domingo, 18 de outubro de 2009

Corrida de recuperação dá título a Button; Barrichello fica em 8º em Interlagos


Luca Bruno/AP
Felipe Massa dá a bandeirada para Jenson Button, que conquistou o título do Mundial de F-1 em Interlagos


Corrida de recuperação dá título a Button; Barrichello fica em 8º em Interlagos

da Folha Online
O brasileiro Rubens Barrichello falhou na missão de levar a decisão da temporada 2009 para a última prova e viu seu companheiro de Brawn GP, o inglês Jenson Button, conquistar neste domingo, no GP do Brasil, o título de campeão mundial de F-1.
Veja o especial sobre o título de Jenson Button
Veja as imagens do GP Brasil de F-1
Apesar de largar na pole em Interlagos, Barrichello não conseguiu se manter na primeira colocação, perdeu posições e terminou no oitavo lugar.
A vitória ficou com o australiano Mark Webber (Red Bull), seguido pelo polonês Robert Kubica (BMW) e pelo inglês Lewis Hamilton (McLaren).
Button, ao contrário de Barrichello, teve uma ótima perfomance. Largando da 14ª colocação, o campeão mundial de 2009 abandonou a postura cautelosa das últimas provas, mostrou-se arrojado com uma série de ultrapassagens e chegou em quinto.
Com isso, o inglês foi a 89 pontos, deixando para trás Barrichello (72) e o alemão Sebastian Vettel (74), da Red Bull, que chegou em quarto. Os dois pilotos ainda tinham chances matemáticas de ganhar o título.
Desta forma, o GP dos Emirados Árabes Unidos, que será disputado no novo circuito de Abu Dhabi, no dia 1º de novembro, servirá apenas para definir o segundo colocado no Mundial de pilotos.
Ao contrário do treino que formou o grid, no sábado, que foi disputado debaixo de chuva e prejudicado por inúmeras paralisações devido à chuva, a prova foi disputada com tempo bom.
Mas, mesmo com pista seca, a largada foi tumultuada. Barrichello conseguiu escapar na frente e fugiu das confusões.
Mark Webber, que largava ao lado do brasileiro na primeira fila, tocou em Raikonnen. Um pouco mais atrás, Adrian Sutil, Jarno Trulli e Fernando Alonso se envolveram em outro acidente.
Heikki Kovalainen e Raikkonen precisaram ir para os boxes. E aí, houve uma outra lambança. A McLaren de Kovalainen saiu do pit carregando a mangueira de reabastecimento. Com isso, jogou combustível na Ferrari de Raikkonen, que imediatamente pegou fogo --as chamas se extinguiram pouco depois.
As inúmeras confusões fizeram com que o safety car entrasse na pista. E Button, líder do campeonato, que largou em 14º, pulou para a nona colocação.
O inglês se livrou rapidamente de Romain Grosjean e Kazuki Nakajima e assumiu o sétimo lugar. Aí, encontrou dificuldades atrás do estreante Kamui Kobayashi e só conseguiu ultrapassar o piloto da Toyota após mais de dez voltas.
Com menos combustível do que seus adversários, Barrichello começou a fazer uma volta atrás da outra antes do pit stop. A intenção era abrir vantagem para não perder a liderança para Webber.
Só que a tática não foi suficiente para devolver o brasileiro à liderança. Não apenas Webber o ultrapassou, assumindo a primeira colocação "virtual", como o polonês Robert Kubica lhe tomou o segundo lugar.
Com ritmo de corrida inferior, Barrichello foi se distanciando dos líderes e vendo o crescimento de Button na prova. O inglês ganhou mais um posto ao deixar Sebastien Buemi para trás.
Na segunda série de pit stops, o primeiro a parar entre os líderes foi Kubica. Mesmo com a parada prematura, o polonês manteve a vice-liderança, não sendo ameaçado por Barrichello.
Lá atrás, Button acabou superado na estratégia por Vettel e Hamilton.
Restando dez voltas para o fim, Barrichello perdeu seu lugar no pódio. O brasileiro foi ultrapassado por Hamilton na reta dos boxes. Pouco depois, fez uma parada extra nos boxes para trocar os pneus e voltou na oitava posição.
Luca Bruno/AP
Felipe Massa dá a bandeirada para Jenson Button, que conquistou o título do Mundial de F-1 em Interlagos
Confira a classificação final do GP Brasil1º- Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault2º- Robert Kubica (POL) BMW Sauber3º- Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes4º- Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault5º- Jenson Button (ING) Brawn-Mercedes6º- Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari7º- Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari8º- Rubens Barrichello (BRA) Brawn9º- Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes10º- Kamui Kobayashi (JAP) Toyota11º- Giancarlo Fisichella (ITA) Ferrari12º- Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes13º- Romain Grosjean (FRA) Renault14º- Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari
Pilotos que não completaram a corridaKazuki Nakajima (JAP) Williams-ToyotaNico Rosberg (ALE) Williams-ToyotaNick Heidfeld (ALE) BMW SauberAdrian Sutil (ALE) Force India-MercedesJarno Trulli (ITA) ToyotaFernando Alonso (ESP) Renault


A Folha de S. Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário