domingo, 18 de outubro de 2009

Button garante primeiro título da F1 com 5o lugar no Brasil

Jenson Button abraça seu pai após conquistar seu primeiro título mundial de Fórmula 1, depois de terminar em quinto lugar no Grande Prêmio do Brasil.
REUTERS/Rickey Rogers

Button garante primeiro título da F1 com 5o lugar no Brasil
domingo, 18 de outubro de 2009 16:05


Por Camila Moreira
SÃO PAULO (Reuters) - Deu tudo certo para Jenson Button neste domingo e o inglês garantiu com antecedência o título da Fórmula 1 depois de terminar o Grande Prêmio do Brasil em quinto lugar.
Ainda no carro ele levantou os braços para o alto e comemorou o título cantando "We are the champions" no rádio. Depois, pulou em cima do carro, comemorou na frente dos fotógrafos e abraçou quem passava à sua frente. No pit lane, Ross Brawn deu um sorriso discreto com o resultado, que garantiu também o título de construtores para a Brawn GP.
Rubens Barrichello, que havia largado da pole, viu suas chances se desmancharem completamente com um pneu furado já no final da prova e terminou em oitavo lugar. Único outro concorrente pelo título, Sebastian Vettel, da Red Bull, ficou em quarto.
O vencedor da corrida em Interlagos foi Mark Webber, da Red Bull, seguido de Robert Kubica, da Sauber, e de Lewis Hamilton, da McLaren.
Com esse resultado, Button chegou a 89 pontos no campeonato, seguido de Vettel com 74 e Barrichello com 72. Faltando apenas uma corrida, em Abu Dhabi, ele não pode mais ser alcançado.
Em uma corrida emocionante cheia de ultrapassagens e incidentes, Button foi agressivo quando pôde e soube controlar o resultado quando necessário para garantir o troféu faltando ainda uma corrida para o final da temporada.
Barrichello assim não conseguiu mudar a sina em sua corrida em casa neste domingo e o seu melhor resultado no Brasil continua sendo o terceiro lugar conquistado em 2004. Ele cumprimentou Button ainda na pista, postando seu carro lado a lado com o do inglês.
A corrida começou bastante complicada e a primeira volta nem tinha terminado quando o safety car entrou na pista devido a um incidente entre Adrian Sutil, da Force India, e Jarno Trulli, da Toyota. Após a batida, os dois pilotos ainda discutiram nos gramados de Interlagos. Fernando Alonso, da Renault, também teve que abandonar a prova devido ao acidente.
Kimi Raikkonen, que estava com o bico de sua Ferrari danificado, aproveitou a entrada do safety car para ir aos boxes, mas na saída seu carro acabou pegando fogo enquanto logo à sua frente Heikki Kovalainen partia com a mangueira de abastecimento ainda conectada a seu McLaren.
Os dois conseguiram voltar e o safety car deixou a pista na 5a volta, com Barrichello ainda na liderança e Button em nono. Sabendo que precisava do máximo de pontos possível, o inglês então partiu para o ataque, e logo assumiu a sétima posição.
Entretanto, ele encontrou dificuldades para ultrapassar Kamui Kobayashi, da Toyota. O japonês não facilitou e Button acabou perdendo tempo atrás dele.
Visando abrir a maior vantagem possível sobre Mark Webber, da Red Bull, antes de ir para os boxes, Barrichello cravou voltas mais rápidas da prova uma após a outra. O piloto brasileiro fez seu primeiro pit stop na 21a volta e voltou no meio do pelotão, em nono lugar, com Vettel à sua frente.
Button conseguiu avançar para a segunda posição depois de muita briga com Kobayashi, finalmente ultrapassando o japonês na 25a volta. Enquanto isso, Webber foi aos boxes e ainda assim voltou em primeiro lugar.
Na 30a volta Button fez seu primeiro pit stop, voltando em 10o lugar, com Barrichello pulando para quarto e sofrendo forte pressão de Lewis Hamilton, da McLaren. Pouco depois Kazuji Nakajima tocou na traseira de Kobayashi e perdeu o controle de seu Williams, batendo contra a proteção de pneus.
Faltando 30 voltas para o final, Webber ainda liderava a prova, seguido de Kubica e Barrichello, com Button em sexto.
O brasileiro faz o seu segundo pit stop na 51a volta, voltando à frente de Hamilton, em sexto lugar, deixando Button em terceiro. Uma volta depois Webber também foi aos boxes, e mais uma vez conseguiu voltar na liderança.
O segundo pit de Button foi na 55a volta, e em seu retorno ainda teve que brigar por posição com Kovalainen, ficando em sétimo. Após a entrada de Vettel, Barrichello ficou em terceiro lugar, duas posições à frente do alemão.
A 10 voltas do final, entretanto, Barrichello perdeu uma posição para Hamilton e caiu para o quarto lugar. Logo em seguida os boxes o avisaram que ele tinha um pneu furado e a oito voltas do final ele teve que fazer um terceiro pit stop, destruindo de vez suas chances de subir ao pódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário