segunda-feira, 31 de maio de 2010


Kerim Okten/Efe

Lewis Hamilton, da McLaren Mercedes, faz o melhor tempo para o GP da Turquia de F-1, hoje pela manhã, com 1min28s653

Valdrin Xhemaj/Efe

O piloto britânico Lewis Hamilton, da McLaren, comemora a vitória do GP da Turquia; segunda posição fica com Jenson Button

Pilotos da Red Bull culpam um ao outro após colisão

ISTAMBUL (Reuters) - Os companheiros de equipe Mark Webber e Sebastian Vettel culparam um ao outro após a colisão no Grande Prêmio da Turquia neste domingo que acabou com as chances de a Red Bull fazer uma dobradinha no pódio.
Webber classificou a tarde como desastrosa e disse que não foi, de maneira nenhuma, responsável. "Se eu não estivesse lá, não teria havido contato, claro, mas estávamos lado a lado e não é a coisa mais simples prever o que ele faria naquele segundo", disse o australiano de 33 anos, que ainda lidera o campeonato.

Vettel também não pediu desculpas: "É muito óbvio se você vê a cena. Estávamos na corrida e eu tinha o lado interno. Eu estava concentrado em brecar, aí senti uma batida e a corrida terminou. Eu perdi controle do carro."

"Eu não fui impulsivo. Senti que estava um pouco mais rápido. É algo bobo de se fazer entre companheiros de equipe. Como colega de equipe, você deveria abrir espaço para o outro", acrescentou o piloto alemão de 22 anos.

Vettel tentou a ultrapassagem sobre Webber com 18 voltas para o final. A colisão atingiu o pneu direito traseiro do alemão que teve que abandonar a prova, Webber saiu da pista e perdeu a liderança. Ele terminou em terceiro.

A confusão não afetou apenas os pilotos. Com o resultado, a Red Bull perdeu a liderança para a McLaren por um único ponto na classificação de construtores. A dobradinha teria deixado a equipe 43 pontos na frente da competição.

Em sua 800a corria na F1, Ferrari amarga resultado fraco

Por Alan Baldwin
ISTAMBUL (Reuters) - A Ferrari comemorou a sua corrida de número 800 na Fórmula 1 neste domingo com resultado ruim: apenas 10 pontos na competição e seus pilotos reclamando sobre tédio e limitações.

"Este foi definitivamente um final de semana muito ruim para nós", disse o chefe da equipe, Stefano Domenicali. "É uma pena que não conseguimos comemorar nossa 800a corrida de maneira melhor. Não tivemos o desempenho que esperávamos e fomos inferiores do que as outras duas equipes que dominaram a corrida", acrescentou.

Felipe Massa, que por conta das suas três vitórias no circuito turco chegou a brincar sobre pedir a cidadania honorária, teve poucos motivos para rir ao largar em oitavo e terminar em sétimo. Já o espanhol Fernando Alonso ficou uma posição atrás.

"Foi uma corrida muito entediante para mim do começo ao fim, mas também muito difícil", disse Massa, que bateu roda com roda com o Renault do polonês Robert Kubica e ficou preso atrás do polonês e os dois Mercedes.

Um deles era o do heptacampeão campeão mundial Michael Schumacher, o piloto com melhor resultado na história da Ferrari, que terminou em quarto.

"Tivemos limitações em um final de semana muito difícil", disse Alonso, que viu a sua classificação na temporada cair de terceiro para quarto.

"Nosso objetivo no campeonato é lutar com a McLaren e Red Bull pelo pódio, não enfrentar a Renault pelo oitavo lugar. Temos que melhorar o nosso desempenho", acrescentou.

A Ferrari é a única equipe que competiu na modalidade desde o seu início em 1950. Fundada por Enzo Ferrari, a equipe conquistou o recorde de 15 títulos de pilotos, 16 de construtores e 211 corridas.

O time italiano tem também 632 pódios, 203 pole positions e 221 voltas mais rápidas.

domingo, 30 de maio de 2010

Melhores momentos: GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273259-7824-MELHORES+MOMENTOS+GP+DA+TURQUIA,00.html
Domingo, 30/05/2010

Em uma corrida marcada pelo acidente envolvendo Vettel e Webber e o fraco desempenho das Ferraris em seu 800º grande prêmio, Lewis Hamilton volta a vencer e Button fica em segundo.

Lewis Hamilton vence Grande Prêmio da Turquia

ISTAMBUL (Reuters) - O piloto Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o Grande Prêmio da Turquia neste domingo, depois que os líderes do campeonato pela Red Bull se colidiram.
O líder Mark Webber e o companheiro de equipe Sebastian Vettel colidiram a 18 voltas do final da prova.

Jenson Button ficou em segundo lugar.

(Por Alan Baldwin)

Festa da MCLaren no pódio do GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273252-7824-FESTA+DA+MCLAREN+NO+PODIO+DO+GP+DA+TURQUIA,00.html

Lewis Hamilton recebe a bandeirada e vence o GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273250-7824-LEWIS+HAMILTON+RECEBE+A+BANDEIRADA+E+VENCE+O+GP+DA+TURQUIA,00.html

Vettel se desculpa com companheiros de equipe

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273249-7824-VETTEL+SE+DESCULPA+COM+COMPANHEIROS+DE+EQUIPE,00.html

Lewis Hamilton e Jenson Button disputam a ponta do GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273242-7824-LEWIS+HAMILTON+E+JENSON+BUTTON+DISPUTAM+A+PONTA+DO+GP+DA+TURQUIA,00.html

Vitória cai no colo de Hamilton na Turquia


Inglês lidera dobradinha da McLaren, que teve Jenson Button em segundo. Felipe Massa chega em sétimo, uma posição à frente de Fernando Alonso
Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia


Os dois primeiros terços do GP da Turquia indicavam uma corrida monótona, com trocas de posições apenas nos boxes. Os carros da RBR e da McLaren andavam muito próximos, mas sem tentarem manobras mais ousadas. Tudo isso até a freada para a curva 12, na 40ª volta. Sebastian Vettel, que vinha em segundo, tentou a ultrapassagem. Mark Webber defendeu corretamente, mas o alemão voltou com o carro para cima do australiano e os dois bateram. Com a confusão, a vitória acabou caindo no colo de Lewis Hamilton, que ainda se defendeu de forma belíssima de um ataque de Jenson Button. O atual campeão acabou em segundo, completando a dobradinha da McLaren.

Webber, que voltou à pista e teve de fazer um pit stop extra para trocar a asa dianteira, ainda conseguiu a terceira posição da corrida. Já Vettel abandonou no mesmo momento, na curva 12. Irritado, o alemão saiu do carro fazendo gestos de que o colega de equipe era maluco e chegou aos boxes se negando a dar entrevistas. Após alguns minutos no motorhome, voltou, falou com os jornalistas, mas manteve uma postura mais defensiva, talvez alertado por algum dirigente.

Felipe Massa, que largou em oitavo, lucrou com a confusão das RBRs e chegou em sétimo, uma posição à frente do companheiro Fernando Alonso, o oitavo. O espanhol saiu em 12º e ganhou posições nos boxes. A cinco voltas do fim, foi ousado e ultrapassou Vitaly Petrov, da Renault, com direito até a um toque, que furou o pneu do russo.

A corrida


Os carros saíram para a volta de apresentação com sol forte no circuito de Istambul, mas a meteorologia já começava a reportar a chegada de nuvens carregadas. Na largada, Mark Webber manteve a ponta com tranquilidade e Sebastian Vettel assumiu a segunda posição, superando Lewis Hamilton. Só que o alemão ficou à frente por apenas duas curvas: o inglês recuperou o posto rapidamente.

Jenson Button também perdeu a quarta posição para Michael Schumacher na largada, mas conseguiu recuperá-la ainda na primeira volta. O inglês passou o alemão por fora na freada para a curva 13 e colou nos três primeiros colocados. Os pilotos da Ferrari apenas mantiveram suas posições: Felipe Massa ficou em oitavo e Fernando Alonso, em 12º.

Com a vantagem do duto aerodinâmico, Hamilton se aproximava rapidamente de Webber nas retas, mas o australiano conseguia se livrar do assédio nas curvas. Vettel, em terceiro, mantinha-se muito próximo dos dois primeiros, para tentar ganhar a posição nos boxes. Massa, em oitavo, e Alonso, em 12º, não conseguiam superar os carros imediatamente à frente.

A situação manteve-se inalterada até o início da rodada dos pit stops. Vettel foi o primeiro dos ponteiros a fazer a parada, na 15ª volta. Na passagem seguinte, Webber e Hamilton, que disputavam a primeira posição, entraram nos boxes juntos. O australiano saiu com tranquilidade, mas a McLaren se enrolou com uma das rodas do carro do inglês e ele acabou superado pelo alemão da RBR, caindo para terceiro. Button parou na 18ª e manteve a quarta posição.

Em meio à ameaça de chuva, que começava a aparecer nos computadores das equipes, os quatro se mantiveram nas mesmas posições, sem ameaças, até a 38ª volta, quando Vettel tomou a decisão de atacar o companheiro Webber. Após duas voltas de pressão, o alemão tentou a manobra no fim da 40ª volta, na reta que antecede a curva 12. O australiano defendeu, mas o colega de RBR jogou seu carro para o lado de dentro e provocou o choque. Hamilton e Button, que vinham logo atrás, lucraram e herdaram as duas primeiras posições.

O alemão abandonou a corrida ali mesmo, mas Webber continuou, mesmo com a asa dianteira danificada. O australiano teve de fazer uma parada extra na 43ª, onde trocou o aerofólio e os quatro pneus. Ele voltou com boa velocidade, mas tinha mais de 30 segundos de desvantagem para a dupla da McLaren, que disputava a primeira posição.

Sempre colado em Hamilton, Button tentou uma ultrapassagem na 49ª volta, no mesmo lugar do acidente de Webber e Vettel: a freada para a curva 12. O atual campeão colocou o carro por fora, o companheiro defendeu, mas Button ficou à frente na última curva. Na reta, Hamilton voltou para primeiro após tracionar melhor e conseguir mais velocidade.

Mariana comenta entrevista de Sebastian Vettel sobre acidente com Webber

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273245-7824-MARIANA+COMENTA+ENTREVISTA+DE+SEBASTIAN+VETTEL+SOBRE+ACIDENTE+COM+WEBBER,00.html

De cabeça quente, Vettel chega aos boxes

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273241-7824-DE+CABECA+QUENTE+VETTEL+CHEGA+AOS+BOXES,00.html

Mark Webber vai para os boxes e consegue voltar em terceiro lugar

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273240-7824-MARK+WEBBER+VAI+PARA+OS+BOXES+E+CONSEGUE+VOLTAR+EM+TERCEIRO+LUGAR,00.html

Sebastian Vettel volta para os boxes fazendo sinal de que Webber está maluco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273239-7824-SEBASTIAN+VETTEL+VOLTA+PARA+OS+BOXES+FAZENDO+SINAL+DE+QUE+WEBBER+ESTA+MALUCO,00.html

Sebastian Vettel e Mark Webber se envolvem em acidente

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273238-7824-SEBASTIAN+VETTEL+E+MARK+WEBBER+SE+ENVOLVEM+EM+ACIDENTE,00.html

GP da Turquia

Felipe Massa pára nos boxes e quase consegue ganhar a posição de Kubica

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273227-7824-FELIPE+MASSA+PARA+NOS+BOXES+E+QUASE+CONSEGUE+GANHAR+A+POSICAO+DE+KUBICA,00.html

Galvão Bueno fala sobre renovação de Felipe Massa com a Ferrari

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273222-7824-GALVAO+BUENO+FALA+SOBRE+RENOVACAO+DE+FELIPE+MASSA+COM+A+FERRARI,00.html

Começa a transmissão definitiva do GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273220-7824-COMECA+A+TRANSMISSAO+DEFINITIVA+DO+GP+DA+TURQUIA,00.html

Largada do GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1273221-7824-LARGADA+DO+GP+DA+TURQUIA,00.html

sábado, 29 de maio de 2010


Pilotos da McLaren ganham homenagens pelos campeonatos mundiais

Getty Images

Mark Webber conquista terceira pole consecutiva; Massa é 8o

Por Alan Baldwin
ISTAMBUL (Reuters) - O líder da Fórmula 1, Mark Webber, conquistou sua terceira pole position consecutiva no treino deste sábado para o GP da Turquia e ainda acabou com a supremacia de seu companheiro de Red Bull nas sessões classificatórias.

O australiano, vencedor de ponta a ponta nas duas últimas provas, foi quase um segundo mais rápido que seu colega de equipe, o alemão Sebastian Vettel, ao final do treino, garantindo para a Red Bull setes poles em sete corridas.

Lewis Hamilton, da McLaren, completa a primeira fila ao lado de Webber, enquanto Vettel, que está empatado em 78 pontos com Webber, mas atrás no número de vitórias, ficou na terceira colocação, tendo ao seu lado o atual campeão da categoria, Jenson Button, na outra McLaren.

"É uma ótima marca, isso mostra o tremendo ritmo do carro", disse Webber sobre a série de poles. "O crédito vai realmente para todo o time", acrescentou.

Vettel havia sido o mais rápido nas duas primeiras partes do treino, mas disse que seu carro estava difícil de controlar na última fase, com os freios travando repetidas vezes nas curvas 12 e 14.

"Tive um pouco de sorte em não ser o quarto", declarou o piloto de 22 anos, que usou um chassis diferente das primeiras seis corridas.

"Se você olhar para todas as corridas, eu sempre me classifiquei entre os três mais rápidos até agora, o que penso que não é tão ruim", acrescentou. "Não sou o tipo de corredor que diz que o carro está quebrado, é isso. Sempre tento fazer o meu melhor."

"Precisamos ver o que aconteceu aqui e então decidir o que podemos fazer amanhã. Acho que o ritmo está muito bom."

Michael Schumacher e Nico Rosberg, ambos da Mercedes, completam a terceira fila depois de uma sessão de treinos classificatórios que aconteceu diante de arquibancadas vazias, o que parece ter sido o pior público em números na temporada.
Houve uma certa decepção para a glamurosa Ferrari, que se prepara para completar seu 800o GP, mas o bicampeão mundial Fernando Alonso se classificou apenas em 12o, enquanto o brasileiro Felipe Massa largará na oitava colocação.

Hamilton, que ainda não venceu nesta temporada, viu seus pneus se deteriorarem no último treino livre depois de derrapar na complicada curva oito.

"Acredito que com o tanque cheio estaremos um pouco mais próximos dos adversários", disse o britânico, depois de conseguir seu melhor lugar no grid nesta temporada até agora.

"Estou feliz com o equilíbrio do carro e temos uma boa oportunidade amanhã", acrescentou o campeão de 2008.

Button põe Fórmula 1 à frente de vida amorosa

Por Alan Baldwin
ISTAMBUL (Reuters) - Atual campeão mundial, Jenson Button colocou a Fórmula 1 firmemente à frente de seu vida amorosa neste sábado após se desvencilhar de perguntas constrangedoras a respeito do rompimento com sua namorada, uma modelo de lingerie.

"Estou aqui para focar no final de semana, que é obviamente a razão principal por que estamos aqui, então, eu preciso estar totalmente focado", disse o britânico aos repórteres quando perguntado sobre seu relacionamento antes do GP da Turquia.

"Não quero responder perguntas sobre minha vida particular."

"Sempre tive pessoas maravilhosas ao meu lado, incluindo família e, obviamente, minha companheira e amigos, e isso é importante para mim," acrescentou o piloto de 30 anos da McLaren, que coleciona várias namoradas ao longo dos anos.

"Ter pessoas ao meu lado que me conhecem como pessoa, me conhecem nos meus dias bons e ruins, e, basicamente, eu ainda tenho essa gente comigo. Meu pai está aqui e meu fisioterapeuta que me acompanha há alguns anos."

"Eu ainda tenho uma pequena família à minha volta e eu realmente me sinto em casa aqui", afirmou Button, que trocou a Brawn pela McLaren após o final da temporada passada.

"Sinto como se fossem minha família, o que é ótimo. É importante integrar um time e ser bem-vindo, isso faz diferença na sua performance."

Jornais noticiaram na sexta-feira que Button e a modelo argentina-japonesa Jessica Michibata se separaram após mais de um ano juntos.

O britânico se classificou em quarto lugar, na segunda fila do grid de largada, para a corrida de domingo no circuito que viu uma de suas vitórias mais dominantes no ano passado.
Button contou que teve dificuldades com a aderência de seu carro na perigosa curva oito e estava feliz com seu resultado.

"Eu, obviamente, vou largar no lado sujo da pista, mas estou feliz por ser o quarto", disse ele. "Não é uma colocação ruim para começar e é boa para amanhã."

"Estou satisfeito com o carro, acho que ele se saiu realmente bem durante todo o final de semana. O melhor de tudo é que estamos próximos da Red Bull e, se você olhar para Barcelona, estávamos quase um segundo mais lentos."

Fernando Alonso brinca com a equipe antes de entrar na pista


Vettel, Webber e Hamilton posam para os fotógrafos. Os três largam na frente na Turquia


Mark Webber confirma sua boa fase e conquista a pole position


Mark Webber confirma sua boa fase e conquista a pole position

No fim do treino, Michael Schumacher erra e sai da pista


No fim do treino, Michael Schumacher erra e sai da pista

Felipe Massa fica com a oitava colocação no grid de largada


Felipe Massa fica com a oitava colocação no grid de largada

Rubbens Barricello trava as rodas em uma das curvas de Istambul


Rubbens Barricello trava as rodas em uma das curvas de Istambul

Rubbens Barricello trava as rodas em uma das curvas de Istambul


Rubbens Barricello trava as rodas em uma das curvas de Istambul

Michael Schumacher observa os tempos antes de entrar na pista


Michael Schumacher observa os tempos antes de entrar na pista

Filme Grand Prix mostra imagens sobre a Fórmula 1 feitas há mais de 40 anos

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1143567-7824-FILME+GRAND+PRIX+MOSTRA+IMAGENS+SOBRE+A+FORMULA+FEITAS+HA+MAIS+DE+ANOS,00.html

Filme, que é considerado o melhor sobre a Fórmula 1, traz lendas do esporte em cenas reais pilotando na pista. Grand Prix mostra ainda os acidentes e a falta de segurança dos carros.

Melhores momentos: Treino classificatório GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272820-7824-MELHORES+MOMENTOS+TREINO+CLASSIFICATORIO+GP+DA+TURQUIA,00.html

Mark Webber faz a volta mais rápida e confirma a Pole na Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272818-7824-MARK+WEBBER+FAZ+A+VOLTA+MAIS+RAPIDA+E+CONFIRMA+A+POLE+NA+TURQUIA,00.html

Michael Schumacher roda no final do Q3

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272815-7824-MICHAEL+SCHUMACHER+RODA+NO+FINAL+DO+Q,00.html

Minutos finais do Q2 na Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272806-7824-MINUTOS+FINAIS+DO+Q+NA+TURQUIA,00.html

Lucas Di Grassi fala sobre seu carro novo

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272796-7824-LUCAS+DI+GRASSI+FALA+SOBRE+SEU+CARRO+NOVO,00.html

Minutos finais do Q1 na Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272794-7824-MINUTOS+FINAIS+DO+Q+NA+TURQUIA,00.html

Vitantonio Liuzzi escapa e sai da pista

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272791-7824-VITANTONIO+LIUZZI+ESCAPA+E+SAI+DA+PISTA,00.html

Marca de 800 GPs no carro da Ferrari

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272787-7824-MARCA+DE+GPS+NO+CARRO+DA+FERRARI,00.html

Rubens Barrichello fala dos pneus e do desempenho do carro

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272823-7824-RUBENS+BARRICHELLO+FALA+DOS+PNEUS+E+DO+DESEMPENHO+DO+CARRO,00.html

Rubens Barrichello fala dos pneus e do desempenho do carro

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1272823-7824-RUBENS+BARRICHELLO+FALA+DOS+PNEUS+E+DO+DESEMPENHO+DO+CARRO,00.html

Mark Webber voa na Turquia e marca a sétima pole da RBR na temporada


Mark Webber voa na Turquia e marca a sétima pole da RBR na temporada
Australiano supera Hamilton por 138 milésimos no treino. Massa é o melhor brasileiro, em oitavo, quatro posições à frente de Alonso, o 12º colocado
Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia


O sétimo treino classificatório da temporada, na Turquia, tinha um cenário familiar para Mark Webber. Afinal, como em suas três poles em 2010, o australiano não tinha se destacado nos treinos livres. E, pela quarta vez no ano, a terceira seguida, o líder do campeonato vai largar na primeira posição do grid de largada. De quebra, ainda conseguiu a sétima pole para a RBR, que ainda teve o alemão Sebastian Vettel em terceiro, após um erro em sua última volta.

Entre os dois carros da equipe austríaca sai o inglês Lewis Hamilton, que chegou a ameaçar a pole de Webber em sua última volta. O piloto da McLaren marcou as melhores parciais do treino no primeiro e no terceiro trechos, mas deixou a desejar no segundo e acabou 138 milésimos atrás do australiano, na segunda posição em Istambul.


Os três primeiros do grid de largada na Turquia: Vettel (3º), Webber (pole) e Hamilton (2º) (Foto: AFP)Felipe Massa, maior vencedor do GP da Turquia, não conseguiu um bom desempenho no treino classificatório e larga apenas na oitava posição do grid de largada. O brasileiro da Ferrari, ao menos, superou o companheiro Fernando Alonso, que não conseguiu uma vaga na superpole. O espanhol cometeu mais um de seus erros na temporada e perdeu a volta rápida com os pneus macios na segunda parte. Ele sai apenas em 12º neste domingo. A corrida está marcada para as 9h (de Brasília), com transmissão ao vivo da Rede Globo.

- O carro não teve problemas. Eu é que não fui rápido o suficiente - lamenta Alonso.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, larga em 15º após ser eliminado na segunda parte do treino classificatório. Já Bruno Senna caiu outra vez na primeira fase, mas parece ter conseguido ao menos alguma evolução. O brasileiro da Hispania escapou da última fila e vai largar em 22°, após superar o compatriota Lucas di Grassi, da VRT, que ficou apenas em 23º no grid em Istambul, à frente apenas do indiano Karun Chandhok.

O treino


A primeira parte do treino classificatório não teve grandes surpresas. Seis dos sete eliminados, como sempre, foram os carros das equipes novatas - Lotus, VRT e Hispania. Seguindo o revezamento entre os times médios da categoria, a outra vítima no Q1 foi o italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India, que chegou a rodar neste trecho da sessão e perdeu muito tempo.

- O carro estava bom na sexta e fui mais rápido que o Timo (Glock), meu companheiro, nos dois treinos livres. Na manhã deste sábado, tivemos um problema no motor, que falhava muito nas retas. Foi o melhor que eu pude fazer - diz di Grassi.

Em um fim de semana complicado com a Williams, Barrichello chegou a correr risco de ficar fora da segunda parte do treino, mas uma boa volta a um minuto do fim do Q1 o colocou na 11ª posição. O brasileiro acabou superado por mais alguns carros, mas acabou passando confortávelmente ao Q2, sem correr tantos riscos.

A segunda parte do treino teve um eliminado ilustre: Fernando Alonso. O espanhol não conseguiu uma boa volta em sua tentativa com os pneus duros e estava fora da zona dos dez classificados para a superpole. Em 12º e a um minuto do fim, ele vinha rápido, mas errou na curva 12, perdeu a freada e não conseguiu mais marcar um tempo suficiente para avançar ao Q3.

Após escapar do corte no Q1, Barrichello chegou ao limite de seu carro no Q2 e marcou apenas o 15º tempo. O brasileiro, pelo menos, ficou duas posições à frente de Nico Hulkenberg, seu companheiro na Williams, o 17º no grid na Turquia.

- Lutei bastante, o acerto do carro não está ruim. Estamos sofrendo com a potência do motor. As mudanças que a gente trouxe para cá não deram resultado. A velocidade de reta não é boa. Está perto, mas não o suficiente - lamenta Barrichello.

Na superpole, tudo parecia indicar uma pole de Vettel, que tinha dominado as duas primeiras partes do treino. Só que o alemão errou em suas duas tentativas e marcou apenas o terceiro tempo. Webber, líder do campeonato, foi discreto mais uma vez e arrancou a primeira posição. Nem mesmo a boa volta de Hamilton, no fim, assustou o australiano.

Confira o grid de largada para o GP da Turquia:


1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m26s295
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s433
3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m26s760
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m26s781
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m26s857
6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m26s952
7 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m27s039
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m27s082
9 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m27s430
10 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m28s122

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m27s525
12 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m27s612
13 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m27s879
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m28s273
15 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m28s392
16 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m28s540
17 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m28s841

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m28s958
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m30s237
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m30s519
21 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m30s744
22 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - 1m31s266
23 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m31s989
24 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m32s060

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Schumacher admite: 'Sempre terei uma parte da Ferrari dentro de mim'


Schumacher homenageia a Ferrari (Foto: EFE)

Schumacher admite: 'Sempre terei uma parte da Ferrari dentro de mim'
Heptacampeão homenageia equipe na ocasião do 800º GP na Fórmula 1
Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia


Schumacher homenageia a Ferrari (Foto: EFE)Atualmente na Mercedes, Michael Schumacher admitiu que uma parte de seu coração sempre estará presa à Ferrari. A equipe italiana completa 800 GPs neste fim de semana e terá uma pintura comemorativa na Turquia. O alemão ganhou cinco de seus sete títulos no time vermelho e esteve lá como piloto titular entre as temporadas de 1996 e 2006.

- Quando você é parte de uma comunidade por 14 anos é inevitável que isto cause um efeito em você. Sempre terei uma parte da Ferrari dentro de mim; uma parte de meu coração sempre será vermelha. A equipe tem um modo muito especial de tratar de seus negócios e está certa ao falar de si como uma família, da qual me sinto parte. O tempo que passei lá foi maravilhoso. Fiz amigos e tive experiências das quais não gostaria de ficar sem - diz Schumacher.

A Ferrari organizará uma festa especial na noite deste sábado para comemorar a data. Luca di Montezemolo, presidente da equipe, escreveu a todos os ex-pilotos do time para expressar sua gratidão por seus papeis na história dos carros vermelhos na Fórmula 1.

- Cada um de vocês escreveu um capítulo nessa história fantástica e, em nome da Ferrari e de nossos patrocinadores, gostaria de agradecê-los. Sou muito orgulhoso de estar à frente de uma empresa como a Ferrari e gostaria de dividir com vocês nossa conquista - diz Luca.

Imagens da luta pela pole em Mônaco


Volta Virtual do GP da Turquia

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1270903-7824-VOLTA+VIRTUAL+DO+GP+DA+TURQUIA,00.html

Carro de Fórmula 1 faz uma volta no circuito de Istambul.

Na Turquia, Sebastian Vettel troca a 'Liz gostosa' pela 'Mandy fogosa'


Vettel e suas superstições na Turquia (Foto: EFE)

Na Turquia, Sebastian Vettel troca a 'Liz gostosa' pela 'Mandy fogosa'
Alemão continua com superstições antes da corrida deste fim de semana
Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia


Vettel e suas superstições na Turquia (Foto: EFE)Quando a RBR anunciou a troca de chassi de Sebastian Vettel no GP da Turquia, neste fim de semana, a fértil imaginação do alemão de 22 anos funcionou rapidamente. Nesta quinta-feira, em Istambul, o vice-líder do campeonato anunciou o novo nome de seu carro: será a "Mandy fogosa" (Randy Mandy, em inglês). Ela assume o lugar da "Liz gostosa" (Luscious Liz).

Conhecido por dar nomes de mulheres a seus carros na Fórmula 1, Vettel começou o ano passado com um carro chamado "Kate". O alemão, no entanto, bateu forte na primeira corrida e teve de trocar o chassi. Ele o apelidou de a "Irmã Safada da Kate" porque ele era melhor e mais agressivo. Após a mudança, o piloto venceu quatro vezes em 2009.

Sebastian Vettel e o chassi danificado na disputa do GP de Mônaco, há duas semanas (Foto: Reuters)Neste ano, Vettel venceu o GP da Malásia ao volante da "Liz Gostosa", mas teve um problema estrutural no carro e foi superado com facilidade pelo companheiro Mark Webber. O fato de seus carros terem nomes femininos é apenas mais uma das superstições do alemão. Ele só entra e sai do cockpit pelo lado esquerdo. Além disso, ele amarra sua moeda da sorte no cadarço da sapatilha.

- O chassi danificado não poderia ser uma vantagem mesmo. Não estava feliz nas últimas duas corridas - diz Vettel, em entrevista coletiva em Istambul.

Button termina namoro com a modelo Jessica Michibata após 18 meses


Button termina namoro com a modelo Jessica Michibata após 18 meses
Atual campeão da Fórmula 1 culpa a distância por fim de relacionamento
Por GLOBOESPORTE.COM
Londres


O jornal inglês "Daily Mail" publica em sua edição desta sexta-feira que Jenson Button terminou seu relacionamento com a modelo japonesa Jessica Michibata, de 25 anos, após o GP de Mônaco, há duas semanas. O atual campeão da Fórmula 1 culpou a distância pelo fim do namoro de 18 meses, pois tinha dificuldades de fazer visitas regulares à namorada em Tóquio.


Jenson Button e Jessica Michibata terminam relacionamento (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Jessica viajou a todas as corridas desta temporada com o inglês de 30 anos e viu o inglês perder a liderança do Mundial de Pilotos após um superaquecimento em Monte Carlo. O assessor de imprensa de Jenson Button confirmou o rompimento nesta sexta-feira e disse que o principal problema do relacionamento foi a complicada logística para os encontros.

Não é a primeira vez que Button encerra um relacionamento após o início de sua carreira na Fórmula 1. O inglês sempre namorou belas mulheres, como a modelo inglesa Florence Brudenell-Bruce, com quem rompeu em 2008. Outras conquistas do atual campeão, considerado um dos últimos playboys da categoria, foram a modelo Kimberley Keay e a ex-integrante de um reality show na Inglaterra Louise Griffths, de quem ficou noivo por efêmeros três meses.

Lewis Hamilton lidera dobradinha da McLaren no primeiro treino na Turquia


Lewis Hamilton lidera dobradinha da McLaren no primeiro treino na Turquia
Felipe Massa fica apenas em 13º, quatro posições atrás de Fernando Alonso. Líder do campeonato, Mark Webber marca o oitavo tempo na sessão matinal
Por GLOBOESPORTE.COM
Istambul, Turquia


O fim de semana começou bem para a McLaren em Istambul, onde será disputado o GP da Turquia. Com 1m28s653, Lewis Hamilton liderou a dobradinha da equipe inglesa no primeiro treino livre. Atual campeão da Fórmula 1, Jenson Button ficou em segundo, 962 milésimos mais lento que o companheiro de equipe. O alemão Michael Schumacher, da Mercedes, ficou em terceiro, logo à frente do compatriota Nico Rosberg, quarto colocado.

Líder do campeonato, o australiano Mark Webber marcou apenas o oitavo tempo, três posições atrás do companheiro alemão Sebastian Vettel. O piloto da RBR foi o quinto colocado. O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou em nono, quatro postos à frente de Felipe Massa, o 13º. Em sua pista favorita, o brasileiro ainda não conseguiu andar bem, já que a equipe italiana só usou os pneus duros na sessão. O F10 se dá melhor com os compostos mais macios.

Rubens Barrichello, da Williams, marcou o 17º tempo com sua Williams, uma posição atrás do companheiro alemão Nico Hulkenberg. A equipe inglesa tem esperanças de melhorar seu desempenho em Istambul, já que conta com uma versão atualizada do motor Cosworth. A fábrica prometeu resolver vários dos problemas do propulsor para o GP da Turquia.

Lucas di Grassi, da VRT, andou pela primeira vez com o carro atualizado, que tem um entreeixos mais longo e um tanque de combustível maior. E o brasileiro, apesar de ter sido 6s484 mais lento que Lewis Hamilton, melhor do treino, conseguiu superar o companheiro Timo Glock e marcou o 22º tempo. O alemão ficou em 23º. Bruno Senna, da Hispania, não treinou para ceder o cockpit ao japonês Sakon Yamamoto, que foi o último colocado.

Como já é habitual nos treinos de sexta-feira, os pilotos foram rapidamente à pista para fazerem suas voltas de verificação dos sistemas do carro - as instalation laps - mas voltaram aos boxes em seguida. A partir daí, os times menores mantiveram seus pilotos nos boxes por cerca de meia hora. As grandes só entraram 15 minutos depois, na metade do treino.

As escapadas também foram comuns no primeiro treino. A pior delas aconteceu a apenas dois minutos do fim do treino, quando Adrian Sutil, da Force India, perdeu a traseira e rodou na rápida curva 8. Ele acertou a barreira de pneus e danificou muito o carro. O problema com o alemão inviabilizou que outros pilotos melhorassem suas marcas no encerramento da sessão.

Confira os melhores tempos do primeiro treino livre em Istambul:


1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m28s653 (20 voltas)
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m29s615 (20)
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m29s750 (24)
4 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m29s855 (24)
5 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m29s867 (30)
6 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m30s061 (23)
7 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1m30s065 (24)
8 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m30s097 (26)
9 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m30s294 (20)
10 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes - 1m30s501 (17)
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m30s615 (20)
12 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes - 1m30s853 (21)
13 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m30s867 (21)
14 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m31s011 (23)
15 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - 1m31s238 (17)
16 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - 1m31s355 (23)
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m31s464 (19)
18 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m31s735 (27)
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - 1m32s161 (24)
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - 1m32s990 (22)
21 - Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth) - 1m34s876 (13)
22 - Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - 1m35s137 (21)
23 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - 1m35s583 (15)
24 - Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - 1m36s137 (26)

Ferrari diz que Massa deve ficar em 2011


Felipe Massa, da Ferrari, deve seguir na escuderia italiana no próximo ano, disse o chefe da equipe.

REUTERS/Bruno Domingos

ISTAMBUL (Reuters) - O piloto Felipe Massa deve continuar na Ferrari na próxima temporada ao lado do espanhol Fernando Alonso, disse o chefe da equipe, Stefano Domenicali, nesta quinta-feira.
Perguntado se a Ferrari manteria a atual dupla, o italiano disse à BBC em entrevista na Turquia: "Sim, acho que sim."

Pressionado no tema, e perguntado se tinha certeza, Domenicali afirmou: "Sim."

Massa retornou este ano à categoria após um grave acidente no ano passado durante o Grande Prêmio da Hungria, mas foi ultrapassado pelo bicampeão mundial na classificação do campeonato.

O brasileiro está a 14 pontos do espanhol após seis corridas, sendo que Alonso conquistou a primeira prova do ano, o GP do Barein.

Vários outros pilotos, notavelmente Robert Kubica, da Renault, e o líder do campeonato, o australiano Mark Webber, da Red Bull, tiveram seus nomes sugeridos como possíveis substitutos de Massa em rumores da imprensa.

(Reportagem de Alan Baldwin)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Massa pode ter contrato renovado





Presidente da Ferrari dá sinal de que renovará contrato de Felipe Massa
Montezemolo diz que piloto precisa continuar com o bom trabalho na equipe
Por GLOBOESPORTE.COM
Roma

Massa pode ter contrato renovado




A pressão sobre a renovação de Felipe Massa com a Ferrari parece estar mesmo apenas nos rumores da imprensa europeia. Nesta terça-feira, em entrevista ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", Luca di Montezemolo, presidente da equipe, disse que o brasileiro precisa apenas continuar a trabalhar bem com o time para continuar de vermelho em 2011.

- Massa só precisa continuar trabalhando com o mesmo espírito enquanto toma conta de si e da equipe - diz Montezemolo.

Na segunda-feira, o jornal finlandês "Turun Sanomat" publicou que Nicolas Todt, empresário de Felipe Massa, já começou as conversas para a renovação do contrato do brasileiro com a Ferrari para 2011. Segundo o periódico, Todt também conversa com outras equipes como a Renault.

A vaga de Massa na Ferrari tem sido alvo de especulações recentes. O polonês Robert Kubica, da Renault, e o australiano Mark Webber, da RBR, já foram colocados pela imprensa europeia ao lado de Fernando Alonso na próxima temporada. Ambos são muito amigos do bicampeão espanhol. O contrato do brasileiro com a equipe italiana se encerra em dezembro de 2010.

Foto: EFE

terça-feira, 25 de maio de 2010

Austin sediará Grande Prêmio dos EUA de F1 a partir de 2012

Por Alan Baldwin
LONDRES (Reuters) - A Fórmula 1 retornará aos Estados Unidos em 2012 com a cidade de Austin, no Texas, sediando a prova até 2021, anunciou o diretor comercial da categoria, Bernie Ecclestone, nesta terça-feira.

"Pela primeira vez na história da Fórmula 1 nos EUA, uma instalação de nível mundial será construída para sediar o evento", disse o britânico ao site oficial (formula1.com).

"Esta... será a primeira vez que uma instalação será construída do zero especificamente para a Fórmula 1 nos EUA", disse ele.

Os EUA sediaram uma corrida de Fórmula 1 em Indianápolis em 2007, prova vencida por Lewis Hamilton, da McLaren.

Desde o fim deste acordo, Ecclestone tem procurado uma alternativa já que equipes, montadoras e patrocinadores têm interesse em retornar a um dos seus maiores mercados.

"Estamos extremamente honrados e orgulhosos em chegar a um acordo com o detentor dos direitos comerciais da F1", disse Tavo Hellmund, parceiro da Full Throttle Productions, LP, organizadora de corridas.

"Estivemos trabalhando juntos por vários anos para trazer este grande evento a Austin, ao Estado do Texas, e de volta aos EUA".

Vários outros circuitos já sediaram corridas, incluindo Dallas, também no Texas, em 1984, em um circuito de rua temporário.

A corrida em Indianápolis usou parte do famoso oval, com um seção cortando na parte central.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dirigente da RBR diz que só Alonso e Hamilton são ameaças à equipe


Foto: AFP

Dirigente da RBR diz que só Alonso
e Hamilton são ameaças à equipe

Helmut Marko minimiza chances de pilotos como Massa, Button e Schumi
Por GLOBOESPORTE.COM
Londres


Helmut Marko, ex-piloto e atual conselheiro de automobilismo da RBR, minimizou a ameaça de pilotos como o atual campeão Jenson Button, o brasileiro Felipe Massa e o heptacampeão Michael Schumacher à equipe austríaca na temporada 2010. Em entrevista à agência de notícias APA, ele disse que apenas Fernando Alonso e Lewis Hamilton despertam preocupação no time.

- São dois os pilotos que tememos na luta pelo título mundial: Fernando Alonso, que está em sua melhor fase, e Lewis Hamilton. O que os outros estão fazendo não nos importa tanto.

O RB6, carro da RBR em 2010, é considerado o mais rápido desta temporada e favorito ao título. Para Marko, a equipe austríaca é a grande favorita ao título.

- Com nosso pacote, temos de lutar pelo campeonato neste e nos próximos anos. Temos o pessoal e as ferramentas necessários para nos adaptar a mudanças. Tivemos um carro vencedor em 2008 e 2009 e isso não é coincidência.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

FIA fará mudanças na regra do safety car para evitar problema de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1265294-7824-SCHUMACHER+SE+ENVOLVE+EM+MAIS+UMA+POLEMICA+NO+GP+DE+MONACO,00.html

Na última volta do GP de Mônaco, Michael Schumacher não quis esperar a relargada e ultrapassou Fernando Alonso. Mas a manobra não valeu e ele perdeu posições por desobedecer as regras.

Schumi próximo de Alonso em Mônaco (Foto: AFP)

FIA fará mudanças na regra do safety car para evitar problema de Mônaco
Reunião do Conselho Mundial deverá mudar texto do regulamento esportivo
Por GLOBOESPORTE.COM
Paris

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por meio da Comissão de Fórmula 1 da entidade, vão alterar o texto do regulamento esportivo para esclarecer a regra do safety car após o incidente entre Michael Schumacher e Fernando Alonso no GP de Mônaco. O alemão foi punido com o acréscimo de 20 segundos a seu tempo após ultrapassar o espanhol na última curva da corrida, logo após o carro de segurança entrar nos boxes.

A manobra de Schumi foi enquadrada no artigo 40.13 do regulamento esportivo, que proíbe ultrapassagens se a corrida terminar com o safety car. De acordo com a regra, "se a prova termina enquanto o safety car estiver na pista, ele entrará no pit lane no fim da última volta e os carros receberão a bandeirada normalmente, sem ultrapassagens."


Schumi próximo de Alonso em Mônaco (Foto: AFP)No entanto, a Mercedes, que acreditava em um encerramento da corrida sem safety car, desistiu de recorrer da punição. Nesta quinta, a FIA reconheceu a falta de clareza das regras e disse que a Comissão de Fórmula 1 fará mudanças no texto para evitar uma repetição da polêmica.

Confira a íntegra do comunicado da FIA:


"Os problemas identificados durante a volta final do GP de Mônaco, parte do campeonato 2010, mostraram uma falta de clareza na aplicação da regra que proíbe as ultrapassagens com o safety car na pista. Ajustes nas regras são necessários para esclarecer o procedimento que os carros devem tomar quando a última volta é controlada pelo safety car e assegurar que a sinalização para equipes e pilotos seja mais clara. Isto evitará que os problemas que ocorreram em Mônaco aconteçam novamente. A Comissão de Fórmula 1, após uma proposta do Grupo de Trabalho Esportivo da F-1 submeterá uma emenda ao Regulamento esportivo para resolver este problema. Ela será avaliada na reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA, no próximo dia 23 de junho em Genebra.".

Luca di Montezemolo entra em cockpit testa simulador de Fórmula


FOTO: presidente da Ferrari testa simulador de Fórmula 1 em Maranello
Luca di Montezemolo entra em cockpit e é supervisionado por Marc Gené
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália

Sob o olhar atento de Marc Gené, piloto de testes da Ferrari, Luca de Montezemolo, presidente da equipe italiana, testa o simulador do carro do time na fábrica em Maranello (Foto: divulgação / Site Oficial da Ferrari)

Após punição a Schumi, 'comissário' Hill conta ter sido xingado por e-mail


No GP de Mônaco, Damon Hill, antigo rival de Schumi, foi responsabilizado por punição (Foto: Getty Images)

Após punição a Schumi, 'comissário' Hill conta ter sido xingado por e-mail
Inglês diz que ex-pilotos não podem ser responsáveis por interpretar regras
Por GLOBOESPORTE.COM
Londres

Damon Hill, que participou do painel de comissários de prova do GP de Mônaco, contou ter sido xingado por fãs de Michael Schumacher após a punição ao heptacampeão na corrida. O campeão de 1996 teve de julgar o incidente envolvendo seu antigo rival na última volta. A ultrapassagem do alemão sobre Fernando Alonso foi considerada ilegal e ele recebeu o acréscimo de 20 segundos a seu tempo final, caindo de sexto para 21º.

- Parte do meu desconforto com a função, é claro, foi porque fui chamado para julgar um incidente envolvendo Michael. Agi justamente, mas já recebi vários e-mails me xingando e me acusando de preconceito com ele - diz Hill, em entrevista ao jornal "The Times".


No GP de Mônaco, Damon Hill, antigo rival de Schumi, foi responsabilizado por punição (Foto: Getty Images)O inglês questionou a ajuda de um ex-piloto na tomada de decisões nos fins de semana de corridas. A partir deste ano, sempre um antigo competidor da Fórmula 1 integra a equipe da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) em cada corrida. Além do inglês, Alain Prost e Alexander Wurz já estiveram na função. Mas Hill acredita que eles não tem de interpretar regras como no domingo, apenas fazer um papel de consultoria.

- Foi uma experiência fascinante, mas me pergunto se está certo que ex-pilotos sejam colocados em posição de interpretar as regras. Imaginei que estaria lá para ser um consultor, fornecendo a visão dos competidores aso comissários, que tomariam as decisões. Não tenho experiência de advogado para interpretar o regulamento.

Prost disputará a Race of Champions


Prost disputará a Race of Champions (Foto: AFP)

Após convite, Alain Prost vai disputar a Race of Champions em 2010
Veterano francês diz que está ansioso por correr em evento em Dusseldorf
Por GLOBOESPORTE.COM
Paris


Alain Prost, tetracampeão da Fórmula 1 em 1985, 86, 89 e 93, vai disputar a Race of Champions (Corrida dos Campeões) pela primeira vez em sua carreira. O ídolo francês estreará na edição 2010 do evento, que será disputado em Dusseldorf, na Alemanha, nos dias 27 e 28 de novembro. Ele disse que sempre sonhou em participar da competição.

- Estou muito feliz em finalmente participar da Race of Champions. No passado, a data do evento sempre batia com outros compromissos meus, como o Andros Trophy (campeonato de corrida no gelo), mas tudo funcionou neste ano. Será um prazer imenso correr contra grandes pilotos de diferentes categorias e gerações. Estou ansioso pela experiência - diz Prost.

Fora da Fórmula 1 desde 1993, Prost participou de edições recentes do Andros Trophy e venceu as edições de 2007 e 2008. Fredrik Johnsson, chefe da Race of Champions, confirmou as presenças de Michael Schumacher e Sebastian Vettel em 2010.

- Estamos felizes que Alain fará sua estreia na Race of Champions em novembro. Ele é uma das lendas do automobilismo que estará no evento deste ano.

Fernando Alonso lamenta acidente em Mônaco: 'Poderia ter vencido a prova'

Fernando Alonso bate no treino livre (Foto: EFE)

Fernando Alonso lamenta acidente em Mônaco: 'Poderia ter vencido a prova'
Bicampeão da Fórmula 1 diz que GP em Monte Carlo teve um sabor amargo
Por GLOBOESPORTE.COM
Maranello, Itália

Fernando Alonso, piloto da Ferrari, acredita que teria lutado pela vitória no GP de Mônaco se não tivesse errado e batido no último treino livre. Após ser o melhor de quinta-feira, ele não disputou a sessão classificatória por causa dos extensos danos ao chassi de seu carro. O espanhol fez seu pit stop cedo na corrida e subiu para sexto, onde terminou a prova.

- Todos sabem o que aconteceu na manhã de sábado. O sexto lugar no domingo teve um sabor diferente. O resultado tem de deixar a equipe orgulhosa por tudo o que fez em circunstâncias difíceis. Nunca tinha ficado fora de um treino classificatório. Foi muito cruel ter de assistir pela televisão. O GP de Mônaco teve um sabor amargo para mim. Consegui marcar pontos, mas não foi o bastante. Poderia ter vencido a prova - diz Alonso, em seu blog no site oficial da Ferrari.

domingo, 16 de maio de 2010

Schumacher é punido por manobra irregular sobre Alonso em Mônaco


Claude Paris/AP

Schumacher (Mercedes) persegue Alonso (Ferrari) em Mônaco


da Reportagem Local

O piloto alemão Michael Schumacher foi punido com 20s em seu tempo final no GP de Mônaco, por ter feito uma ultrapassagem irregular sobre o rival Fernando Alonso, da Ferrari, nos últimos metros da corrida, logo após a saída do safety car.

A Mercedes, equipe de Schumacher, vai recorrer da punição na Corte de apelações da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Polêmica com Alonso não foi irregular, diz Schumacher
Fernando Alonso sai do sério com Di Grassi
Barrichello joga volante na pista e se diz surpreso
Red Bull consolida domínio e faz dobradinha em Mônaco
Veja a classificação do Mundial de Pilotos da F-1
Leia mais sobre automobilismo no blog do Fábio Seixas
Claude Paris/AP

Schumacher (Mercedes) persegue Alonso (Ferrari) em Mônaco

Schumacher violou o artigo 40.13 do regulamento da F-1, que diz: "se a corrida terminar enquanto o safety car estiver na pista na última volta, os carros completarão a prova sem ultrapassagens".

Com a punição, o heptacampeão alemão sai da zona de pontuação e Alonso passa a ser o sexto colocado, agora com 75 pontos e só a três dos líderes Mark Webber e Sebastian Vettel (que somam 78).

Além de Alonso, Nico Rosberg (Mercedes), Adrian Sutil e Vitantonio Liuzzi (Force India), e Sebastien Buemi (Toro Rosso), nesta ordem, ganharam uma posição cada e entraram na zona de pontuação.

A manobra de Schumacher acabou tirando parte da atenção da dobradinha feita pela Red Bull, com Mark Webber em primeiro e Sebastian Vettel, em segundo.

Alonso já mostrava que não estava muito preocupado com a manobra de Schumacher e, após a corrida, só reclamou mesmo da postura do brasileiro Lucas di Grassi.

Resultado atualizado do GP de Mônaco

1- Mark Webber (Red Bull)
2- Sebastian Vettel (Red Bull)
3- Robert Kubica (Renault)
4- Felipe Massa (Ferrari)
5- Lewis Hamilton (McLaren)
6- Fernando Alonso (Ferrari)
7- Nico Rosberg (Mercedes)
8- Adrian Sutil (Force India)
9- Vitantonio Liuzzi (Force India)
10- Sebastien Buemi (Toro Rosso)
11- Jaime Alguersuari (Toro Rosso)
12- Michael Schumacher (Mercedes)
13- Vitaly Petrov (Renault)

Abandonaram:
Jenson Button (McLaren)
Rubens Barrichello (Williams)
Nico Hulkenberg (Williams)
Lucas di Grassi (Virgin)
Bruno Senna (Hispania)
Karun Chandhok (Hispania)
Jarno Trulli (Lotus)
Pedro de la Rosa (BMW Sauber)
Kamui Kobayashi (BMW Sauber)
Heikki Kovalainen (Lotus)
Timo Glock (Virgin)

Folha On Line de 16 de maio de 2010

Mark Webber faz a festa no pódio de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264393-7824-MARK+WEBBER+FAZ+A+FESTA+NO+PODIO+DE+MONACO,00.html

Domingo, 16/05/2010

Mark Webber faz a festa no pódio de Mônaco.

Melhores momentos: GP de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264397-7824-MELHORES+MOMENTOS+GP+DE+MONACO,00.html

Domingo, 16/05/2010

Em uma corrida marcada por acidentes, escapadas e até tampa solta de bueiro, Mark Webber vence a segunda seguida e empata em pontos com Vettel, que chegou em segundo, na liderança do campeonato.

Webber lidera dobradinha em Mônaco e, enfim, coloca a RBR na liderança

Foto: Reutrs
Webber lidera dobradinha em Mônaco e, enfim, coloca a RBR na liderança
Australiano vence de ponta a ponta e se iguala ao companheiro Vettel no topo do campeonato; Massa chega em quarto, e Alonso pula de último para sétimo
Por GLOBOESPORTE.COM
Monte Carlo, Mônaco

Após seis corridas na temporada, o melhor carro da Fórmula 1, enfim, chegou à liderança. Assim como tinha acontecido em Barcelona, o australiano Mark Webber liderou de ponta a ponta o GP de Mônaco, neste domingo, e levou a RBR para o topo dos dois campeonatos: o de pilotos e o de construtores. Logo atrás dele chegou o companheiro Sebastian Vettel, agora vice-líder do Mundial. O pódio em Monte Carlo foi completado pelo polonês Robert Kubica.

O brasileiro Felipe Massa chegou em quarto lugar e passou para a quinta posição no campeonato. Fernando Alonso, seu companheiro da Ferrari deu azar no treino de sábado, mas compensou no domingo. O bicampeão mundial, que largou dos boxes, aproveitou a entrada do safety car na primeira volta, fez logo sua parada e, por causa disso, mais tarde ganhou posições até ficar sm sexto, atrás de Lewis Hamilton, da McLaren. No fim da prova, contudo, Alonso permitiu uma ultrapassagem polêmica de Michael Schumacher, da Mercedes, e caiu para sétimo - o safety car tinha entrado na pista. A manobra de Schumi ainda será avaliada, e o resultado pode ser alterado.


Mark Webber e Sebastian Vettel carregaram suas RBRs até o topo da classificação (Foto: Reuters)Rubens Barrichello, da Williams, abandonou após bater na 31ª volta, por causa de uma quebra de suspensão no carro. Bruno Senna, da Hispania, e Lucas Di Grassi, da VRT, também não conseguiram completar a prova.

A corrida


A largada nas ruas de Mônaco transcorreu sem tumulto. Webber manteve a ponta, mas Kubica demorou a sair e acabou perdendo a segunda posição para Vettel. Preso pelo polonês, Massa optou por se manter em quarto lugar e se defender do ataque de Hamilton. O maior vencedor na saída foi Barrichello, que pulou de nono para sexto, aproveitando a disputa entre Schumacher e Rosberg.

Ainda na volta inicial, contudo, Nico Hulkenberg perdeu o controle de sua Williams e bateu de frente no muro, provocando a primeira entrada do safety car. Alonso aproveitou e entrou nos boxes para fazer sua troca de pneus.

Na terceira volta, ainda com o safety car na pista, Button parou logo após a Sainte Devote com muita fumaça saindo de sua McLaren. O então líder do campeonato abandonou a prova por um erro infantil da equipe, que esqueceu de tirar a tampa de um dos radiadores e causou superaquecimento no motor.

O carro de segurança só saiu da pista na oitava volta, e Alonso, 20º, continuava sua marcha de recuperação. A primeira vítima, logo na relargada, foi Karun Chandhok, da Hispana. Di Grassi deu mais trabalho e segurou o espanhol da Ferrari por duas voltas. O bicampeão mundial se irritou com o brasileiro e chegou a fazer gestos com a mão direita. Ele só conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel, após um pequeno erro do piloto da VRT.

Com Jarno Trulli, a ultrapassagem de Alonso foi bem mais fácil, e àquela altura só faltavam dois carros para o espanhol superar as estreantes. Ele conseguiu resolver sua vida em dois tempos: deixou Timo Glock para trás na 15ª volta, e superou Heikki Kovalainen na 16ª. Duas passagens depois, com a sequência de pit stops dos rivais, veio o pulo do gato: Alonso aproveitou que já tinha parado no início da prova e deu um salto para a sexta posição.

Quem abriu as paradas na 18ª volta foi Lewis Hamilton, seguido por Schumacher e Barrichello. O inglês conseguiu voltar à frente de Alonso, na quinta posição. Em quarto, Massa fez uma boa parada na 20ª e se manteve à frente do inglês da McLaren.

Kubica fez sua parada na 22ª passagem, uma antes de Vettel. Em seguida foi a vez do líder Webber, que não foi ameaçado e manteve a ponta. Rosberg chegou a ficar em segundo, mas demorou para fazer sua troca de pneus e acabou superado pelo companheiro Schumi, caindo para oitavo.

Na 31ª volta, o safety car entrou pela segunda vez. Nono colocado, Barrichello teve a suspensão traseira esquerda quebrada na subida para a curva Massenet e bateu forte. Parado na contramão, o brasileiro jogou na pista o seu volante, que acabou colhido pelo carro de Chandhok. Pouco depois, ele admitiu a frustração, mas garantiu que só jogou o volante para sair daquela posição o mais rápido possível. Apesar do acidente, a bandeira amarela foi rápida, e a relargada foi autorizada na 34ª passagem.

As posições foram mantidas no reinício da corrida, com Webber puxando a dobradinha da RBR. Na 43ª volta, lá foi o safety car para a pista de novo, desta vez por um motivo comum em grandes cidades: a tampa solta de um bueiro na curva Massenet, mesmo lugar da batida de Rubinho.

Duas voltas depois, as posições se mantiveram mais uma vez. Em um circuito onde as ultrapassagens são complicadas, os pilotos preferiram não se arriscar. Kubica até tentou pressionar Vettel, mas o ímpeto do polonês logo acabou. Com uma enorme vantagem, Webber se deu ao luxo até de poupar os freios, muito exigidos no circuito monegasco.

Só que, a três voltas do fim, graças a um acidente entre Chandhok e Trulli, o safety car foi acionado novamente. O indiano e o italiano bateram na Rascasse. Mas não houve tempo para uma relargada, por causa da retirada dos carros, e Webber cruzou a linha de chegada em primeiro com tranquilidade, pelo segundo fim de semana seguido, mesmo em bandeira

Schumacher aproveita erro de Alonso e nos poucos metros finais ultrapassa espanhol.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264392-7824-SCHUMACHER+APROVEITA+ERRO+DE+ALONSO+E+NOS+POUCOS+METROS+FINAIS+ULTRAPASSA+ESPANHOL,00.html

GP de Mônaco Parte 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264372-7824-GP+DE+MONACO+PARTE,00.html

Rubens Barrichello bate forte e deixa a corrida

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264374-7824-RUBENS+BARRICHELLO+BATE+FORTE+E+DEIXA+A+CORRIDA,00.html

Acidente envolvendo Karun Chandhok e Jarno Trulli traz o safty car de volta à pista

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264390-7824-ACIDENTE+ENVOLVENDO+KARUN+CHANDHOK+E+JARNO+TRULLI+TRAZ+O+SAFTY+CAR+DE+VOLTA+A+PISTA,00.html

Mais uma relargada em Monte Carlo, a terceira desse GP

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264379-7824-MAIS+UMA+RELARGADA+EM+MONTE+CARLO+A+TERCEIRA+DESSE+GP,00.html

Safty car deixa a pista e temos mais uma relargada

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264377-7824-SAFTY+CAR+DEIXA+A+PISTA+E+TEMOS+MAIS+UMA+RELARGADA,00.html

GP de Mônaco Parte 1

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264372-7824-GP+DE+MONACO+PARTE,00.html

Largada do GP de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264358-7824-LARGADA+DO+GP+DE+MONACO,00.html

Domingo, 16/05/2010

Largada do GP de Mônaco.

Celebridades invadem os boxes em Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264357-7824-CELEBRIDADES+INVADEM+OS+BOXES+EM+MONACO,00.html

Domingo, 16/05/2010

J Lo, Michael Douglas, Mike Jagger e outras estrelas marcam presença em Monte Carlo.

sábado, 15 de maio de 2010

Mark Webber garante a pole em Mônaco; Felipe Massa fica em 4o


O australiano Mark Webber, da Red Bull, comemora a conquista da pole position na corrida deste domingo. 15/05/2010

REUTERS/Max Rossi

MONACO (Reuters) - O australiano Mark Webber conquistou a sexta pole position consecutiva da Red Bull ao ser o piloto mais rápido nos treinos de sábado para o Grande Prêmio de Mônaco.
O polonês Robert Kubica conseguiu ficar entre os pilotos da Red Bull ao completar a primeira fila com a sua Renault à frente do alemão Sebastian Vettel que vai largar em terceiro.

A Ferrari do brasileiro Felipe Massa completa a segunda fila com a quarta posição no grid de largada. Já o seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que venceu duas vezes em Mônaco, teve problemas em seu carro e não participou da última volta de classificação. O espanhol, em segundo no campeonato atrás de Jenson Button da McLaren, vai largar dos boxes.

O atual campeão mundial, Button, que venceu a corrida no ano passado com a Brawn GP, larga na oitava posição.

Melhores momentos: Treino classificatório para o GP de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264053-7824-MELHORES+MOMENTOS+TREINO+CLASSIFICATORIO+PARA+O+GP+DE+MONACO,00.html

Sábado, 15/05/2010

Felipe Massa e Robert Kubica andam na frente na maior parte do treino mas no fim, Mark Webber garante a pole e vai largar na frente em Monte Carlo.

Íntegra do treino classificatório para o GP de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264058-7824-INTEGRA+DO+TREINO+CLASSIFICATORIO+PARA+O+GP+DE+MONACO,00.html

Sábado, 15/05/2010

Mark Webber garantiu a pole na terceira parte da classificação em Monte Carlo. Felipe Massa, que vinha bem, ficou na quarta posição.

Felipe Massa continua correndo forte para brigar pela pole em Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264040-7824-FELIPE+MASSA+CONTINUA+CORRENDO+FORTE+PARA+BRIGAR+PELA+POLE+EM+MONACO,00.html

No fim do Q3, Vettel tira de Massa a terceira posição no grid de largada

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264047-7824-NO+FIM+DO+Q+VETTEL+TIRA+DE+MASSA+A+TERCEIRA+POSICAO+NO+GRID+DE+LARGADA,00.html

Vitaly Petrov bate durante a segunda parte dos treinos em Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264043-7824-VITALY+PETROV+BATE+DURANTE+A+SEGUNDA+PARTE+DOS+TREINOS+EM+MONACO,00.html

.RBR sai na frente com Webber, e Felipe Massa larga em quarto no GP de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264105-7824-RBR+SAI+NA+FRENTE+COM+WEBBER+E+FELIPE+MASSA+LARGA+EM+QUARTO+NO+GP+DE+MONACO,00.html

Mais imagens do acidente de Alonso no início do Q2 em Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1264038-7824-MAIS+IMAGENS+DO+ACIDENTE+DE+ALONSO+NO+INICIO+DO+Q+EM+MONACO,00.html