Combinação de resultados pode assegurar o título por antecipação já neste
fim de semana. Entretanto, RBR nunca venceu na cidade-estado asiática
É hora de decisão em 2011. Com 112 pontos de vantagem sobre Fernando Alonso, o segundo colocado, Sebastian Vettel chega ao GP de Cingapura, no Circuito de rua de Marina Bay com sua primeira oportunidade de levar o bicampeonato mundial da Fórmula 1. Para isso, o alemão da RBR tem de vencer novamente e o espanhol chegar fora do pódio. Além disso, Jenson Button, da McLaren, e Mark Webber, seu companheiro, podem até chegar até na terceira posição. Seria o predomínio tão grande desde a temporada 2004, quando Michael Schumacher, então na Ferrari, levou seu sétimo título com quatro GPs de antecipação.
Só que o circuito de rua de Cingapura não é dos mais favoráveis para a RBR. Desde a entrada da pista no campeonato, em 2008, a equipe austríaca ainda não venceu. Os melhores resultados foram os pódios de Sebastian Vettel (segundo) e Mark Webber (terceiro) no ano passado. Fernando Alonso, por sua vez, tem dois triunfos: 2008 na Renault (com o polêmico acidente de Nelsinho Piquet) e 2010 na Ferrari. A McLaren também venceu com Lewis Hamilton, em 2009.
Neste ano, o desempenho avassalador do carro da RBR deixa Vettel animado para conseguir a primeira vitória na cidade-estado asiática. Mas ele jura que ainda não pensa na conquista do bi.
- Já fizemos algumas boas corridas em Cingapura no passado, especialmente no ano passado, quando cheguei em segundo. Amo a pista, que é bem desafiadora e longa. São muitas curvas, o clima é muito quente e a prova é noturna. São muitas coisas especiais lá. O carro parece estar bem competitivo e espero vencer lá. Olhando para o campeonato, ainda temos que caminhar. Nossa posição é boa e merecemos porque trabalhamos duro e erramos pouco. Se conseguirmos aumentar a vantagem ao fim da prova, teremos feito um bom trabalho - disse Vettel.
Sebastian Vettel: O alemão teve um desempenho excepcional nas duas corridas após as férias da Fórmula 1. Ele dominou amplamente os GPs da Bélgica e da Itália e está em ótimas condições para se sagrar bicampeão da categoria. Dificilmente perderá o título, que deverá vir já em Cingapura ou, no mais tardar, no Japão, daqui a três fins de semana.
Vitantonio Liuzzi: Fez uma enorme barbeiragem na largada em Monza, quando perdeu o carro e provocou um verdadeiro strike na primeira curva do circuito. O italiano acabou punido pela direção de prova e vai perder cinco posições no grid desta corrida. Além disso, ele corre sério risco de ser o substituído para a entrada de Narain Karthikeyan no GP da Índia.
Assista ao lado a volta virtual no Circuito de rua de Marina Bay, que receberá o GP de Cingapura
Uma excelente largada seria essencial para uma vitória no apertado circuito de rua de Marina Bay, sede do GP de Cingapura. Na pole, Fernando Alonso jogava tudo contra o ímpeto de Sebastian Vettel, segundo colocado do grid. E o espanhol da Ferrari jogou duro, mas limpo, defendendo sua posição espremendo o alemão ainda na reta dos boxes. Depois, o bicampeão apenas administrou a vantagem, se manteve à frente mesmo com duas entradas do safety car por causa de acidentes, resistiu a um ataque do rival nas últimas voltas e venceu de ponta a ponta a única corrida noturna da temporada. O piloto da RBR ficou em segundo.
Então líder do campeonato, Mark Webber, que chegou em terceiro e completou o pódio. O australiano da RBR apostou em uma tática com uma parada no início da corrida, aproveitando a primeira entrada do safety car, ocasionada por um acidente entre Vitantonio Liuzzi, da Force India, e Nick Heidfeld, da Sauber, e superou os carros da McLaren no retorno à pista. Ele ainda escapou de um toque com Lewis Hamilton, que exagerou e abandonou a prova. Rubens Barrichello, da Williams, foi o sexto e Felipe Massa, da Ferrari, chegou em oitavo após não resistir ao ataque de Robert Kubica, da Renault, que tinha pneus mais novos. O polonês acabaria em sétimo e o brasileiro, em décimo.
Globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário