula 1 em que falhas mecânicas tiraram vitórias do alemão da Red Bull nas duas primeiras corridas.
Vettel conseguiu a pole position no Barein e em Melbourne, mas não conseguiu sustentar a primeira posição nas duas corridas, encerrando em quarto lugar na abertura da temporada e se retirando na 25a volta na Austrália.
"Olhe, nós não lideramos o campeonato, seria legal se fosse assim, mas não aconteceu", disse Vettel a repórteres na quinta-feira antes do Grande Prêmio da Malásia.
"Houve muitos pontos positivos que podemos levar da corrida, tínhamos um carro muito forte na classificação e na competição, mas por diversas razões não terminamos."
"Precisamos focar na próxima corrida e não na última. Seguimos em frente. O que aconteceu no Barein e em Melbourne é passado e não podemos mudá-lo agora."
Vettel acrescentou que a decepção de não ter conseguido aproveitar ao máximo as excelentes sessões classificatórias foi mais fácil aceitar porque erro do piloto não foi uma questão.
"Na tarde de domingo eu não estava com uma cara muito feliz depois do nosso problema (em Melbourne). Eu não posso fazer nada especial para eliminar minha frustração. No final das contas, não havia muito o que eu poderia ter feito melhor", acrescentou ele.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Família Piquet processa Flavio Briatore por danos morais, diz jornal inglês
Família Piquet processa Flavio Briatore por danos morais, diz jornal inglês
Brasileiros pedem indenização de R$ 540 mil pelo escândalo de Cingapura
GLOBOESPORTE.COM Londres
Nelsinho quer indenização por caso Cingapura
Nelson e Nelsinho Piquet entraram com um processo contra Flavio Briatore, ex-chefe da Renault, por ter chamado o brasileiro de mentiroso no caso do Grande Prêmio de Cingapura-2008. De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, pai e filho pedem indenização de 200 mil libras, cerca de R$ 540 mil.
Em Cingapura, Nelsinho, então piloto da Renault, bateu contra o muro para favorecer seu companheiro, Fernando Alonso. Um comunicado divulgado por Briatore na época afirmou que Nelsinho mentiu sobre a batida proposital.
- Dado que a Renault não aceitou o pedido dos Piquet para retirar as acusações e se desculpar, eles sentem que não têm outra escolha senão demonstrar a falsidade das alegações no tribunal - disse Dominic Crossley, advogado da família.
Bruno Senna e Chandhock se divertem com wakeboard na Malásia
Bruno Senna e Chandhock se divertem com wakeboard na Malásia
A quatro dias do GP, brasileiro visita o Centro Aquático de Kuala Lumpur
GLOBOESPORTE.COM Kuala Lumpur
Enquanto aguarda o GP da Malásia, neste domingo, o brasileiro Bruno Senna, da Hispania, relaxou andando de wakeboard no Centro Aquático de Kuala Lumpur, capital do país.
Durante as atividades desta quarta-feira, Bruno dividiu a boia com o companheiro de equipe, o indiano Karun Chandhok. No domingo, os dois disputam o GP de Sepang.
Antes do GP da Malásia, Rubinho diz que calor local será bom teste para a Williams
Antes do GP da Malásia, Rubinho diz que calor local será bom teste para a Williams
Brasileiro confessa ser fã do circuito de Sepang, obra de Hermann Tilke
GLOBOESPORTE.COM Sepang,
Barrichello quer marcar pontos no GP da Malásia
Rubens Barrichello, piloto da Williams, acha que o GP da Malásia, que será disputado neste fim de semana no circuito de Sepang, será o maior teste do carro da equipe inglesa até agora na temporada. O local é conhecido pelo forte calor e pela alta umidade relativa do ar e o FW32 não andou bem no Bahrein com temperaturas altas. Para o brasileiro, será uma ótima oportunidade para ver como os problemas foram resolvidos.
- Será um bom teste para o nosso carro. Vamos ver se os problemas em relação ao calor que tivemos no Bahrein foram solucionados. O objetivo é sempre marcar pontos até o momento que melhorarmos para conseguir chegar ao pódio - diz Barrichello.
O brasileiro confessou ser fã do traçado de Sepang, um dos vários da Fórmula 1 desenhados pelo controvertido arquiteto Hermann Tilke. Barrichello diz que o físico será muito exigido.
- Realmente gosto desta pista, é um dos melhores traçados do mundo. É a mais difícil também fisicamente. Será um grande fim de semana para quem gosta de velocidade com isso tudo somado.
Antes de chegar à Malásia, o brasileiro recebeu vários elogios de Sam Michael, diretor-técnico da Williams. Segundo o dirigente, ele é um piloto rápido e não comete erros. Barrichello agradeceu pelas palavras do australiano.
- É sempre bom receber um elogio assim principalmente em um time de guerreiros como eu. Eles dão a vida pelo carro e pelo seu desenvolvimento. Fiquei bem feliz e vamos continuar batalhando dentro e fora das pistas.
Com novidades no carro, Lucas di Grassi luta para terminar primeira prova na F-1
Com novidades no carro, Lucas di Grassi luta para terminar primeira prova na F-1
Brasileiro diz que calor poderá ser muito prejudicial ao carro na Malásia
GLOBOESPORTE.COM Sepang,
Di Grassi confia em novidades de seu carro
Lucas di Grassi, piloto da VRT, está confiante nas evoluções no VR-01 que sua equipe programou para a Malásia. O brasileiro busca terminar sua primeira corrida na Fórmula 1, após problemas forçarem abandonos no Bahrein e na Austrália. Ele acredita muito no trabalho de seu time, que também é novato na mais importante categoria do automobilismo.
- Teremos algumas atualizações e algumas melhoras em relação à confiabilidade do carro, principalmente no que diz respeito aos problemas que tivemos na Austrália. A bomba de combustível e detalhes na parte hidráulica serão modificados e tratados com mais atenção durante o fim de semana - diz Lucas.
O brasileiro está preocupado com as altas temperaturas da Malásia. Segundo ele, a durabilidade dos componentes poderá ser afetada.
- As altas temperaturas prejudicam a durabilidade. Está bem mais quente aqui do que estava na Austrália. Isso sem falar na umidade, que é muito alta e aumenta a sensação de calor. Por causa disso, o carro em geral trabalha bem mais quente, e isso não é bom. Por isso estamos tão focados nestas melhorias, porque o objetivo é, antes de qualquer coisa, terminar a corrida.
Após a corrida na Austrália, o rendimento do VR-01 deixou Di Grassi confiante. O brasileiro quer se aproximar do desempenho da Lotus, outra estreante na F-1.
- O carro melhorou e o desempenho está bom. Espero pelo menos brigar com os Lotus, o que não aconteceu em Melbourne, já que eles estavam um pouco mais rápidos e nós estávamos economizando combustível. Em termos gerais, deveremos ter uma melhora. O mais importante é terminar a prova. É disso que realmente precisamos: fazer uma corrida inteira sem problemas. E, claro, continuar evoluindo.
Companheiro de Rubinho muda de nome em piada de 1º de abril em seu site oficial
Companheiro de Rubinho muda de nome em piada de 1º de abril em seu site oficial
Falso comunicado dizia que alemão trocaria sobrenome de 'Hülkenberg' para apenas 'Hulker', por 'motivos de marketing', de acordo com empresário
GLOBOESPORTE.COM Emmerich, Alemanha
Tradição entre pilotos e até sites internacionais especializados em automobilismo, as brincadeiras de 1º de abril, o Dia da Mentira, já começaram. Companheiro de Rubens Barrichello na Williams, Nico Hulkenberg teve um comunicado - falso, é claro - publicado em seu site oficial que alertava para sua mudança de nome: de "Hülkenberg" (com trema, no alemão) para apenas "Hulker".
Reprodução do site oficial de Nico Hulkenberg mostra a notícia falsa da mudança de nome do alemão
O "comunicado" tinha até declarações de Willi Weber, empresário de Nico Hulkenberg. Segundo o alemão, a mudança de nome foi necessária por "motivos de marketing".
- O nome "Hülkenberg" era muito difícil para trazer ao mercado, porque é muito longo. "Hulker" é menor e mais dinâmico - era a declaração atribuída a Weber.
Entretanto, no fim do "comunicado", o redator entrega a brincadeira, com uma declaração de um funcionário da prefeitura de Emmerich, cidade onde Hulkenberg nasceu, chamado "April Phool". O dia 1º de abril é chamado, em inglês, de "April Fools Day".
Com problemas de refrigeração do motor, Ferrari aumenta aberturas na carenagem
Com problemas de refrigeração do motor, Ferrari aumenta aberturas na carenagem
Com 'guelras de tubarão', equipe quer evitar falhas como as do Bahrein
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
'Guelras de tubarão' apareceram na Austrália
Com problemas de refrigeração do motor, a Ferrari aumentou as aberturas em sua carenagem para o GP da Malásia, que será disputado neste domingo. Apelidadas de guelras de tubarão, as novidades aparecem no carro da equipe italiana para evitar as falhas da primeira corrida do ano, quando o time teve de trocar os dois motores de seus carros antes da largada e Felipe Massa teve de diminuir o ritmo por causa de um superaquecimento.
Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, pediu aos engenheiros da equipe para melhorar o F10. Apesar da previsão do tempo para a corrida na Malásia ser de chuva, a temperatura ambiente deverá ser muito alta. O time confirmou as novidades para a corrida em Sepang.
- A temperatura do motor é resultado da aerodinâmica do carro. Precisamos trabalhar nisso para não ter mais este tipo de problema nas corridas mais quentes - diz Domenicali.
Schumacher aponta favorito ao título: 'Vettel é a principal ameaça deste ano'
Schumacher aponta favorito ao título: 'Vettel é a principal ameaça deste ano'
Alemão diz não estar decepcionado com desempenho após duas corridas
GLOBOESPORTE.COM Sepang,
Schumacher aponta Vettel como favorito em 2010
Michael Schumacher disse que o compatriota Sebastian Vettel, da RBR, é o homem a ser batido nesta temporada da Fórmula 1. Para o alemão da Mercedes, ele é o favorito ao título mundial de 2010, apesar dos problemas mecânicos que atrapalharam o rival nas duas primeiras corridas do ano. Basta a equipe austríaca melhorar a confiabilidade do carro.
- Se você me perguntar sobre um rival que tenha se destacado, ele é Vettel. É só olhar para o carro e para a maneira como ele pilota. Vettel é a principal ameaça desta temporada. É claro que ele não teve sorte nas duas primeiras corridas, mas se tudo desse certo, ele teria vencido ambas - diz Schumacher.
Apesar de ter sido superado por Nico Rosberg, seu companheiro, nas duas primeiras corridas, o alemão disse estar satisfeito com seu desempenho até agora em seu retorno, aos 41 anos.
- Não vejo assim. Cada um tem sua opinião. Na Austrália, vi o pódio de perto e fui atingido na primeira curva. Precisamos ver como tudo vai evoluir. Ainda está muito cedo.
Após reclamações, FIA bane retrovisores aerodinâmicos a partir do GP da China
Após reclamações, FIA bane retrovisores aerodinâmicos a partir do GP da China
Agora, espelhos terão de ser colocados apenas nas laterais dos cockpits
GLOBOESPORTE.COM Sepang,
Os espelhos retrovisores aerodinâmicos serão banidos a partir do GP da China. De acordo com o site da revista inglesa "Autosport", a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tomou a decisão após as reclamações de falta de visibilidade dos pilotos na corrida da Austrália. Por motivos de segurança, eles só poderão ser colocados ao lado dos cockpits, na posição tradicional.
Retrovisores na lateral do carro, como o da Ferrari, serão banidos a partir do GP da China pela FIA
Várias equipes usavam a peça nas laterais do carro, como a Ferrari e a RBR. Em Melbourne, vários casos de bloqueios acidentais nos treinos foram reportados por causa da pouca visibilidade dos pilotos.
- Todos têm problemas com os espelhos. A realidade é que os retrovisores nas laterais dão uma pequena visão do que está acontecendo atrás, além de vibrarem muito. Se você não tiver muita informação vinda do rádio, terá um problema. Você pode ver um carro exatamente atrás de você, mas quando ele está dois segundos atrás, não dá para ter ideia - diz Pedro de la Rosa, piloto da Sauber.
Os retrovisores poderão apenas ser colocados na lateral do cockpit, como este da McLaren
Já Felipe Massa não gostou da mudança. O brasileiro disse estar feliz com o design dos espelhos de seu carro, o F10.
- Não tenho problemas de visibilidade. Se ela não mudar, prefiro manter o que já tenho.
Vettel quer corrida sem problemas: 'Não estou preocupado com a confiabilidade'
Vettel quer corrida sem problemas: 'Não estou preocupado com a confiabilidade'
Alemão da RBR perdeu duas vitórias certas por falhas em seu carro
GLOBOESPORTE.COM Sepang,
Sebastian Vettel não quer problemas na Malásia
Após problemas mecânicos nas duas primeiras corridas da temporada, Sebastian Vettel disse não estar preocupado com a confiabilidade de seu carro. No entanto, o alemão admite que a RBR será uma das equipes que sofrerá mais por causa da proibição dos espelhos retrovisores nas laterais dos carros, ao lado das entradas de ar para os radiadores. Ele conseguiu apenas um quarto lugar, no GP do Bahrein.
- Não estou preocupado com a confiabilidade. Acho que temos um bom pessoal na equipe e não há um departamento mais fraco, que causa os problemas. As falhas são raras, mas a vida e as corridas são assim. É claro que não é bom se você pretende lutar pelo campeonato, só que ainda temos muitas corridas pela frente. Não é grande coisa - diz Vettel, em entrevista à imprensa inglesa.
Os espelhos retrovisores aerodinâmicos serão banidos a partir do GP da China. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tomou a decisão após as reclamações de falta de visibilidade dos pilotos na corrida da Austrália.
- Estamos muito mais preocupados com a próxima corrida, quando teremos de usar espelhos retrovisores ao lado do cockpit. Nosso carro perderá um pouco de desempenho.
Tempestade tropical atinge Sepang nesta quinta, no horário da largada da corrida
Tempestade tropical atinge Sepang nesta quinta, no horário da largada da corrida
Previsão para domingo é de chuva à tarde, com duração de duas horas
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
O circuito de Sepang, local onde será realizado o GP da Malásia no próximo domingo, foi atingido por uma tempestade tropical no fim da tarde desta quinta-feira. Após um dia muito quente e úmido, trovões, relâmpagos e muita água assustaram as equipes nos boxes da pista.
Mecânico da McLaren se protege da tempestade na tarde desta quinta-feira em Sepang, na Malásia
A tempestade foi parecida com a que aconteceu no ano passado e encerrou a corrida na metade. A chuva forte começou às 16h (horário local), mesma hora da largada da prova, no próximo domingo. A previsão do tempo para o fim de semana é de muito calor, com fortes chuvas no fim da tarde.
- A chuva é esperada para as 16h e, normalmente, dura duas horas - diz uma porta-voz do Departamento Metereológico da Malásia.
Em 2009
Em 2009, a prova foi interrompida na 31ª das 56 voltas por falta de condições da pista. A vitória ficou com Jenson Button, então na Brawn GP, que ganhou apenas a metade dos pontos. A prova começou com pista seca e assim permaneceu por 20 voltas, mas a chuva começou a cair e obrigou todos os pilotos a trocar pneus, mas a visibilidade era péssima por causa da chuva e da escuridão. Neste ano, o horário da largada foi adiantado das 17h para as 16h locais.
Lotus terá piloto da casa no primeiro treino livre para o GP da Malásia
Equipe local, Lotus terá piloto da casa no primeiro treino livre para o GP da Malásia
Malaio Fairuz Fauzy substituirá Heikki Kovalainen na parte da manhã
GLOBOESPORTE.COM Sepang, Malásia
O malaio Fairuz Fauzy, piloto de testes da Lotus, estreará em um fim de semana de corridas neste fim de semana na Malásia. Ele andará com um carro da Lotus, equipe local, durante o primeiro treino livre, na manhã de sexta-feira, no lugar do finlandês Heikki Kovalainen.
Fairuz Fauzy andará com um carro da Lotus no primeiro treino livre para o GP da Malásia, nesta sexta-feira
Fauzy terá 1h30m para mostrar seu talento, já que à tarde Kovalainen retornará ao cockpit do carro. Jarno Trulli, seu companheiro, andará nos dois treinos livres desta sexta-feira.
O piloto será o primeiro malaio a pilotar um carro de Fórmula 1 em uma sessão oficial desde 2002. Na ocasião, Alex Yoong disputou o GP do Japão pela Minardi.

