quinta-feira, 20 de maio de 2010

FIA fará mudanças na regra do safety car para evitar problema de Mônaco

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1265294-7824-SCHUMACHER+SE+ENVOLVE+EM+MAIS+UMA+POLEMICA+NO+GP+DE+MONACO,00.html

Na última volta do GP de Mônaco, Michael Schumacher não quis esperar a relargada e ultrapassou Fernando Alonso. Mas a manobra não valeu e ele perdeu posições por desobedecer as regras.

Schumi próximo de Alonso em Mônaco (Foto: AFP)

FIA fará mudanças na regra do safety car para evitar problema de Mônaco
Reunião do Conselho Mundial deverá mudar texto do regulamento esportivo
Por GLOBOESPORTE.COM
Paris

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), por meio da Comissão de Fórmula 1 da entidade, vão alterar o texto do regulamento esportivo para esclarecer a regra do safety car após o incidente entre Michael Schumacher e Fernando Alonso no GP de Mônaco. O alemão foi punido com o acréscimo de 20 segundos a seu tempo após ultrapassar o espanhol na última curva da corrida, logo após o carro de segurança entrar nos boxes.

A manobra de Schumi foi enquadrada no artigo 40.13 do regulamento esportivo, que proíbe ultrapassagens se a corrida terminar com o safety car. De acordo com a regra, "se a prova termina enquanto o safety car estiver na pista, ele entrará no pit lane no fim da última volta e os carros receberão a bandeirada normalmente, sem ultrapassagens."


Schumi próximo de Alonso em Mônaco (Foto: AFP)No entanto, a Mercedes, que acreditava em um encerramento da corrida sem safety car, desistiu de recorrer da punição. Nesta quinta, a FIA reconheceu a falta de clareza das regras e disse que a Comissão de Fórmula 1 fará mudanças no texto para evitar uma repetição da polêmica.

Confira a íntegra do comunicado da FIA:


"Os problemas identificados durante a volta final do GP de Mônaco, parte do campeonato 2010, mostraram uma falta de clareza na aplicação da regra que proíbe as ultrapassagens com o safety car na pista. Ajustes nas regras são necessários para esclarecer o procedimento que os carros devem tomar quando a última volta é controlada pelo safety car e assegurar que a sinalização para equipes e pilotos seja mais clara. Isto evitará que os problemas que ocorreram em Mônaco aconteçam novamente. A Comissão de Fórmula 1, após uma proposta do Grupo de Trabalho Esportivo da F-1 submeterá uma emenda ao Regulamento esportivo para resolver este problema. Ela será avaliada na reunião do Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA, no próximo dia 23 de junho em Genebra.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário